No dia 22 de maio de 2026, a Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região acompanhou as rotinas e os fluxos de trabalho da Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo. A correição ocorreu sob a regência do Exmo. Desembargador Corregedor Alberto Bezerra de Melo, que analisou o desempenho do juízo, atualmente administrado pela Exma. Juíza do Trabalho Titular Samira Márcia Zamagna Akel, com o auxílio do Diretor de Secretaria Waldiney da Silva Maciel.

WhatsApp Image 2026 05 25 at 08.28.36

Indicadores da Unidade

Os dados estatísticos demonstraram uma capacidade produtiva robusta, com expressiva redução nos prazos médios de tramitação. A taxa de resolutividade alcançou 94,85% dos processos recebidos em 2025, um avanço significativo em relação ao ano anterior. Na fase de cumprimento de sentença, o juízo finalizou mais demandas do que recebeu pelo segundo ano consecutivo, consolidando taxas de finalização de 117,04% em 2024 e 104,83% em 2025.

Destacou-se, ainda, a agilidade na etapa de liquidação, com prazo médio de apenas 50 dias para a homologação de cálculos, índice bastante inferior à média regional de 128 dias. Em relação aos processos envolvendo entes públicos, o lapso temporal da execução caiu drasticamente de 713 dias para 90 dias. A equipe também manteve o ritmo regular de trabalho interno, não registrando nenhum feito parado há mais de 30 dias ou aguardando conclusão na data da correição.

vtpf magistrados

Desempenho no IGEST

A apuração refletiu o empenho do quadro funcional no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST). No período mais recente avaliado, a unidade alcançou o 8º lugar no ranking regional entre as varas da mesma faixa de movimentação processual. A análise constatou uma evolução no parâmetro de celeridade, embora os critérios de produtividade e controle de acervo demandem novas estratégias gerenciais para a retomada de índices mais altos no cenário nacional.

Oportunidades de Aprimoramento

Com o propósito de aperfeiçoar a prestação jurisdicional, a equipe correicional orientou a unidade sobre a necessidade de adequação nos lançamentos de movimentos sistêmicos, garantindo que reflitam com exatidão os fundamentos das decisões prolatadas. Além disso, recomendou-se intensificar as tentativas de acordo na fase de conhecimento, buscando reverter a queda recente identificada nos índices conciliatórios.

vtpf letreiro

Por fim, o juízo foi instruído a manter o foco na redução global do acervo processual, providenciar a inclusão completa de dados nos relatórios da justiça itinerante e identificar os fatores que têm elevado os prazos de execução contra devedores da iniciativa privada, a fim de assegurar maior efetividade à tramitação.

Agenda de Correições

Dando seguimento ao calendário institucional de 2026, a próxima atividade da Corregedoria Regional já tem data marcada. A equipe realizará a sua próxima correição ordinária no dia 3 de junho, com os trabalhos concentrados na 14ª Vara do Trabalho de Manaus. 

Texto e imagens: Corregedoria Regional.

Nova Logo Trabalho Seguro 02 PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 2 TRABALHO INFANTIL Nova Logo Trabalho Escravo PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 5 PJE PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 6 EXECUÇÃO |PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 7 CONCILIAÇÃO