A ação faz parte do Projeto VEIA - Valorize Esta Ideia de Amor, que é realizado pela Seção de Serviço Social e Gestão Socioambiental do Regional,  com o objetivo de atender  servidores e dependentes quando necessitam de bolsas de sangue, em caso de cirurgias invasivas.

Servidores, familiares e jurisdicionados presentes no Fórum Victor Russomano receberam incentivos para realizarem as doações que eram efetuadas no chamado Vampirão - ônibus utilizado pelo Hemoam em ações fora de sua sede. Atualmente os tipos de sangue mais procurados são O+ e A+, mas doações de todos os tipos são bem vindas.

Segundo Wanderléia Ribeiro, assistente social da Fundação, as unidades hospitalares fazem atendimentos diários onde são necessárias as transfusões sanguíneas e também onde as doações tornam-se importantes. "é necessário que a doação seja encarada como um hábito da população, pois todos os dias atendemos pedidos de transfusão sanguínea. Quando o sangue é doado, ele passa a ser um produto de benefício para toda a população amazonense, inclusive do próprio doador ", comenta.

Nas campanhas, os doadores são abordados e encaminhados ao ônibus onde é realizado cadastro e passam por exames rápidos para detecção de anemia e avaliação que irá definir se a pessoa está apta a realizar a doação. O processo total dura em média de 10 a 15 minutos.

Parceria com a  Fundação Hemoam

Desde 2005, o Regional realiza parceria com a Fundação a afim de manter um banco de sangue para possíveis necessidades de servidores e familiares. Para se cadastrar, o interessado pode dirigir-se à Seção de Serviço Social e Gestão Socioambiental onde receberá uma requisição indicando que está doando para o banco de sangue do TRT. Em caso de necessidade de bolsas de sangue, o servidor deverá solicitá-las também junto à Seção.

“A parceria facilita muito para o servidor, pois quando há necessidades cirúrgicas, as bolsas já estarão disponíveis. Com o banco de sangue devidamente alimentado, fica muito mais cômodo para o servidor. Geralmente para uma única cirurgia os médicos solicitam uma ou duas bolsas de sangue, e para uma única bolsa são necessários três doadores. Com essa parceria não é necessário correr atrás de amigos e familiares para conseguir a quantidade de sangue necessária", de acordo com a Chefe da Seção, Betty Bomfim.

O TRT da 11ª Região ratificou o ato de cidadania e solidariedade na Portaria GP n.362, de 25/05/2004, garantindo a liberação do trabalho no dia da doação.

Para efetuar a doação

é necessário estar em boas condições de saúde;

Ter entre 18 e 65 anos;

Não estar tomando medicamentos que podem afetar o sangue;

Não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade;

Não ter feito cirurgia ou ser portador de doenças infecto-contagiosas, como Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite, Dengue, Aids, HTVL e Tuberculose;

Não estar exposto a situação de risco, como não ter parceiro sexual fixo e ser usuário de drogas;

Dormir bem na noite anterior;

Não tomar bebida alcoólica na noite anterior;

Não estar em jejum. Mas atenção quanto a comidas com gordura até quatro horas antes da doação

Mulheres podem doar até três vezes ao ano, e homens até quatro vezes.

Confira mais imagens


Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2