971 aFoto 1: atendimento no prédio-sede; Foto 2 (da esq. para dir.): odontólogos Ivan Porto, Ângela Garrido, Wladimir Barbosa e aux. de saúde bucal Adriana de Souza

Os serviços disponíveis nas especialidades clínica geral e endodontia têm como público-alvo magistrados, servidores e respectivos dependentes legais

Com o objetivo de garantir de forma plena e contínua a atenção odontológica a magistrados, servidores e respectivos dependentes legais, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – AM/RR (TRT11) revitalizou o atendimento no prédio-sede, adquiriu um sistema mais moderno para tratamento endodôntico e vai apresentar um plano de atenção odontológica continuada, que fará parte do Programa de Saúde Ocupacional a partir de 2019.
A presidente do TRT11, desembargadora Eleonora Saunier, tem reunião agendada no início de dezembro com o diretor-geral Ildefonso Souza, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas Socorro Chaves, o médico do trabalho Evandro Miola, e os odontólogos Ivan Porto, Wladimir Barbosa e Ângela Garrido para discutir os detalhes das ações permanentes que serão incluídas no Programa de Saúde Ocupacional.
Para tanto, houve a aquisição de material odontológico, farmacológico e de higiene e limpeza, além dos contratos firmados para prestação de serviço terceirizado de auxiliar de serviço bucal e para manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.  Ainda como novidade, está o sistema que será utilizado no tratamento de canal – o motor endodôntico reciprocante – que garante a realização eletrônica do procedimento, de forma segura e eficiente.
Destaca-se também a atuação do Comitê de Gestão de Pessoas no acompanhamento das demandas relacionadas ao atendimento odontológico, o qual foi revitalizado em setembro deste ano, após o Regional adquirir material de consumo específico por meio da licitação realizada em abril, cuja entrega ocorreu a partir de julho.
A prestação de serviço de uma auxiliar de saúde bucal (ASB) qualificada, Adriana de Souza, foi iniciada em setembro e a coleta de resíduos sólidos de saúde também está regular, conforme contrato de prestação de serviços em andamento.

Saúde bucal

Atualmente, a Seção de Saúde do TRT11 conta com três analistas judiciários – especialidade Odontologia que atuam nos gabinetes odontológicos instalados no terceiro andar do prédio-sede. Os servidores Ivan Porto e Wladimir Barbosa são clínicos gerais e a servidora Ângela Garrido tem como especialidade a endodontia.
De segunda a sexta-feira, estão disponíveis os serviço como restauração, periodontia, exodontia simples, profilaxia e orientação, bem como atendimento emergencial e endodôntico.
Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone 3621-7262. Para contato com o apoio administrativo da Seção de Saúde no prédio-sede o telefone é 3621-7280.
De acordo com a Chefe da Seção de Saúde, Nilcicleide Mendonça, constam dentre os projetos para 2019 a expansão do atendimento odontológico ao prédio do Fórum Trabalhista de Manaus e o desenvolvimento de ações permanentes voltadas para a saúde bucal.  
Ela explicou que a prestação terceirizada de serviço qualificado de auxiliar de saúde bucal (ASB) é imprescindível para a continuidade do atendimento odontológico e está sendo bem avaliada pelos gestores do contrato.
Além do material de consumo já recebido, a Seção de Saúde solicitou a aquisição de dois equipamentos novos: uma mini-incubadora (indispensável perante a Vigilância Sanitária), cuja função é monitorar os ciclos de esterilização em autoclave e um motor endodôntico reciprocante, de utilização exclusiva nos serviços de endodontia.

Inovação no tratamento endodôntico

O Regional comprou o motor endodôntico reciprocante, cuja entrega está prevista ainda este ano, que possibilita a realização do tratamento de canal eletronicamente, de forma mais segura e eficiente, utilizando material descartável e eliminando o risco de contaminação cruzada entre um paciente e outro. “É um material diferenciado, de alta tecnologia, sem chance de erro porque vai limpando todo o trajeto do canal e, quando é detectado o final da raiz, ele volta automaticamente”, explica a endodontista Angela Garrido.
De acordo com a especialista, isso reduz o tempo do tratamento, oferece maior conforto ao paciente e possibilita a realização de vários canais ao mesmo tempo. Por fim, ela ressaltou a dedicação e o empenho da chefia da Seção de Saúde que soube escutar as necessidades específicas dos odontólogos e se empenhar junto à Presidência do TRT11 para trazer tanto o material quanto a mão-de-obra qualificada para auxiliar no atendimento.

 

ASCOM/TRT11
Texto: Paula Monteiro
Foto: Seção de Saúde
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel. (92) 3621-7238/7239


Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2