103

Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O mês de abril foi escolhido porque no dia 7, comemora-se o dia mundial da saúde, e 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) fará, no dia 19 de março, o lançamento da campanha Abril Verde, com a divulgação das ações que serão realizadas ao longo do referido mês, voltadas para a conscientização e para a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Conforme explica a gestora nacional do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa, a ideia é disseminar a conscientização, massificar a temática em todos os níveis de trabalho, dos empresários, gestores e administradores até e, principalmente, entre os trabalhadores. “A proposta é reunir órgãos e empresas para realizar ações concretas a respeito do tema. Queremos fazer muito mais que apenas iluminar os prédios de verde. A quantidade de acidentes de trabalho que ocorrem a cada minuto no Brasil é alarmante. Os números são realmente assustadores e nós precisamos fazer algo a respeito”, afirmou.

Entre as ações, o TRT11 planeja a realização de Atos Públicos que devem acontecer em Manaus, Boa Vista e também nas Varas do Trabalho do interior do Amazonas. Além disso, uma caminhada está sendo planejada para mobilizar a sociedade quanto ao tema.

Como surgiu

O Abril Verde surgiu em 1969, como forma de homenagear as vítimas de um acidente ocorrido numa mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A iniciativa foi endossada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2001 e se tornou lei no Brasil em 2015, com a edição da Lei 11.121/2015.

A Justiça do Trabalho, juntamente com outras entidades, já vem aderindo à campanha Abril Verde. Diversas ações foram promovidas no ano passado, como a iluminação em prédios públicos e monumentos, como o Cristo Redentor, a Catedral de Brasília, o TST, a Basílica de Aparecida do Norte o Estádio Beira-Rio, a promoção de audiências públicas, exposições de fotografias em locais de grande circulação, passeios ciclísticos, caminhadas, concurso de redação e fotografia, minuto de silêncio nos jogos de futebol e entrada de jogadores nas partidas com camisetas do abril verde, e frases em extratos bancários sobre o tema.

Durante o lançamento da campanha Abril Verde, em 19 de março, serão apresentados alguns números de acidentes de trabalho no Brasil e na Região Norte.

Serviço: Lançamento da Campanha Abril Verde
Data: dia 19 de março
Local: Auditório do anexo administrativo do TRT11
Endereço: Av. Tefé n° 930 - Praça 14 de Janeiro. Manaus/AM.
Hora: 11 horas

 

ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda
Arte: TST
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel. (92) 3621-7238/7239