O evento quis promover o intercâmbio de experiências e ideias sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Judiciário

136Membros do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde participam de evento no TST.O Tribunal Superior do Trabalho (TST) sediou, nesta quinta-feira (28/03), o 1º Seminário sobre a saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa promover o intercâmbio de experiências e ideias para a melhoria dos dados que compõem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, criada pela Resolução 207/2017 do CNJ.

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) esteva presente no evento em Brasília através dos membros do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde: desembargadora Joicilene Jeronimo Portela Freire, presidente do Comitê, e os servidores Evandro Carlos Miola, médico do trabalho, e Carolina Jean Pinheiro, psicóloga.

Participaram da mesa de abertura o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que representou o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira; o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça; o coordenador do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, conselheiro Valtércio de Oliveira; e o conselheiro Arnaldo Hossepian, membro do Comitê.

Ambiente saudável

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que também é conselheiro do CNJ, agradeceu a oportunidade de o TST sediar a primeira edição de um evento que, na sua avaliação, é de essencial importância, em razão do crescente adoecimento de servidores e magistrados. “O crescimento das doenças ocupacionais nos traz a preocupação não só de identificar, mas de criar mecanismos para que se possa desenvolver uma atividade saudável como elemento necessário para o bem-estar social”, disse.

Destacando a participação elevada de médicos no evento, o ministro Humberto Martins ressaltou que o seminário é uma oportunidade ímpar de criar um debate construtivo e relevante para garantir a saúde física, mental e social de magistrados e servidores do Poder Judiciário, para que consigam exercer as atividades jurisdicionais essenciais para a sociedade. “Por meio da Resolução 207/2017 do CNJ, busca-se uniformizar o tratamento do tema em todo o país, garantindo o acesso a um ambiente de trabalho saudável e seguro”, afirmou.

O conselheiro Valtércio de Oliveira, por sua vez, destacou que o seminário tem a finalidade de dar um passo adiante no aperfeiçoamento da política atual do Comitê Gestor Nacional por meio da propositura de ideias e do compartilhamento de experiências que serão debatidas nos painéis, nas oficinas e nas conferências realizadas durante o dia.

Durante o evento foram colocados em debate os temas “planos de saúde e autogestão”, “adoecimento dos magistrados e servidores”, “serviços de saúde nos tribunais” e “qualidade de vida no trabalho no setor público brasileiro”. Confira AQUI a programação.

Participaram do evento magistrados, servidores do Judiciário e representantes Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Fonte: TST e CNJ


Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2