230Da esq. para dir: juiz Gerfran Moreira (titular da 4ª VTM); juíza Carolina França (titular da VT de Lábrea e vice-diretora da Ejud11), ministro Vieira de Mello Filho (diretor da Enamat) e juiz do trabalho substituto Túlio Macedo

Promovido pela Enamat, o curso contou com três dias de programação e será encerrado nesta quarta-feira (8)

Os magistrados Carolina de Souza Lacerda Aires França, Túlio Macedo Rosa e Silva e Gerfran Carneiro Moreira, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - AM/RR (TRT11), participaram do Curso de Formação de Formadores de Juízes Tutores realizado em Brasília (DF), no período de 6 a 8 de maio de 2019.
O curso foi promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e oferecido  exclusivamente a juízes tutores indicados pelas Escolas Judiciais que estão realizando Formação Inicial com os juízes substitutos aprovados no 1º Concurso Público Nacional Unificado para Ingresso na Magistratura do Trabalho.

Reformulação

O diretor da Enamat, ministro Vieira de Mello Filho, ressaltou que os cursos para magistrados foram completamente reformulados para aliar conhecimentos teóricos e práticos. “Os tutores são indutores de conhecimento. Eles estabelecem o diálogo com os juízes, colocam os problemas que a magistratura vem enfrentando e devem ter um preparo específico para que possam reproduzir a metodologia da escola no âmbito dos TRTs”, assinalou.
Para isso, os tutores conheceram detalhes do novo CNFI e viram como as aulas, palestras, oficinas e laboratórios foram organizados para abranger os quatro eixos centrais estabelecidos pela Resolução Administrativa 2.061/2019: eticidade, alteridade, resolução de conflitos e Direito e sociedade.
“É preciso transferir esse conhecimento para os outros tribunais que ainda não o têm”, afirmou o ministro. “Acabou aquela história de o juiz recém-aprovado vir para a escola judicial apenas ouvir palestras e aulas. Hoje eles são partícipes ativos do processo de formação. Educar magistrados não é ensinar o que se aprende na faculdade, e sim ensinar o que a magistratura exige”.
A intenção da Enamat é que as escolas judiciais repliquem o modelo já adotado no 24º CNFI nos cursos de formação continuada em andamento nos Regionais.
Confira a programação.

 231Magistrados durante o curso de formação para tutores de escolas judiciais promovido pela Enamat em Brasília (DF)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASCOM/TRT11
Texto: Paula Monteiro com informações da Enamat
Foto: Ejud11
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel. (92) 3621-7238/7239


Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2