Cartilhas

2015

Trabalho infantil em lavouras de tabaco: guia para orientadores agrícolas 

Esta publicação que foi organizada pela OIT no âmbito do programa ARISE - Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação - traz algumas das principais dúvidas sobre o que diz a atual legislação diante de questões como trabalho infantil, aprendizagem, emancipação dos filhos, fiscalização e penalidades para quem não cumprir a lei. Você também vai ficar sabendo o que as autoridades estão fazendo para garantir estes direitos.

 

Trabalho infantil na agricultura familiar: orientação para produtores 

Esta cartilha, organizada pela OIT no âmbito do programa ARISE - Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação - traz algumas das principais dúvidas sobre o que diz a atual legislação diante de questões como trabalho infantil, aprendizagem, emancipação dos filhos, fiscalização e penalidades para quem não cumprir a lei. Você também vai ficar sabendo o que as autoridades estão fazendo para garantir estes direitos.

Boas práticas: combate ao trabalho infantil no mundo 

A publicação Boas Práticas: combate ao Trabalho Infantil no mundo apresenta as principais boas práticas de combate ao trabalho infantil aplicadas em dezenas de países de todo o mundo.

 

 

2014

 

III Conferência Global sobre Trabalho Infantil: relatório final 

 

A III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, realizada em 2013, sob a coordenação do governo brasileiro e apoio da Organização Internacional do Trabalho – OIT é um novo marco na trajetória dos encontros internacionais de luta pela erradicação do trabalho infantil .

2010

 

Boas práticas do setor saúde para a erradicação do trabalho infantil 

 

A publicação é resultado de uma parceria entre a OIT, a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador - COSAT do Ministério da Saúde, do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - NESA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

2007

 

Boas práticas em comunicação: um guia para fontes de informação 

Traz uma síntese das estratégias de comunicação elaboradas e implementadas com participação de representantes de instituições que vêm contribuindo para erradicar a exploração da mão-de-obra infantil no território brasileiro.

2005

 

Aplicação da legislação no Brasil 

Coleção boas práticas e lições aprendidas em prevenção e erradicação da exploração sexual comercial (ESC) de meninas, meninos e adolescentes). Sistematiza algumas lições aprendidas e boas práticas relacionadas com a aplicação da legislação sobre a exploração sexual infantil no Brasil.

2004

 

Perfil del Trabajo Infantil Doméstico en Brasil, Colombia, Paraguay y Perú: contexto, estudios y resultados 

 

Delimita el entorno conceptual en el cual se ejecuta las acciones del proyecto regional. Sintetiza losestudios temáticos nacionales sobre los aspectos legislativos, las políticas sociales y la oferta institucional, las prácticas culturales y las experiencias de generación de ingresos para completar el análisis del espectro y entender mejor el sistema en el cual se reproduce esta antigua y disfrazada práctica de discriminación.

 

Brasil sem trabalho infantil! Quando? Projeção de estimativas de erradicação do trabalho infantil, com base em dados de 1992-2003: Resumo executivo 

 

 

O Brasil e o trabalho infantil no início do século 21 

Mostra o perfil do trabalho infantil no Brasil, analisando aspectos relacionados à escolaridade, ao tipo de trabalho, ao rendimento, às atividades desenvolvidas, à renda, aos acidentes de trabalho e outros.

 

Boas práticas: integração de gênero nas ações contra o trabalho infantil 

Primeiro relatório desenvolvido pela OIT/IPEC em Boas Práticas nas ações contra o trabalho infantil e a integração de gênero.

 

Aspectos qualitativos do trabalho infantil no Brasil 

Análise qualitativa do trabalho infantil no Brasil que caracteriza as transformações ocorridas em seu perfil, nos últimos quinze anos.

 

Análise das políticas e programas sociais no Brasil 

Estudo realizado no âmbito do Projeto IPEC, abordando uma análise da inversão social existente no Brasil.