Kailash Satyarthi, vencedor do Nobel da Paz, faz palestra sobre trabalho infantil no TST

Kailash2O Tribunal Superior do Trabalho (TST) recebeu na tarde desta terça-feira (2), em Brasília, o ativista indiano Kailash Satyarthi. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz por sua atuação na luta contra a exploração das crianças e por seu direito à educação, Satyarthi proferiu palestra que encerrou a campanha do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, intitulada "Trabalho Infantil – você não vê, mais existe".

Ao fazer a abertura do evento, o Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do TST, Ministro Antonio José de Barros Levenhagen, ressaltou o trabalho realizado por Kailash Satyarthi, que há 26 anos atua na linha de frente do combate ao trabalho infantil, comandando pessoalmente ações para libertar crianças e resgatar sua dignidade. Levenhagen lembrou que o ativista liderou o resgate de cerca de 80 mil crianças e desenvolveu um modelo eficiente para sua educação e reabilitação, além de ser um dos fundadores da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, coalizão mundial de ONGs, associações de professores e sindicatos trabalhistas, voltada para a causa da infância digna e protegida.

O ministro também destacou a importância do Programa Trabalho Infantil "para a conscientização da sociedade, com essencial enfoque para os setores produtivos, acerca da necessidade de enfrentamento da questão com a busca de soluções para a diminuição e posterior erradicação do trabalho infantil no país".

A coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho Ministra Kátia Magalhães Arruda, exaltou o trabalho de Kailash Satyarthi e disse que mais do que uma palestra, as mais de 800 pessoas presentes no local do evento iriam ouvir palavras de uma pessoa que faz da sua vida um manifesto atuante. "Não é aquele manifesto que está nas folhas de papel e que depois esquecemos. É um manifesto que é uma declaração de amor às crianças e adolescentes e à verdadeira liberdade que todos nós deveríamos defender".

O vencedor do Prêmio Nobel – Satyarthi iniciou sua conferência elogiando a campanha "Trabalho Infantil – você não vê, mais existe". Segundo ele, as crianças estão nas almas das pessoas e são as responsáveis por criar coragem e esperança na sociedade, assim como a iniciativa do CSJT e do TST. "A coragem é contagiosa, a esperança é transmissível assim como a campanha realizada aqui, que não vai acabar até que a última criança deste país não seja mais ameaçada pelo trabalho infantil".

Ao falar da missão de sua vida, Kailash Satyarthi afirmou que sua única missão é que todas as crianças no planeta sejam livres para serem crianças. "Todas deveriam ser livres para rir e chorar, para aprender e ir à escola, para brincar e sonhar. As crianças vítimas de trabalho infantil não são números, são pessoas que respiram e estão presentes aqui nas suas boas intenções".

O ativista também contou que nunca entendeu porque para tantas pessoas o trabalho infantil é comum. "Com cinco anos eu não entendia porque algumas crianças nascem para trabalhar a custo da liberdade e da educação. Porque algumas crianças nascem para trabalhar e trazer conforto às nossas vidas. E eu me recusava a aceitar isso quando eu tinha cinco anos e eu me recuso a aceitar isso hoje. Cada criança nasce livre e a infância é o maior presente de Deus. Ao retirar a liberdade de uma criança, estamos fazendo o maior pecado contra Deus".

Satyarthi também pediu ao público presente que faça a sua parte para salvar as crianças do Brasil e do mundo. "Eu e você conseguimos esperar, mas as crianças não. As crianças ao redor do mundo estão se recusando a aceitar casamentos forçados, em alguns lugares da África já estão rejeitando casamento infantil. Escute essas crianças. Nós podemos unir forças e lutar para fazer um mundo melhor para todos".

Fonte: 

ASCOM/CSJT

« Volta