• “Há muito ainda a ser transformado no sistema de Justiça”, afirma ministra do TST Delaíde Arantes na abertura da 20ª Jomatra

    Voltada para magistrados do TRT-11, programação iniciou ontem e segue até sexta-feira (5/4)

    150A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, abriu a 20ª Jornada Institucional da Magistratura do TRT da 11ª Região (Jomatra). Realizado pela Escola Judicial do TRT da 11ª Região (Ejud11), o evento faz parte da formação continuada promovida semestralmente para a magistratura do TRT-11 (AM/RR), visando ao desenvolvimento das competências pessoais e jurídicas.

    Com a palestra de tema Magistratura em Transformação, a ministra destacou o uso da linguagem simples, as decisões na perspectiva de gênero, e o trabalho decente como as maiores transformações atuais do sistema de Justiça. Para ela, quem escolhe a Justiça Social como opção de carreira traz a responsabilidade de integrar o mundo do trabalho, que importa em direito e em justiça social.

    “Há uma resistência à mudança própria das gerações mais antigas, mas existe também uma resistência que é influência dos princípios econômicos, que hoje regem o STF. Os princípios econômicos não se aplicam à Justiça Social. A Justiça do Trabalho instrumentaliza o Direito do Trabalho, que é um direito social. Passamos por um momento difícil, de muita transformação no mundo do trabalho, principalmente por conta das novas tecnologias, e este é o momento ideal para fazer as transformações e mudar’, afirmou a ministra.

    Mesa de honra

    Além da ministra do TST, Delaíde Arantes, a mesa de abertura da 20ª Jomatra foi composta pelo presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva; pela diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio; pela corregedora Regional Joicilene Jerônimo Portela; e pela procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Alzira Melo Costa.

    Em discurso, a diretora da Ejud11 comemorou os 10 anos do evento e destacou a importância da transformação no processo de melhoria da magistratura. “Ao olhar para trás e refletir sobre todo o progresso e os desafios que enfrentamos ao longo dessa década, é inevitável percebermos como a magistratura tem passado por transformações significativas. Não há dúvidas de que este processo de transformação é constante e essencial para que possamos nos adaptar às demandas da sociedade em constante evolução. A magistratura não é exceção a esta regra, e deve se atualizar e reinventar-se para continuar cumprindo seu papel fundamental na administração da justiça”, disse.

    151Mesa de honra da abertura do evento.

    152Presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando; ministra do TST, Delaíde Alves; e diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Sampaio.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Desigualdades estruturais e institucionais

    Ainda como parte da programação do primeiro dia do evento, foi realizado o minicurso de tema “Interseccionalidade de raça, classe e gênero na atuação judicial”, ministrado pela juíza do Trabalho Claudirene Andrade Ribeiro, do TRT-23 (MT). Ela destacou que os magistrados e magistradas precisam ter um olhar mais sensível nos julgaentos, que de fato enxerguem as dificuldades e as diferenças existentes, e que tornam desiguais as mulheres, os negros, os mais vulneráveis.

    “Existe um mito de uma democracia racial no Brasil. O mito da igualdade entre homens e mulheres e isso impacta os magistrados e magistradas no seu julgamento. A proposta é que possamos observar os vieses cognitivos, o que influencia aos julgamentos mesmo que não percebamos. O primeiro passo é partir de uma consciência que vivemos e refletimos o mundo, e que este contém uma série de desigualdades estruturais e institucionais que precisam ser observadas quando se faz um julgamento, e quando se colhem as provas”, declarou.

    Linguagem acessível

    Outro tema abordado no evento foi o uso da linguagem simples pelo judiciário. Uma oficina sobre linguagem acessível foi ministrada pela professora Olívia Rocha Freitas, Mestre em Estudos de Linguagem. Ela trabalhou a importância da linguagem simples para se atingir o principal objetivo, que é atender a população.

    A Mestre em linguagem disse que “na escrita jurídica existem palavras, termos e terminologias que atrapalham muito a comunicação com a sociedade. Podemos continuar utilizando a linguagem técnica da área, mas principalmente devemos usar palavras mais comuns para o cidadão. A ideia é trabalhar o uso do sujeito, verbo e predicado, sem frases intercaladas e muito longas, que dificultam o entendimento. Também devemos utilizar as terminologias que sejam mais próximas da população, evitando palavras como ‘outrossim’, ‘datavenha’, etc, que não são palavras do direito e só dificultam a comunicação”, exemplificou.

    153A Jomatra é realizada pela Ejud11 semestralmente, reunindo magistradas e magistrados do TRT-11.

    154Entre os palestrantes convidados estão a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes e o ministro Maurício Delgado Godinho, ambos do TST.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Confira a programação completa

    Acesse a galeria de imagens. 

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Martha Arruda
    Fotos: Roumen Koynov

  • De 1º a 5 de abril, Jomatra comemora 10 anos com palestras de ministros do TST e programação especial

    Audiências, sessões e prazos processuais serão suspensos no TRT-11, mas o expediente interno será mantido

    130Em 2024, a Jornada Institucional da Magistratura do TRT da 11ª Região (Jomatra) completa dez anos, período no qual tem proporcionado reflexões sobre temas relevantes para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional na Justiça do Trabalho. Coordenado pela Escola Judicial (Ejud11), o evento faz parte da formação continuada promovida semestralmente para a magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), visando ao desenvolvimento das competências pessoais e jurídicas.

    Para comemorar esta primeira década da Jomatra, a Ejud11 elaborou uma programação especial, que será realizada de 1º a 5 de abril, durante a 20ª edição do evento. Entre os palestrantes convidados, estão a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes e o ministro Maurício Delgado Godinho, ambos do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Palestras, minicursos, oficinas, peça teatral e homenagens a diretores da Ejud11 compõem a programação, que terá atividades presenciais no primeiro e no último dia e virtuais na plataforma Zoom nos demais dias.

    Programação

    No dia 1º de abril (segunda-feira), a partir das 8h, as atividades da Jomatra serão no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus (AM), localizado na Rua Ferreira Pena,546 - Centro. A solenidade inaugural contará com a presença do presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, e da diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, além de autoridades convidadas.

    A palestra de abertura “Magistratura em Transformação” será proferida pela ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, às 8h20. A programação da Jomatra, que será desenvolvida ao longo da semana, inclui ainda palestras sobre temas instigantes como o uso do ChatGPT no Direito Processual do Trabalho, as chamadas “demandas predatórias”, a sustentabilidade e o emprego verde.

    Nos minicursos serão abordados os temas “Justiça Restaurativa”, “Interseccionalidade de Raça, Classe e Gênero na Atuação Judicial” e “Redes Sociais”. Duas oficinas estão programadas: uma sobre linguagem acessível e outra sobre assédio moral (esta última terá apresentação de uma peça de teatro).

    No dia 5 de abril (sexta-feira), às 9h, o ministro do TST Maurício Godinho Delgado apresentará a palestra “Direito do Trabalho e Justiça do Trabalho: parâmetros históricos e desafios contemporâneos”. Jurista com várias obras publicadas, ele é diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

    Suspensão de audiências, sessões e prazos

    Conforme a Resolução Administrativa n. 76/2024, nos dias de realização da Jomatra serão suspensas as audiências e sessões no âmbito do TRT-11, nos estados do Amazonas e de Roraima. Os prazos processuais, que eventualmente iniciarem e terminarem no referido período, serão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, conforme disposto no §1º do art. 224 do CPC. No período de de 1º a 5 de abril de 2024 será mantido o expediente interno em todas as unidades do tribunal.


     Confira a programação completa

     

    CARTAZ JOMATRA

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro
    Arte: Andreia Guimarães

  • Confira o resultado final da seleção para estágio no TRT-11

    Os candidatos do AM e de RR realizaram as provas no dia 18 de fevereiro de 2024

    116A Escola Judicial (Ejud11) divulgou o resultado final do processo seletivo para o estágio remunerado no Tribunal Regional da 11ª Região (AM/RR). As inscrições ocorreram no período de 27 de janeiro a 14 de fevereiro de 2024 e as provas foram realizadas no último dia 18 de fevereiro. Todas as etapas do processo seletivo foram on-line.

    O resultado final dos aprovados está disponível no siteda Universidade Patativa do Assaré (UPA), instituição responsável pela seleção. O estágio de nível superior tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa no valor de R$ 1.035,44 e auxílio transporte de R$ 198,00.

    Conforme o edital, o processo seletivo destina-se à formação de cadastro reserva para vagas que vierem a surgir no prazo de sua validade, vinculadas aos cursos de Graduação em: Administração, Arquitetura, Arquivologia, Comunicação Social (Jornalismo), Ciências Contábeis, Direito, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Economia, Estatística, História, Turismo e Tecnologia da Informação (TI).

    De acordo com a Seção de Estágio e Benefícios (Sebes), até o presente momento, foram convocados 22 candidatos aprovados do curso de Direito - Manaus, conforme ordem de classificação. Estes candidatos estão cumprindo calendário da Coordenadoria de Saúde (Codsau), para realização de exames admissionais. A previsão de início das atividades é 1º de abril de 2024.

    Os demais candidatos aprovados neste Processo Seletivo serão convocados de acordo com a conveniência administrativa, observadas a dotação orçamentária e a necessidade de serviço do TRT-11 (AM/RR). Será também observado, no ato da convocação, a cidade para a qual o candidato optou no ato da sua inscrição.

    Confira a relação completa dos aprovados por curso e município AQUI.

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro
    Arte Thaís Mannala

  • Abertura do ano letivo da Ejud11 discutirá igualdade de gênero no âmbito Judiciário

    Gratuito e aberto ao público em geral, evento acontecerá nesta sexta (8/3), no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus.

    80A Escola Judicial do TRT da 11ª Região (Ejud11) abre o ano letivo de 2024 com um evento voltado para a discussão sobre a igualdade entre homens e mulheres em todos os espaços do Poder Judiciário. Com o tema “Equidade de gênero no âmbito Judiciário: desafios e conquistas”, o evento será realizado na sexta-feira (8/3), a partir das 8h30, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, e contará com palestra e apresentação teatral.

    Simone André Diniz, ativista de Direitos das Mulheres Negras e denunciante no Sistema Interamericano de Direitos Humanos será a palestrante. Ela falará sobre “O Poder da Mulher Preta no Mercado”. Ela foi a primeira mulher a denunciar o Brasil internacionalmente no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. O caso dela (Caso 12.001: Simone André Diniz vs. Brasil) se tornou um dos mais emblemáticos já analisados pelo Sistema Interamericano envolvendo violações de direitos humanos da mulher negra. O caso também gerou, pela primeira vez, a responsabilização do Estado brasileiro por ofensas a direitos em razão de discriminação racial.

    Ainda como parte da programação do evento, acontecerá uma apresentação teatral em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Acesse a programação completa.

    Inscrições

    O evento é voltado para magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do Tribunal Regional da 11ª Região (AM/RR), mas também é aberto ao público externo. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no Sympla. Os inscritos terão direito a certificado de participação com carga horária de 3h. Clique AQUI para fazer sua inscrição ou escaneie o QRCode.

    O evento será transmitido para as Varas do Trabalho de Boa Vista e do interior do Amazonas pelo canal da Ejud-11 no YouTube.

    81

    Abertura do Ano Letivo da Ejud11

    Data: 8 de março de 2024

    Horário: a partir das 8h30

    Local: Auditório do Fórum Trabalhista de Manaus (9º andar)

    Inscriçõeshttps://www.sympla.com.br/evento/abertura-do-ano-letivo-ejud11/2325204

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Mônica Armond e Martha Arruda
    Artes: Thaís Mannala

     

  • Encerramento do Ano Letivo celebra ações pioneiras da EJud 11 e realiza homenagens

    Evento contou com participação do autor de “O Encantador de Pessoas”, Gabriel Carneiro Costa

     

     

    1046 Palestras e entrega de honrarias marcaram a cerimônia do Encerramento do Ano Letivo 2023, da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). O evento contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva e foi realizado no Fórum Trabalhista de Manaus, na Rua Ramos Ferreira, Centro no último dia 7/12.

    Ao abrir o evento, a diretora da Ejud 11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio disse que 2023 foi “um ano intenso de grandes realizações e crescimento constante”. Ainda segundo a desembargadora, foi um ano de grande aprendizado e troca de saberes. “Realizamos diuturnamente nossa missão de construir uma escola presente, atuante, inclusiva e participativa”, destacou.

    Entre as diversas ações da Ejud 11 em 2023, Ruth Sampaio citou a I Jornada de Atualização em Precatórios; a I Atividade da Escola Itinerante que levou a instituição às comunidades ribeirinhas, atingindo de imediato, 600 crianças; o Seminário sobre capacitismo em Boa Vista e que, conforme a desembargadora será realizado em Manaus em 2024, a I Jornada dos Estagiários; a 64ª reunião do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho, além da criação da sala de prática de yoga para o bem estar dos trabalhadores do TRT-11.

    1047

     

    Palestras                                                                         

    Planejamento e mudanças de comportamento para ter um 2024 exitoso. Essa foi a linha temática da palestra “2024- Um Ano Para Chamar de Nosso”, do escritor e especialista e comportamento humano, Gabriel Carneiro Costa. Autor do best seller “O Encantador de Pessoas”, Carneiro apresentou de forma lúdica e descontraída idéias para a reflexão da platéia sobre inteligência emocional e como controlar os medos e a ansiedade que podem travar o desempenho das pessoas. “Esse ciclo de virada de ano é mágico, graças a Deus. Imagine se não tivéssemos isso, seríamos muito depressivos; É um marco de que o novo vem, de que ‘agora vai’, mas junto tem que vir um plano de modificação. Agradecer as conquistas do ano que está terminando e aquelas coisas que estão difíceis de acontecer, então é algo em mim que tenho que mudar”, explicou.

     

     

    1048

    Com o tema “A Escola Judicial Como Espaço de Inclusão e Partilha de Saberes” a desembargadora Ana Tauceda Branco, diretora da Ejud do TRT-17 (ES) e conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), encerrou o quadro de palestras do evento. “A diversidade na Escola Judicial, como na democracia, tem que ter espaço para todas as pessoas”, enfatizou. “Escolhemos ser magistrados e magistradas do Trabalho e como tal temos o dever republicano de efetivar os direitos fundamentais sócio-trabalhistas de tantas trabalhadoras e trabalhadores”, acrescentou.

    A programação contou ainda com a apresentação do Coral da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) além da benção e palavras de motivação espiritual do padre Charles Cunha da Silva;

    Prêmio e Medalhas de Honra

    O Encerramento do Ano Letivo teve ainda a entrega do Prêmio Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região – 5ª Edição (2023), para as indicadas do Amazonas. E também a entrega de medalhas de Honra ao Mérito Acadêmico da Ejud11, para magistrados, servidores e terceirizados do TRT-11.

     

     

     

     

     

     

    Conheça as homenageadas com o Prêmio Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região – 2023, no Amazonas:

    1. Joicilene Jerônimo Portela – desembargadora corregedora do TRT-11 do biênio 2022-2024
    2. Larissa de Souza Carril – juíza do Trabalho do TRT-11
    3. Gisele Araújo Loureiro de Lima – juíza do Trabalho do TRT-11
    4. Rejane De Aragão Oliveira – diretora da Secretaria da Escola Judicial do TRT da 11ª Região
    5. Marielza Santos de Freitas – diretora da Divisão de Administração do Fórum Trabalhista de Manaus
    6. Raquel Betty de Castro Pimenta – procuradora do Ministério Público do Trabalho AM/RR
    7. Ana Cláudia Nascimento Gomes – procuradora do Ministério Público do Trabalho AM/RR
    8. Márcia Liduina Ribeiro Barbosa – analista Judiciária da Coordenadoria de Saúde do TRT-11
    9. Maria Do Perpétuo Socorro Castro Gil – técnica Judiciária do TRT-11
    10. Raiana Dos Santos Belém – estagiária do TRT-11
    11. Maria Ozilene Jesus Rebouças Santana – terceirizada do TRT-11
    12. Raimunda Da Silva Fernandes – terceirizada do TRT-11

     1049

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Confira a galeria de imagens

    Coordenadoria de Comunicação Social 

    Texto: Emerson Medina

    Fotos: Roumen Koynov

  • 93% das PCDs trabalhando no Brasil estão em empresas obrigadas a lei de cotas, afirma auditor fiscal do Trabalho em evento sobre acessibilidade

    Segundo dia do VII Seminário Roraimense também contou com premiação para mulheres que se destacam na Justiça do Trabalho em Boa Vista (RR)

    935A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a lei de cotas, e as ferramentas de fiscalização foram os temas do segundo dia (28/11) do VII Seminário Roraimense realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11). O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Boa Vista.

    O primeiro painel tratou sobre a atuação do sistema de proteção ao trabalho na inclusão de PCDs no mercado de trabalho. Participaram da discussão o auditor fiscal do Trabalho, Rafael Faria Giguer; a diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio; e, como mediador, o vice-diretor da Ejud11, juiz do Trabalho Igo Zany Nunes Corrêa.

    Rafael Giguer é coordenador Nacional de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados pela Previdência do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele falou sobre o sistema de proteção, a importância da lei de cotas e a importância da fiscalização do cumprimento desta lei. “O direito ao trabalho é muito mais que só o direito ao trabalho. Trata da dignidade da pessoa humana, de participar em igualdade de condições de uma sociedade que é tão pautada no trabalho” afirmou.

    A importância da fiscalização

    “Hoje em torno de 92% das PCDs trabalhando no Brasil estão em empresas obrigadas a lei de cotas. Isso prova que se não há uma lei de cotas, não há emprego para as pessoas com deficiência. Se não houvesse a lei de cotas, 550 mil PCDs que trabalham no Brasil estariam em casa, em condições de inferioridade em relação às outras pessoas”, destacou o auditor fiscal do Trabalho. Ele citou um estudo do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, que demonstrou, no período de 2011 a 2021, um crescimento de 3% do mercado de trabalho, e de 65% para as pessoas com deficiência. “Este estudo mostra um efeito muito claro da fiscalização e do cumprimento da lei de cotas. Quando a gente entende que as PCDs só trabalham porque existe uma lei de cotas e uma fiscalização efetiva, vemos o quão delicada é a proteção da fiscalização e da lei de cotas”, disse o auditor.

    O auditor fiscal do Trabalho, que é pessoa com deficiência visual, também falou sobre as dificuldades e o preconceito enfrentados quando tentou emprego antes de passar no concurso do Ministério do Trabalho e Emprego. “Hoje em dia, as empresas que eu fiscalizo e que dizem que não encontram pessoas com deficiência, são as mesmas que me diziam que eu não tinha o perfil para a vaga quando tentei ingressar no mercado de trabalho como engenheiro, que é a minha formação”.

    927Magistrados da Ejud11, Igo Zany e Ruth Sampaio, com o auditor fiscal Rafael Giguer, que palestrou no evento.

    928A procuradora do MPT17, Fernanda Barreto Naves; Ney Rocha, titular da 1a VT de Boa Vista; e a advogada especialisa em Direito Público, Lorrayne Santiago.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Cumprimento de cotas

    “As pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho’ foi tema do segundo painel do seminário com mediação do Juiz do Trabalho da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista, Gleydson Ney Silva da Rocha. A debatedora, a procuradora do Trabalho da 17ª região, Fernanda Barreto Naves, explicou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) atua com dois vieses, sendo um de investigação e repressão em caso de denúncias de descumprimento da inclusão de PCDs e outro, de viés orientador com campanhas de orientação.

    A procuradora destacou que apesar de todos os esforços, tem havido queda na acessibilidade de pessoas com deficiência e enquanto cresce o descumprimento das cotas nas empresas. Em 2010 o acesso era de 60,3%. Caiu para 50,4% em 2020 e para 43,5%, em 2021. “É necessária uma mudança de cultura para eliminar o preconceito, fortalecer a solidariedade social, tolerância e respeito às diferenças, em cumprimento ao que estabelece a Constituição”, enfatizou.

    A advogada, especialista em Direito Público, Lorrayne Santiago, apresentou também dados preocupantes sobre remuneração das pessoas com deficiência. Em média, elas recebem R$ 1,4 mil enquanto as pessoas sem deficiência, ocupando os mesmos cargos e com as mesmas funções, têm remuneração de R$ 2,2 mil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    O último painel foi sobre o “Cumprimento de Cotas e Mercado de Trabalho em Roraima: Fiscalização e Efetividade Legal”. Quem falou sobre o tema foi a auditora fiscal do Trabalho, Thais Silva de Castilho. Ela retratou o cumprimento de cotas em Roraima, enfatizando questões locais como a inclusão de vagas nas cotas para pessoas com deficiência migrantes.

    A auditora lembrou que as cotas são definidas pela Lei nº 8.213/91, Artigo 93. Ela define o percentual de cotas para empresas com mais de 100 empregados , podendo variar entre 2% e 5% do total de empregados. Além disso, estabelece que a pessoa com deficiência só pode ser dispensada sem justa causa no prazo superior a 90 dias, mediante contratação de substituto em condições semelhantes.

    929Thais Silva, auditora fiscal do Trabalho em Roraima, falou sobre o cumprimento de cotas no Estado.

    930Magistrados e autoridades que prestigiaram os dois dias do Seminário Roraimense.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Confira as fotos do evento.

    Premiação de Mulheres

    931As desembargadoras Ruth Sampaio e Solange Maria posam com as seis mulheres premiadas em Boa Vista (RR).Encerrando a programação do Seminário, foi realizada a premiação do concurso “Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região – edição 2023”. A iniciativa, que está na quinta edição, tem o objetivo de incentivar e reconhecer a participação institucional feminina, bem como divulgar as boas práticas criadas e implementadas pelas personalidades indicadas à premiação.

    Este ano, a Escola Judicial selecionou as indicadas com base no perfil e contribuições regionais, prestigiando aquelas indicadas que representam o papel feminino na atuação perante o Poder Judiciário. As premiadas em Roraima foram: Joana Maria Carvalho Rodrigues – terceirizada do Fórum Trabalhista de Boa Vista; Mineia Gerola Guimarães Lacerda – analista judiciária da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista; Patrícia Pereira Nogueira – estagiária da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista; Raísa Mafra De Lima – diretora da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista; Graciete Sotto Mayor Ribeiro – juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Roraima; e Cecília Smith Lorenzon – secretária de Estado da Saúde de Roraima (SESAU/RR).

    Depoimentos

    Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Roraima, Graciete Ribeiro falou sobre a premiação: “Pra mim, como magistrada é muito gratificante receber este prêmio porque é uma valorização não só pela questão de gênero, mas por todo o trabalho feito. Sou presidente do Comitê Judicial de Combate ao Tráfico de Pessoas e à Situações Análogas à de Escravo. É muito importante poder fazer parte deste momento, como juíza estadual e com um trabalho voltado também para a questão trabalhista. O trabalho escravo é uma realidade social e não podemos fechar os olhos para isso. Estamos aqui para trabalhar em conjunto e parceria. É uma emoção receber este prêmio em um tribunal coirmão”.

    Visivelmente emocionada, Joana Rodrigues não escondia o nervosismo e a alegria pela indicação ao Prêmio. Terceirizada desde 2013, ela trabalha na limpeza do Fórum Trabalhista de Manaus. “Estou muito feliz e agradecida a quem me indicou para receber este prêmio. Tenho 40 anos, sou casada e mãe de três filhos. Chego todos os dias no Fórum às 6h40 e fico lá até 16h, então passo mais tempo no trabalho do que em casa. Estou nervosa e ao mesmo tempo muito feliz”, disse.

    A analista judiciária Mineia Lacerda é servidora do TRT-11 desde 2005 e sempre foi lotada na 3a Vara do Trabalho de Boa Vista. “Para mim foi uma grande surpresa, e uma honra ser indicada para receber o Prêmio Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região. Sou servidora no TRT-11 há 18 anos. É sempre uma alegria ter o seu trabalho e dedicação reconhecidos”, declarou. Mineia é formada em Licenciatura Plena em Letras, e antes de ser servidora da Justiça do Trabalho era professora de Português para o ensino médio, e também foi servidora pública do Estado de Roraima.

    Patrícia Nogueira, de 40 anos, é estagiária do TRT-11 desde março deste ano. Estudante do curso de Direito, ela realiza as atividades no Núcleo de Distribuição do Fórum Trabalhista de Boa Vista. “Receber o Prêmio Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região representou reconhecimento como uma boa profissional e me motivou ainda mais a trilhar um trabalho de forma humanizada e com competência como futura operadora do direito”, declarou.

    932Graciete Ribeiro, juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Roraima e a diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Sampaio.

    933Joana Rodrigues, terceirizada do TRT-11, recebeu o prêmio da decana do Regional, desembargadora Solange Morais.

    934Prêmio Mulheres Formadoras e Informadoras da JT - 2023

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Acesse a galeria de fotos.

    O segundo dia do Seminário Roraimense de 2023 foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Ejud11 e pode ser acessado na íntegra:

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Martha Arruda e Emerson Medina
    Fotos: Renard Batista

  • Ejud11 premia Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região

    Iniciativa busca promover a igualdade de gênero, diminuir a discriminação e empoderar as mulheres


    906O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11), realizará a premiação do concurso “Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região – edição 2023”. A iniciativa, que está na quinta edição, tem o objetivo de incentivar e reconhecer a participação institucional feminina, bem como divulgar as boas práticas criadas e implementadas pelas personalidades indicadas à premiação.

    O concurso também visa promover a igualdade e erradicar a discriminação em razão do gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade. A proposta da Ejud11 é alcançar políticas de igualdade de gênero, e empoderar todas as mulheres, com vistas a implementar, no âmbito do TRT-11, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “ODS 5 - Igualdade de Gêneros” da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).

     

    Igualdade de gênero

    “Queremos premiar em especial as meninas e mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas, nos termos da ODS-5”, explicou a diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio. Ela destacou também que “as Escolas Judiciais têm importante papel na implantação, em nível regional, de políticas públicas tendentes a incentivar a participação institucional feminina, buscando, sobretudo, erradicar a discriminação em função do gênero, com vistas a proporcionar tratamento digno, respeitoso e igualitário a todas e todos”.

    Lançado em 2019 pela Escola Judicial, o concurso “Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região” premia, anualmente, mulheres de destaque da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima. A lista é formada por magistradas, servidoras, procuradoras, advogadas, auditoras fiscais, entre outras profissionais, que durante o ano de 2023 foram destaques em suas áreas de atuação, espelhando a promoção da igualdade e eliminação da discriminação em razão do gênero no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

    Nesta edição, a Escola Judicial selecionou as indicadas com base no perfil e contribuições regionais, prestigiando aquelas indicadas que representam o papel feminino na atuação perante o Poder Judiciário. Conheça as indicadas!

    Indicadas

    A Ejud11 escolheu a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela para a premiação “Conjunto da Obra”. Ela é corregedora do TRT-11 do biênio 2022-2024.
    Na categoria que premiará os destaques nos dois Estados abrangidos pela 11ª Região, foram escolhidas no Amazonas:

    1. Larissa De Souza Carril – Juíza do Trabalho do TRT-11
    2. Gisele Araújo Loureiro De Lima – Juíza do Trabalho do TRT-11
    3. Rejane De Aragão Oliveira – Diretora da Secretaria da Escola Judicial do TRT da 11ª Região
    4. Marielza Santos De Freitas – Diretora da Divisão de Administração do Fórum Trabalhista de Manaus
    5. Raquel Betty De Castro Pimenta – Procuradora do Ministério Público do Trabalho AM/RR
    6. Ana Cláudia Nascimento Gomes – Procuradora do Ministério Público do Trabalho AM/RR
    7. Márcia Liduina Ribeiro Barbosa – Analista Judiciária da Coordenadoria de Saúde do TRT da 11ª Região
    8. Maria Do Perpétuo Socorro Castro Gil – Técnica Judiciária do TRT da 11ª Região
    9. Raiana Dos Santos Belém – Estagiária do TRT da 11ª Região
    10. Maria Ozilene Jesus Rebouças Santana – Terceirizada do TRT da 11ª Região
    11. Raimunda Da Silva Fernandes – Terceirizada do TRT da 11ª Região

    E em Roraima as premiadas serão:

    1. Raísa Mafra De Lima – Diretora da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista
    2. Graciete Sotto Mayor Ribeiro – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Roraima
    3. Cecília Smith Lorenzon – Secretária da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU/RR)
    4. Mineia Gerola Guimarães Lacerda – Analista Judiciária da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista
    5.Patrícia Pereira Nogueira – Estagiária da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista
    6. Joana Maria Carvalho Rodrigues – Terceirizada do Fórum Trabalhista de Boa Vista

    Premiação

    Em Roraima, os prêmios serão entregues em 28 de novembro, no encerramento do Seminário Roraimense. A premiação ocorrerá no auditório da OAB/RR em Boa Vista, na Avenida Ville Roy, 4284, Bairro: Aparecida. No Amazonas, a premiação acontecerá durante o evento de encerramento do Ano Letivo da Ejud11, dia 7 de dezembro, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus.


    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Martha Arruda e Thais Silva
    Arte: Andreia Guimarães

     

  • Escola Judicial do TRT-11 promove palestra sobre investimento no dia 6 de outubro

    Além do público interno, o evento virtual está as inscrições abertas para participantes de outros TRTs e da sociedade em geral

    787O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio da Escola Judicial (Ejud11), vai promover palestra sobre investimento de forma simples e completa na próxima sexta-feira (6/10), a partir das 13h (no horário de Manaus e Boa Vista). O encontro será na plataforma Zoom e terá como palestrante Alexsander Reiff dos Reis, profissional certificado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC).

    Além da experiência na área financeira, ele é diretor da 1ª Vara do Trabalho de Barra Mansa do TRT-1 (RJ). Também atua como instrutor de investimentos das Escolas Judiciais dos TRTs da 1ª, 9ª e 11ª Regiões.

    Voltado a magistrados, servidores e estagiários do TRT-11 e dos demais TRTs, o evento é aberto ao público externo. Para participar, basta fazer a inscrição antecipadamente. A palestra terá emissão de certificado de 3h. Inscreva-se AQUI.

    A ideia é compartilhar conhecimento voltado ao planejamento financeiro. Por este motivo, a Ejud11 selecionou o tema para que os participantes tenham um melhor aproveitamento de suas rendas mensais, a partir de um novo olhar sobre a sobre investimentos para garantir o futuro.

    cartaz investimento

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro com informações da Ejud11
    Arte: Thaís Mannala

  • 74ª reunião do Conematra inicia em Manaus com debate sobre acesso à Justiça na Amazônia

    Palestras, oficinas e imersão amazônica fazem parte da programação dos dois dias de evento.

    595Foto oficial da 74ª Assembleia do Conematra, realizada em MAnaus/AM.“Amazônia e garantia constitucional à vida e ao trabalho digno dos povos da floresta, nas perspectivas das Escolas Judiciais” é o tema central da 74ª Assembleia Ordinária e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), que iniciou hoje (17/8), em Manaus (AM). O evento, organizado pela Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), reúne magistrados e servidores dos 24 Tribunais do Trabalho.

    As saudações iniciais foram feitas pela corregedora regional do TRT-11, desembargadora Joicilene Portela, no exercício da presidência do Regional. Lembrou que acompanhou a instalação das Escolas Judiciais e a inauguração de um novo momento na Justiça do Trabalho. Ela destacou a importância da realização do Conematra em Manaus, lugar que reúne aspectos culturais, históricos e ambientais como uma das capitais da Amazônia. Fez menção ao herói indígena Ajuricaba que resisitiu aos portugueses na primeira metade do século XVIII: “Sejam, portanto, bem-vindos à terra de Ajuricaba. Vamos vivenciar a troca de experiência e o fortalecimento de nossos laços enquanto instituições comprometidas com a Justiça”, disse encerrando as boas-vindas.

    O desembargador do TRT-12 (SC), Wanderley Godoy Júnior, vice-presidente do Conematra, no exercício da presidência, abriu o oficialmente a 74ª Assembleia do Conematra. Ele destacou que, a cada novo Conematra, a organização e o evento crescem em qualidade, e agradeceu a acolhida proporcionada pelo TRT-11.   

    Justiça digna e efetiva para todos

    597Desembargadora Ruth Sampaio, diretora da Ejud11, anfitriã do evento.Anfitriã do evento, a diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, declarou que a Região Amazônica vai muito além das belezas naturais e da importância cultural e econômica. “Nossa região, com destaque para os Estados do Amazonas e Roraima, representa um pedaço do Brasil que precisa ser mais bem entendido, mais valorizado e mais protegido. Creio que não há melhor lugar para entender, valorizar e proteger a Amazônia do que nas escolas, como ambiente de união de saberes, experiências e transformação”, disse.

    “Esta reunião de representantes das Escolas de diferentes regiões e culturas, assim como o encontro entre os Rios Negro e Solimões, que se unem para formar algo maior, nos levará a uma profunda reflexão: Como levar uma justiça digna, solidária e efetiva aos povos originários, aos ribeirinhos, aos pescadores, aos trabalhadores rurais, aos que se encontram em situação de vulnerabilidade em trabalhos análogos ao de escravo, nos lugares mais longínquos floresta amazônica”, afirmou a diretora da Ejud11.

    A aula magna do evento foi proferida pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jonatas dos Santos Andrade, magistrado do TRT-8 (PA/AP). Ao discorrer sobre o tema “Acesso à Justiça na Amazônia: Justiça Itinerante e Papel do CNJ”, ele falou sobre a Resolução 460/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A Justiça Itinerante, agora praticada em todo o País por conta da resolução do CNJ, não é nova para os amazônidas, que já realizam esta prática há anos”, declarou.

    Reiventar a jurisdição

    598Jonatas Andrade, juiz do trabalho do TRT-8 e auxiliar da presidência do CNJ.Ele também abordou o compartilhamento de estruturas, a Agenda 2030 da Onu e o princípio da inércia. “Um dos objetivos da Agenda Global é alcançar a sustentabilidade da vida na terra, e para isso, é preciso de justiça social. O CNJ emitiu algumas resoluções de comprimento obrigatório. Porém, mais que obrigar, dá um feitio multidimensional, pois há juízes do sudeste e do sul do Brasil, atuando no interior da Amazônia, pra entregar a jurisdição”, disse.

    “Nós sabemos que é caro manter a Justiça Itinerante, mas dá pra compartilhar as estruturas entre todo o judiciário. O compartilhamento é previsto na resolução. Podemos reunir os TJs, TRTs, TREs e TRFs e compartilhar estruturas, boas práticas e conhecimento. É uma oportunidade ímpar de reinventar a jurisdição”, destacou.

    Para ele, o princípio da inércia que balizava a justiça tradicional, não existe mais. “Antes, o juiz não agia se não foi provocado, mas isso mudou! A resolução diz que o juiz tem que ir ao encontro das populações que estão sem acesso à Justiça. Estamos diante de uma grande oportunidade de reiventarmos a jurisdição Amazônica, e a jurisdição trabalhista como um todo”, ressaltou o magistrado.

    Em seguida, professora Dorinethe dos Santos Bentes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abordou “o papel do Sistema Judicial no acesso à justiça aos mais vulneráveis: trabalhadores indígenas, ribeirinhos, pescadores e trabalhadores rurais”. Ela é doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    Segundo Dorinethe Bentes, as dificuldades logísticas da Amazônia são um desafio a ser superado para que mais municípios do Amazonas tenham acesso aos serviços da Justiça do Trabalho. “Daí a importância da Justiça Intinerante, que leva esses serviços às cidades do interior”, reforçou. Ela fez um panorama de onde a Justiça do Trabalho e a Justiça Federal estão presentes no interior do Amazonas, demonstrando a complexidade do atendimento à população.

    599Profa. Dra. Dorinethe Bentes, da Ufam, também palestrou no evento.

    Jus postulandi

    A Doutora em Direito apresentou os resultados da tese, realizada em parceria com a UFMG, a Ufam e o Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Cemej11), em que 29 mil processos trabalhistas foram analisados por acadêmicos de Direito, História e Arqueologia. A pesquisa chegou à constatação que a modalidade ‘Jus Postulante’ (onde o cidadão inicia o processo sem depender de advogado) é essencial para que os moradores do Amazonas tenham acesso à Justiça do Trabalho, uma vez que o interior do Estado tem carência de advogados. De acordo com a pesquisa, em alguns municípios a entrada de processos ‘Jus Postulante’ é superior a 80% das ações.

    Oficinas

    Ainda nesta quinta, pela parte da tarde, serão realizadas duas oficinas pedagógicas envolvendo Inovações e Instrumentos Digitais aplicáveis pelas Escolas Judiciais à formação de Magistrados. Tema 1: "Governança e integridade. Por que estamos falando de novas tecnologias? Relevância para a área de atuação. Impactos no mercado e na sociedade", com José Luiz Franco Júnior. E tema 2: “LGPD aplicável às Escolas Judiciais”, com Thaisa Carvalho Batista Franco de Moura.

    A programação da sexta-feira (18/8) inclui, pela manhã, a realização da assembleia ordinária do Conematra. Após, haverá uma imersão amazônica, com deslocamento ao encontro das águas e visita à aldeia indígena, possibilitando vivências locais para além da teoria.

    596Autoridades que compuseram a mesa solene de abertura.

    600Magistrados e servidores das 24 Escolas Judiciais se reúnem em Manaus.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Acesse a galeria de fotos.

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Martha Arruda e Emerson Medina
    Fotos: Roumen Koynov

  • Magistrados do TRT-11 participam de Seminário sobre enfrentamento e prevenção ao tráfico de pessoas

    Evento internacional realizado pelo CNJ ocorreu ontem (31/7), em Brasília.

    566A desembargadora do Trabalho Ruth Barbosa Sampaio, diretora da Ejud11, o juiz do Trabalho substituto Igo Zany Nunes Correa, vice-diretor da Ejud11, e o juiz do Trabalho Gleydson Ney Silva da Rocha, titular da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista, participaram, nesta segunda-feira (31/7), do Seminário Internacional sobre Repressão e Assistência às Vítimas de Tráfico de Pessoas. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o evento aconteceu no auditório do CNJ, em Brasília/DF.

    O evento teve como objetivo apresentar boas práticas na assistência e na investigação de casos de tráfico de pessoas e foi destinado a magistrados, academia, sociedade civil e órgãos governamentais. A abertura do evento foi feita pela Ministra Rosa Weber, presidente do STF e do CNJ, e contou com a presença de representantes dos Estados Unidos, Argentina e Paraguai.

    Paralelamente ao seminário, o CNJ promoveu, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), a oficina “Produção de Provas no Processo Judicial nos Casos de Tráfico de Pessoas”. A capacitação ocorreu em 31 de julho e 1º de agosto. A intenção era identificar boas práticas, desafios e a proposição de estratégias coordenadas para aprimorar a atividade judicial de enfrentamento ao tráfico de pessoas pela Justiça no Brasil. As oficinas foram destinadas apenas a magistrados e magistradas.

    O seminário foi realizado em formato presencial, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

    Fonte: CNJ

  • Diversidade no âmbito da Justiça será abordada em curso sobre Direitos Humanos promovido pelo TRT-11

    536

    A palestrante será a especialista em gestão de qualidade de vida do Trabalho, bacharel em Serviço Social, Elizia Silva

    Questões de representatividade, identidade, luta pela igualdade e diversidade serão abordadas no curso "Direitos humanos: raça, gênero e etnias. TRT11 e Diversidade", promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). O evento, que é uma iniciativa da Escola Judicial do Tribunal (Ejud11), acontecerá na próxima segunda-feira (24/7), de 9h às 12h, em formato online pela plataforma Teams Meet. Não será necessária inscrição prévia. O acesso ao curso será por meio do linkhttps://bit.ly/direitoshumanostrt11, ou diretamente via QR Code abaixo. 

    Dirigido as magistradas(os), servidoras(es) e também aberto ao público externo, o curso tem como objetivo capacitar o público sobre a adoção de perspectiva de gênero nos julgamentos em todo o Poder Judiciário e as diretrizes do protocolo aprovado pelo Grupo de Trabalho constituído pela Portaria nº 27/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também busca promover a cultura dos Direitos Humanos e da Cidadania, além de fortalecer os espaços de atendimento seguro respeitoso e de acolhimento.

    A assistente social Elizia Silva, especialista em gestão de qualidade de vida do Trabalho, será a palestrante. A certificação do curso está condicionada ao registro de frequência realizado durante o curso, cujo formulário será disponibilizado no chat. Os certificados serão encaminhados pela empresa Conexão Saudável, após a realização do evento, por meio de e-mail.

    537

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Emerson Medina, com informações da Ejud11.
    Arte: Thais Mannala. 

  • Ejud11 e PGM de Manaus assinam termo de cooperação técnica

    A parceria viabiliza o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando à formação e ao aperfeiçoamento de recursos humanos.

    462Da esq. para a dir.: procurador-chefe do do CEDB, Pablo Negreiros; procurador-geral Rafael Bertazzo; diretora da Ejud11, des. Ruth SampaioA Escola Judicial da 11ª Região (Ejud11) e a Procuradoria Geral do Município (PGM) de Manaus, por meio do Centro de Estudos, Divulgação e Biblioteca (CEDB), firmaram parceria visando à formação e ao aperfeiçoamento de recursos humanos. Na manhã da última sexta-feira (23/6), a diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, e o procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo, assinaram o termo de cooperação técnica.

    Com a formalização da parceria, caberá ao CEDB e à Ejud11 programarem ações conjuntas para o intercâmbio de conhecimentos. Conforme o termo de cooperação, o objetivo é viabilizar a troca de informações e experiências, visando à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) e da PGM. A iniciativa visa, ainda, ao desenvolvimento institucional, destinando-se a contribuir para a formação e capacitação de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, procuradoras e procuradores.

    O procurador-chefe do CEDB, Pablo da Silva Negreiros, e assessores da PGM, além de servidores do TRT-11, participaram da solenidade de assinatura, que ocorreu na sede da Ejud11, no Fórum Trabalhista de Manaus. Com vigência até 15 de dezembro de 2024, o termo de cooperação entrou em vigor no dia 23 de junho, data da publicação no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT).

     

    Confira mais imagens da assinatura do termo de cooperação.

     

     


    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro com informações da Ejud11
    Fotos: João Viana (Semcom/PMM)

  • De 24 a 28 de abril, 18ª edição da Jomatra vai discutir temas para melhoria da prestação jurisdicional

    Audiências, sessões e prazos processuais serão suspensos no TRT-11, mas o expediente interno será mantido

    259Temas como provas digitais, combate ao assédio moral nas relações institucionais e julgamento com perspectiva de gênero serão abordados ao longo da XVIII Jornada Institucional dos Magistrados da 11ª Região (Jomatra), que ocorrerá de 24 a 28 de abril. Sob a coordenação da Escola Judicial da 11ª Região (Ejud11) e no formato híbrido, o evento vai reunir magistradas e magistrados, que participarão de palestras, minicursos e dois laboratórios específicos sobre a execução trabalhista efetiva.

    A Jomatra tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre temas de relevante interesse para a Justiça do Trabalho e para a magistratura. Na segunda-feira (24/4), a partir das 8h, a abertura presencial será no miniauditório do Fórum Trabalhista de Manaus (AM). A solenidade inaugural contará com a presença do presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, e da diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, além de autoridades convidadas.

    Esta edição da Jomatra concilia atividades presenciais nas datas de abertura e encerramento (24 e 28/4) no miniauditório do Fórum Trabalhista de Manaus, e virtuais (dias 25, 26 e 27/4) na plataforma Zoom. O Ato Conjunto nº 05/2023/SGP/EJUD, de 1º de março de 2023, aprovou o regulamento da XVIII Jomatra e a Portaria n. 155/2023/SGP, do último dia 15 de março, autorizou o afastamento da jurisdição dos integrantes da magistratura do TRT da 11ª Região. A participação presencial é obrigatória para magistradas e magistrados que atuam em Manaus (AM) e Região Metropolitana. Para os demais com lotação em Boa Vista (RR) e nas Varas do Trabalho no interior do Amazonas a participação nas datas de atividades presenciais será por meio de transmissão pelo Zoom.

    Suspensão de audiências, sessões e prazos processuais

    Conforme o artigo 2º, parágrafo único, da Portaria n. 155/2023,/SGP, ficarão suspensas audiências e sessões de julgamento, assim como haverá suspensão e prorrogação dos prazos processuais. Entretanto, fica mantido o expediente normal de todas as unidades do do TRT-11 e o atendimento ao público externo.

     

     

    Confira a programação completa.

     

    CARTAZ JOMATRA A4

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro
    Arte: Andreia Guimarães

  • Justiça do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) promove palestra para as mulheres sobre violência e planejamento estratégico

    199Palestras sobre a violência de gênero e sobre a importância do planejamento para as mulheres marcaram mais um evento da programação do Mês das Mulheres promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). As palestras aconteceram no Fórum Trabalhista de Manaus, na última sexta-feira (24), no Centro.

    A primeira palestra foi da delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializa da Mulher. Ela abordou os diversos tipos de violência praticados contra as mulheres, além das ocorrências dentro de casa. “Por incrível que pareça as mulheres são violentadas no trabalho, são violentadas no trânsito, são violentadas na rua, na sociedade. Então não tem um local onde se possa dizer: “essa mulher está segura”, disse.

    A delegada destaca o triste fato de que o Brasil é o quinto País em casos de feminicídio e destaca a importância de fazer esse alerta para as mulheres, pois muitas ainda normalizam a violência que sofrem por desconhecimento de que são vítimas. Ela também falou da importância de alertar os homens, pois quando eles tomam conhecimento dos riscos aos quais as mulheres estão submetidas, muitos mudam de atitude. “Alguns pensam que as mulheres ‘querem demais’, mas ao ouvir uma palestra como essa repensam a atitude. E é nisso que a gente aposta, na mudança da sociedade”, frisou.

    Meta

    A segunda palestra foi ministrada pela especialista em Estratégia de Carreira, Comunicação e Imagem, Ghiysa Benchimol. Ela falou sobre a importância do planejamento para o alcance de metas. “Como a gente tem várias funções, precisamos ter uma agenda programada para conseguir atingir nossas metas. Sem a organização, a gente que é multitarefa, fica muito difícil conduzir a nossa vida, porque sempre tem um incêndio pra apagar”, explicou momentos antes de iniciar a palestra.

    A consultora usou o método da “roda da vida” que reúne aspectos como saúde, espiritualidade, família e outros, onde vão sendo aplicadas notas de importância, para que as mulheres percebam quais as áreas da vida têm menos atenção. Ela alerta para a mulher se colocar como prioridade: “Se a gente melhorar todo o dia 1%, ao final do ano teremos crescido 365%. Então, comemore pequenas vitórias”, aconselha.

    Ejud

    A diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, destacou que a palestra compõe uma programação que reúne diversas ações pelo mês das mulheres no TRT-11. “Trouxemos duas personalidades aqui com temas importante. A mulher hoje se põe no mercado de trabalho para ajudar na família, com o marido ou muitas vezes até sozinha. Estamos, durante todo esse mês, fazendo eventos sobre e para as mulheres, mas também com a participação dos homens, o que é imprescindível. Eles precisam participar intensivamente”, afirmou a desembargadora.

    Para encerrar um evento, houve um show musical com os servidores Laís Reis e Gevano Antonaccio, aposentado. Eles cantaram sucessos populares.

    Confira mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/trt11/albums/72177720306966367

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social

    Texto: Emerson Medina

    Fotos: Roumen Koynov

  • Diretoria da Ejud11 participa de evento sobre gênero a partir das Convenções da OIT

    Promovido pelo TST e Enamat, seminário foi realizado em Brasília, em formato híbrido.

    193Primeiro painel do evento. (Foto: Fellipe Sampaio – Secom/TST)A diretora da Escola Judicial do TRT da 11ª Região (Ejud11), desembargadora Ruth Barbosa Sampaio; os magistrados Larissa de Souza Carril e Raimundo Paulino Cavalcante Filho, membros do Conselho da Ejud11; e a diretora de Secretaria Rejane de Aragão Oliveira, participaram presencialmente do Seminário “(Re) pensando gênero a partir das Convenções da OIT e Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos". O evento aconteceu em Brasília dias 15 e 16 de março, e teve transmissão pelo canal da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) no Youtube.

    O cronograma de atividades do seminário contou com diversos painéis teóricos sobre as Convenções 156, 189 e 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No dia 16, houve oficinas práticas para as magistradas e magistrados presentes.

    Para a juíza do Trabalho Larissa Carril, repensar o gênero significa questionar como as questões de gênero e de raça são importantes para o alcance da efetiva Justiça. “Apenas com a retirada de estereótipos e preconceitos é que a Justiça alcançará seu ideal. Significa reconhecer que questões como machismo, sexismo, divisão sexual do trabalho são fatores que devem ser considerados na análise do caso concreto”, afirmou.

    Com base nas lentes de equidade de gênero, o evento ainda analisou a questão do trabalho doméstico, a violência de gênero no meio ambiente de trabalho e sistema internacional de justiça, dentre outros temas. “Ressalta-se que as lentes de gênero e raça na interpretação do Direito também possuem previsão institucional, destacando-se que o evento ocorre na mesma semana em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu a obrigatoriedade das diretrizes do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero pelo Poder Judiciário nacional", explicou a magistrada Larissa Carril.

    194Desdora. Ruth Sampaio, diretora da Ejud11, entre a palestrante Luiza Batista Pereira, Coordenadora-Geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, e a ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    195Juiz do Trabalho Raimundo Paulino com a Professora Christen A. Smith, Profa. Associada de Antropologia e Estudos da Diáspora Africana na Universidade do Texas

    196Juíza do Trabalho Larissa Carril na oficina prática realizada em 16/03/2023

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Fonte e fotos: Ejud11/Enamat

  • Para celebrar o mês da mulher, Ejud11 realiza exposições e ciclo de palestras

    112A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11) promoverá, ao longo do mês de março, eventos em comemoração ao dia internacional da mulher, celebrado no dia 8/3. Do dia 6 ao dia 17, serão expostas fotografias da artista Gisele Gomes e obras de arte do artista plástico Rubens Belém. No dia 24, ocorrerão duas palestras: uma abordará a violência contra a mulher, e outra será sobre organização pessoal e profissional.

    Exposições

    A mostra de fotografias intitulada “Cotidiano”, da artista Gisele Gomes, retrata o dia a dia do cidadão. “São situações que vemos diariamente e fazem parte da rotina, mas que passam despercebidas por conta da correria”, explica a fotógrafa manauara que já teve fotos selecionadas em concursos nacionais e internacionais.

    Algumas das obras escolhidas para a exposição “Cotidiano” já foram exibidas em outras exposições fotográficas, como a realizada em 2022, "ART Icbeu 65 - Poéticas Visuais Afetivas", quando a mostra foi parte da celebração dos 65 anos do Icbeu Manaus; e em 2022 para o Salão de Arte Contemporânea da Academia Amazonense de Letras, ambas exposições com curadoria de Sérgio Cardoso. 

    O artista plástico Rubens Belém irá expor oito obras, sendo seis inéditas, pintadas especialmente para esta exposição. Com o tema “Essenciais como as flores”, as obras foram produzidas na técnica ‘acrílico sobre tela’, pintadas com espátulas. “Minha maior fonte de inspiração é a Amazônia. Duas telas que comporão a exposição fazem parte do meu acervo que tem como tema mulheres da Amazônia. Essas obras retratam o cotidiano de mulheres indígenas da Etnia Yanomami. As demais obras da exposição são inéditas. É uma grande satisfação estar pintando o tema – Essenciais como as flores – em homenagem as mulheres”, comentou o artista plástico regional. As obras têm dimensões variadas e todas estarão à venda.

    A diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, realizará a abertura oficial das exposições no dia 6 de março, às 9h. Abertas ao público externo, elas seguirão acontecendo até o dia 17, sempre das 8h às 14h, na galeria da Ejud11, localizada no terceiro andar do Fórum Trabalhista de Manaus, Rua Ferreira Pena, 546, Centro. “A mulher representa a essência da vida, o amor, a natureza artística de Deus em sua plenitude. Sob essa afirmação, convidamos as magistradas e os magistrados, servidoras e servidores, advogadas e advogados, e o público em geral para prestigiar este grandioso evento”, declarou a desembargadora. 

    Palestras

    Ainda como parte dos eventos em homenagem às mulheres, a Ejud11 promoverá duas palestras no dia 24 de março. Iniciando às 9h, a primeira palestra será ministrada pela delegada Débora Mafra e terá como tema "Violência contra a Mulher". Em seguida, a estrategista de imagem Ghiysa Benchimol falará sobre “Método Prático para alcançar suas metas em 2023 - Organização pessoal e profissional”.

    As palestras acontecerão presencialmente no miniauditório do Fórum Trabalhista de Manaus (9o andar), das 9h às 11h. O evento será transmitido para as Varas do Trabalho de Boa Vista e do interior do Amazonas.

    ESPECIAL MeS DA MULHER BANNER PORTAL

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Martha Arruda
    Artes: Renard Batista

  • Ministro do TST, Cláudio Brandão, proferiu aula magna na abertura do ano letivo da Escola Judicial do TRT-11

    104Ministro Cláudio Brandão, do TST, falou sobre os novos desafios do Direito do Trabalho.Com o tema “Direito do Trabalho: ano novo, novos desafios”, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Mascarenhas Brandão, realizou a aula magna que abriu o ano letivo da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11). O evento ocorreu nesta sexta-feira (17), no Auditório do Fórum Trabalhista de Manaus.

    Momentos antes de apresentar a aula magma, o ministro Cáudio Brandão fez questão de destacar a importância do evento da Ejud-11, marcando o retorno das atividades presenciais da escola. “A escola está abrindo suas portas para a comunidade interna e externa. Esse é um evento que reúne a comunidade em torno dos grandes temas do trabalho”, afirmou.

    O ministro abordou questões vividas recentemente e que expõem as mudanças de paradigma das relações do trabalho, potencializadas e adiantadas com a pandemia da Covid-19. Entre essas questões, tratou sobre o teletrabalho, o chamado “home Office”, que traz discussões sobre a individualização e o isolamento nos ambientes privados. “O que seria da sociedade se não houvesse a interação e o aprendizado de vida? Não tivemos momento na história o que tivemos com a Covid19, o medo de sequer colocar a cara para fora da janela para não pegar a Covid”, disse.

    Ainda sobre o teletrabalho, ele acrescentou questões relacionadas à vida privada versus ambiente de trabalho. “Será que está havendo mistura entre o ambiente do trabalho e o ambiente privado? Isso levanta pontos sobre a obrigação das conexões. Todos nós temos o direito de não querer estar conectados”, afirmou.

    Abertura

    105Autoridades compuseram a mesa de honra do evento.Na abertura dos trabalhos da Ejud11, o presidente em exercício do TRT-11, desembargador Lairto José Veloso, destacou o aprendizado contínuo do Judiciário e a importância da Escola na formação de profissionais qualificados, refletindo na qualidade do trabalho do Tribunal. “O servidor modernizado e preparado traz benefícios para si e para a sociedade”, enfatizou.

    A diretora da Ejud, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, frisou que a escola trouxe para o evento palestrantes com temas que refletem o momento de transformação e modernização, comprovando que a instituição acompanha os movimentos da sociedade. “Nós trouxemos palestrantes de renome, com temas modernos, atuais e necessários”, destacou a magistrada.

    Além das autoridades já citadas, também compuseram a mesa de honra do evento: a corregedora do TRT-11, desembargadora Joicilene Jerônimo Portela; a desembargadora do trabalho Francisca Rita Alencar Albuquerque; o vice-diretor da Ejud11, juiz do trabalho Igo Zany Nunes Corrêa, que apresentou o plano de gestão da Escola para o biênio 2022/2024; e o presidente da Amatra XI, Adelson Silva dos Santos.


     

    Relações trabalhistas

    O evento contou ainda com palestras que envolvem as relações trabalhistas na era da revolução digital e sobre os principais pilares da vida. Após a aula magna do ministro Cláudio Brandão, o juiz Bruno Alves Rodrigues, auxiliar de direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), apresentou o tema “A subordinação trabalhista na era da revolução tecnológica digital”.

    Em sua palestra, o magistrado Bruno Rodrigues alertou que as transformações tecnológicas influenciam desde discussões sobre a democracia nas redes sociais, até as questões de consumo. “E no âmbito do Trabalho não é diferente. Nós temos hoje um diálogo mundial em relação à plataformização do trabalho humano, como os perfis de algoritmos e de inteligência artificial interfere na organização do trabalho”, salientou. O juiz também comentou sobre a importância do sistema de digitalização dos Tribunais de Justiça, o PJe, plataforma que está informatizando todos os processos e que, nas palavras do juiz, coloca o Judiciário brasileiro em papel de destaque no mundo.

    106Juiz Bruno Alves Rodrigues, da Enamat, também palestrou na abertura do ano letivo da Ejud11.

    108O vice-diretor da Ejud11, juiz Igo Zany, apresentou o plano de gestão da Ejud para o biênio 2022/2024.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Moderação em todas as áreas da vida

    107O escritor Samer Agi falou sobre os três principais pilares da vida: espiritual, emocional e financeiro.Escritor, ex-juiz de Direito, ex-delegado da Polícia Civil, com mais de 1,6 milhões de seguidores nas redes sociais, o professor Samer Agi ministrou a palestra “Pilares da vida: sentimental, espiritual e financeiro”. Ele é autor de vários livros, dentre eles, “As cinco áreas da vida”, “Paixão pela Vitória”, “Conselhos do Doutor Miranda” e “#Focanatoga”.

    Samer Agi destacou os pilares da vida que afetam aspectos do dia-a-dia das pessoas, podendo resultar em realização ou frustração. “É uma sobre como temos conduzido determinados aspectos da vida, que importância elas têm dado a esses pilares, quais são os propósitos e projetos nessas áreas da vida em especial”, adiantou momentos antes de proferir a palestra.

    Ele acrescentou o reflexo desses pilares na vida profissional, já que boa parte das horas diárias das pessoas é vivida no ambiente de trabalho. “A vida é toda interligada. Então um mau momento sentimental, financeiro ou mesmo espiritual traz um impacto negativo na vida profissional. Por outro lado, se você vai bem nesses aspectos, isso conduz a uma maior motivação no campo profissional”, disse.

    Precisão ao invés de pressa

    “As pessoas não precisam ter pressa, elas precisam ter precisão”, afirmou Samir Age ao destacar a importância do planejamento para não agir imprudentemente. Segundo o palestrante, “a imprudência é a mãe da maioria dos nossos problemas”. Por conta disso, ele evidencia a importância de um tempo para a vida espiritual: “momentos de reflexão espiritual que podem ser um guia seguro para a tomada de decisões”.

    Sobre a vida financeira, o palestrante lembrou que a maioria dos brasileiros não faz planejamento financeiro. “Quando você não tem meta, você vive a meta do outro”, alertou. Citando alguns exemplos, ele demonstrou que mesmo quem ganha acima da média, quando gasta impulsivamente e sem controle, não consegue manter rentabilidade sobre o que ganha. “Tenha uma segunda fonte de renda”, orienta.

    Acesse a galeria de fotos.

    A íntegra do evento está disponível no canal da Ejud11 no YouTube.

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Emerson Medina
    Fotos: Roumen Koynov

  • “A arte de ser leve” é tema de palestra que encerra ano letivo da Ejud11

    603Para encerrar o ano letivo de 2022, a Escola Judicial do TRT da 11a Região (Ejud11) promove, na próxima segunda-feira (12/12), às 10h, a palestra "A arte de ser leve", com a jornalista Leila Ferreira. A programação do evento conta ainda com a entrega de medalhas de Honra ao Mérito da Ejud11, e premiação do Concurso Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho. O evento acontecerá presencialmente no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus e terá transmissão ao vivo pelo canal da Ejud11 no YouTube

    Na palestra “A arte de ser leve”, Leila Ferreira fala sobre valores e posturas que ajudam a reduzir o peso do cotidiano e a melhorar a convivência entre as pessoas, destacando a importância da gentileza, do bom humor, da descomplicação e da desaceleração. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla na hora do evento. Faça agora sua inscrição. 

    Sobre a palestrante

    Leila Ferreira é graduada em Jornalismo e Letras, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Atuou como repórter da Rede Globo e durante 10 anos apresentou o programa “Leila Entrevista” na Rede Minas de Televisão e TV Alterosa (SBT), entrevistando mais de 1.600 pessoas. O programa já rendeu 13 séries internacionais.

    A palestrante é autora de seis livros, entre eles o best-seller “A Arte de Ser Leve”, que já alcançou a marca de mais de 120 mil exemplares vendidos e foi publicado na Espanha. A mais recente de suas obras, “O Amor Que Sinto Agora”, lançado em 2018, alcançou a lista dos mais vendidos da Amazon no mês de seu lançamento.

    Entrega de medalhas e premiação de concurso

    Após a palestra, a Escola Judicial do TRT-11 entregará medalhas de Honra ao Mérito da Ejud11 para 17 pessoas. Instituída em 2018, a honraria é concedida a autoridades e pessoas em geral que se destacam e contribuem para os objetivos da Ejud-11.

    No evento de encerramento do ano letivo, a Ejud11 também premiará as duas vencedoras do Concurso Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho – edição 2022. Confira as indicadas na reportagem: https://is.gd/UyN0xt 

    O cantor Nicolas Junior fará participação especial no evento, que contará com a presença dos jovens da instituição O Pequeno Nazareno, e da banda da Polícia Militar. A cerimônia encerra a gestão do desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva à frente da Ejud11. Ele presidiu a Escola durante os biênios 2018-2020 e 2020-2022.

    Confira a programação:

    604

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Se não puder ir presencial, ative o sininho para não perder nada do evento:

     

    O que é: Encerramento do ano letivo da Ejud11 com a palestra “A arte de ser leve”, da jornalista Leila Ferreira
    Data: 12/12/2022
    Horário: 10h
    Local: Auditório do Fórum Trabalhista de Manaus
    Endereço: Rua Ferreira Pena, 546, Centro. 9o andar
    Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/encerramento-do-ano-letivo-2022-ejud11/1815826

  • Ejud11 entrega Medalha de Honra ao Mérito ao desembargador Georgenor de Souza Franco, do TRT-8

    559O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), Georgenor de Sousa Franco Filho, recebeu Medalha de honra ao Mérito da Escola Judicial (Ejud11), nesta sexta-feira, em um ato no gabinete do desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Ejud11. Instituída em 2018, a medalha de honra ao mérito da Ejud11 é outorgada a personalidades que, por meio de boas práticas criadas e implementadas, contribuem com as atividades da Justiça Brasileira, em sintonia com os objetivos da Escola Judicial.

    O desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, parabenizou o homenageado, destacando seu talento, equilíbrio e ponderação sem paixões. O paraninfo, juiz titular da Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo, Sandro Nahmias Melo, também ressaltou as qualidades do homenageado, como alguém que “colocou o Norte no cenário nacional”. O desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho agradeceu a honraria e lembrou ter sido o primeiro diretor da Ejud8 e manifestou alegria por receber a Medalha de Honra ao Mérito.

    A cerimônia foi realizada no gabinete do desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva e teve como convidados os juízes Carolina Lacerda, vice-diretora da Ejud11, Ione Silva Gurgel Cardoso, e Igo Zany Nunes Corrêa, além de Sandro Nahmias Melo. Oficialmente a entrega da medalha foi realizada dia 21/10/22, como parte do encerramento da XVII Jornada dos Magistrados da 11ª Região (Jomatra) e da II Semana dos Servidores Públicos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, mas o desembargador não pôde participar.

    Confira a galeria de fotos. 

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Fotos e arte: Renard Batista
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

  • Palestras e outorga de medalhas da Ejud11 encerram XVII Jomatra e II Semana dos Servidores Públicos do TRT-11

    A cerimônia de encerramento ocorreu nesta sexta-feira (21/10), no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus

    510Os temas violência, assédio moral e ansiedade no trabalho conduziram as duas palestras de encerramento da XVII Jornada dos Magistrados da 11ª Região (Jomatra) e da II Semana dos Servidores Públicos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11) nesta sexta-feira (21/10), no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus. Além da conclusão dos dois eventos promovidos de 17 a 21 de outubro, a Escola Judicial (Ejud11) também realizou a outorga da medalha de honra ao mérito a 11 personalidades.

    Em sua saudação inicial na mesa de honra, a desembargadora-presidente Ormy da Conceição Dias Bentes salientou o sucesso dos dois eventos institucionais. “Momentos como este, de parada para reflexões, estudo e confraternização, são importantes para o nosso crescimento institucional, ético e moral, capacitando e melhorando nosso trabalho, dentro da competência de cada um, para servirmos como integrantes de uma Justiça melhor, mais célere, dinâmica e justa”, declarou.

    O diretor da Ejud11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, agradeceu o apoio da Presidência em todos os projetos idealizados ao longo deste biênio, assim como também registrou sua gratidão aos magistrados e servidores nos quatro anos em que esteve à frente da Ejud11, cujo mandato será concluído no dia 14 de dezembro. Destacou, por fim, os temas debatidos durante a semana como ferramentas eletrônicas, inovação, diversidade, otimização de despachos, entre outros. “Que o encerramento da XVII Jomatra e da II Semana dos Servidores Públicos do TRT-11 seja profícuo para todos”, concluiu.

    A corregedora regional, desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa, a vice-diretora da Ejud11, juíza do trabalho Carolina de Souza Lacerda Aires França, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Amatra-XI), juiz do trabalho Adelson Silva dos Santos, também compuseram a mesa de honra. 

    Palestras

    O juiz do trabalho Otávio Torres Calvet proferiu a palestra “Violência e assédio no mundo do trabalho: um recorde no contexto da organização judiciária”. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC), professor e titular da 11ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT da 1ª Região), o magistrado abordou o conceito de assédio moral organizacional, diferenças entre os setores públicos e privados e salientou a importância de um ambiente de trabalho acolhedor. “É importante trabalhar em um ambiente saudável e se sentir parte da instituição”, observou.

    Na sequência, a personal coach Gisele Oshiro abordou o tema “Ansiedade no trabalho”. Colunista de Inteligência Emocional na rádio CBN Amazônia, ela iniciou a palestra falando sobre os transtornos de ansiedade desencadeados pela pandemia de covid-19. Falou, ainda, sobre os sintomas físicos e psicológicos, além das causas internas e externas que desencadeiam a ansiedade no trabalho. Ela recomendou que as empresas adotem estratégias para evitar estresse, assim como destacou a necessidade de líderes mais próximos e atentos ao bem-estar de seus colaboradores. “Trabalho é lugar de gente que cuida de gente”, concluiu.

    515Juiz do trabalho Otavio Calvet ministrou a 1ª palestra

     

    516A personal coach Gisele Oshiro foi a 2ª palestrante

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     


    Outorga de medalhas de honra

    Instituída em 2018, a medalha de honra da Ejud11 é outorgada a personalidades que, por meio de boas práticas criadas e implementadas, contribuem com as atividades da Justiça Brasileira, em sintonia com os objetivos da Escola Judicial. A cerimônia de outorga de medalha foi relativa às edições dos anos de 2019 a 2022. Confira os agraciados:

    Edição 2019
    Conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior (corregedor do TCE/AM)

    Edição 2020
    Juiz do trabalho Túlio Macedo Rosa e Silva (TRT-18)

    Edição 2021
    Juiz do trabalho Otávio Torres Calvet (TRT-1)
    Juiz do trabalho Rildo Cordeiro Rodrigues (titular da 15ª Vara do Trabalho de Manaus)
    Juiz do trabalho Adelson Silva dos Santos (titular da 17ª Vara do Trabalho de Manaus)
    Juiz do trabalho Humberto Folz de Oliveira (Titular da 2ª Vara do Trabalho de Manaus)

    Edição 2022
    Desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes (presidente do TRT-11)
    Desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa (corregedora do TRT-11)
    Desembargadora Joicilene Jerônimo Portela (presidente da 2ª Turma do TRT-11)
    Desembargador Wanderley Godoy Júnior (diretor da Ejud12)
    Juiz do trabalho Rodrigo Goldschmidt (TRT-12)

     

    51111 autoridades foram agraciadas com a medalha de honra da Ejud11

    512A presidente do TRT-11, desembargadora Ormy Bentes, teve como paraninfa a secretária-geral da Presidência, Maria José Freitas

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    513A corregedora regional, desembargadora Márcia Bessa, teve como paraninfo seu marido, o desembargador João Bessa, do TJAM

    514A presidente da 2ª Turma, desembargadora Joicilene Portela, teve como paraninfa sua irmã Joaquina Portela

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    517Desembargador Audaliphal HIldebrando (diretor da Ejud11), juíza do trabalho Carolina Lacerda (vice-diretora da Ejud11), conselheiro Ari Moutinho Jr. ( corregedor do TCE/AM), desembargador Ari Moutinho (TJAM) e desembargador João Bessa (TJAM)

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     



    Confira a galeria de imagens.

     



    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro
    Fotos: Roumen Koynov
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

 

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2