Novidades da Versão:
- Integração com o Chat-JT, permitindo um ganho de produtividade e qualidade na análise de processos administrativos por meio do uso de Inteligência Artificial Generativa
- Novas funcionalidades para Ouvidoria:
a) Relatórios consolidados permitindo unificar as estatísticas da Ouvidoria, SIC e LGPD;
b) Novo botão para salvar as imagens dos relatórios;
c) Alterado o gráfico de avaliação da satisfação com o atendimento para contar apenas os atendimentos avaliados.
- Melhorias significativas na acessibilidade do sistema;
- Ao criar Solicitação de Providência permitir selecionar documentos para serem juntados ao processo que tratará a solicitação;
- Permitir visualização dos documentos pendentes de ciência antes da efetiva tomada de ciência (configurável por Tribunal);
- Melhorias nas consultas dos participantes no sistema Portal Participante;
Novidades da Versão:
- Melhorias significativas na acessibilidade do sistema;
- Disponibilização de novos assuntos da Ouvidoria da Mulher demandados pelo Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv);
- Suporte à numeração automática de atos administrativos por meio do GAA - Sistema de Gestão de Atos Administrativos do SIGEP-JT;
- Possibilidade de criação de minutas durante o protocolo de processos.
- Novo painel Diagnósticos do GAA, que facilita a verificação das configurações de integração ao sistema GAA pela área técnica.
Novidades da Versão:
- Possibilidade de login via GOV.BR no PORTAL PROAD;
- Melhorias nas funcionalidades disponibilizadas para os usuários externos (visualização de processos e pedidos complementares);
- Melhorias nas Solicitações de Providência;
- Visualização da aba Informações na ficha do processo após arquivamento, para os usuários da Ouvidoria;
- Melhoria na tela do envio de emails, permitindo autocompletar os emails dos usuários;
- Pesquisa dos processos sigilosos na central de buscas para os usuários com permissão nos processos.
Novidades da Versão:
- Possibilidade de criar Grupos de Participantes para uso nas funcionalidades: Pedir Conhecimento, Solicitar Ciência, Solicitar Providência e Incluir Participantes Interessados (no cadastro e na ficha do processo).
- Novo Painel de Quantitativos de Pendências. O painel fica disponível no Quadro de Avisos e exibe o quantitativo das pendências do usuário e das áreas em que este possui permissão. Foram criados também novos painéis informativos e seus respectivos quantitativos:
a) Ciências aguardando terceiros.
b) Pedidos complementares aguardando avaliação.
c) Pedidos de desarquivamento pendentes.
d) Providências aguardando avaliação.
e) Providências aguardando terceiros
- Novo assunto: Ouvidoria da Mulher - Denúncia, em atendimento ao Ofício n. 05/2023/COLEOUV.
- Novo assunto: Notícia de Irregularidade Anônima, em atendimento à Resolução n. 373/CSJT, de 24 de novembro de 2023.
- Novas Preferências do Usuário:
a) Padrão de visualização dos documentos no visualizador: Original, Modo de impressão.
b) Padrão de ordenação dos documentos no visualizador: Crescente, Decrescente.
c) Preferência para desafixar o cabeçalho dos painéis.
d) Preferência para mostrar ou não novos painéis de pendências.
- Novo Painel de Diagnóstico da Ouvidoria, direcionado para auxiliar a área técnica a verificar as configurações.
- Padronização das variáveis dos templates.
- Evolução tecnológica.
Portaria 416/2025/SGP - Institui o Comitê de Implantação do Sistema Processo Administrativo Eletrônico (PROAD) no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.
Portaria 396/2021/SGP - Institui e designa composição do Comitê Multidisciplinar do PROAD-Processo Administrativo Virtual. Portaria de criação do Comitê de Implantação do Sistema Proad. (Revogada)
Os períodos de indisponibilidade do PROAD , decorrentes de atualização da versão do sistema ou de problemas técnicos, serão divulgados nesta seção do Portal.
| Início | Término | Motivo |
|---|---|---|
| 28/10/2025 às 15h00 | 28/10/2025 às 17h00 | Manutenção Programada: Atualização para versão 4.13. |
É o sistema oficial da Justiça do Trabalho para processos administrativos eletrônicos e ouvidoria, substituindo o fluxo em papel por um trâmite 100% digital, com foco em eficiência, transparência e segurança.
Tipos de processo: Administrativo, Manifestação de Ouvidoria, Pedido de Informação (SIC), Requisição LGPD.
Tipos de protocolo: Normal/Completo (assuntos mapeados), Simplificado (livre desde o início), Pedido Complementar, Formulários Rápidos (Ouvidoria/SIC/LGPD), e Externo pelo Portal.
Em processos protocolados em nome da unidade, a criação só é efetivada após a autorização do subscritor (o superior hierárquico). Enquanto aguarda, o processo fica em “Protocolos aguardando autorização”.
Clique em Assumir Processo na ficha; apenas um usuário atua por vez. Com permissão, use Atribuir Responsabilidade para delegar a outro servidor da área.
Se habilitado pelo parâmetro de sistema, é possível gerar minutas já no protocolo. O processo só segue após todas as minutas serem assinadas (fica como “Aguardando assinatura de minuta”).
Entre os níveis: Livre, Restrito, Em processo decisório, Sigilo médico, Sigilo interessados, Público na Web. O padrão pode ser definido por assunto.
Sim. Use Compartilhar Documento para gerar acesso ao arquivo para um usuário externo no Portal PROAD.
Somente participantes e responsáveis com permissão. Use as ações Atribuir sigilo total e Revogar sigilo total (conforme perfil) para processos em andamento; alguns assuntos já nascem sigilosos.
Acompanhe tarefas como Estou tratando, Tenho que assinar/revisar/autorizar, pendências (Protocolos aguardando autorização, Encaminhados e pendentes), organização (Alertas, Marcadores, Pastas virtuais), e relatórios/funcionalidades de Ouvidoria/SIC/LGPD.
Para usuários externos: protocolar processos (assuntos habilitados), consultar autenticidade de documentos, consulta pública (quando o assunto permitir), juntar documentos e acompanhar seus processos.
Formulários rápidos e públicos, painéis específicos, relatórios estatísticos e aba de Informações para dados complementares e integração com o Portal Nacional das Ouvidorias.