Em 2025, contribuintes são incentivados a destinar parte do imposto de renda em benefício de crianças do Marajó (PA)

227O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu início à campanha Se Renda à Infância 2025: pelas Crianças do Marajó. A ação, que conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e demais órgãos do Poder Judiciário, visa beneficiar a população infantojuvenil do Pará, em especial a região do Marajó.

A destinação do imposto para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente é simples e pode ser feita diretamente no sistema da Receita Federal, sem custos adicionais para o contribuinte. A campanha de 2025 concentra esforços na região do Marajó e está alinhada à Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, coordenada pela conselheira Renata Gil, que luta contra a violência, exploração sexual e outras violações de direitos no arquipélago.

Além de arrecadar fundos para os projetos sociais voltados à infância e adolescência no Marajó, a campanha também busca conscientizar a sociedade sobre a importância de apoiar políticas públicas para a promoção de direitos fundamentais. Os recursos arrecadados serão aplicados em programas que visam melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes da região, garantindo acesso a direitos básicos e promovendo a inclusão social.

Sobre a Campanha
Lançada em 2021, a campanha Se Renda à Infância tem como principal objetivo estimular a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, com foco em atender demandas específicas de áreas com grande vulnerabilidade social.

Ao longo dos anos, a ação tem ganhado força e se consolidado como uma importante iniciativa para a transformação da realidade de crianças e adolescentes no Brasil. Em 2024, a campanha foi reforçada com parcerias estratégicas de entidades e instituições que compartilham o compromisso com a defesa dos direitos da infância e adolescência.

Como participar

Contribuir para a campanha é fácil e não gera custos adicionais. Contribuintes que fazem a declaração completa do Imposto de Renda, com ou sem imposto a restituir, e empresas que optam pelo lucro real, podem destinar parte do valor devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A doação pode ser feita durante todo o ano, com compensação fiscal posterior ou no momento da declaração de Imposto de Renda.

A campanha conta com o apoio de importantes organizações e instituições, como órgãos do Poder, Judiciário, a Receita Federal, o Conselho Federal de Contabilidade, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais, o Ministério Público, o Conselho Nacional do Ministério Público, e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, entre outros.

Os detalhes sobre como realizar a doação estão disponíveis nos manuais da Receita Federal, disponíveis abaixo. Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser acessados diretamente na página da campanha. Saiba mais e colabore para um futuro melhor para as crianças do Marajó.


Manual 1

Manual 2

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica colorida com corações de fundo. No card, o texto: Se Renda à Infância 2025, pelas crianças do Marajó. No rodapé a logo do CNJ e do TRT 11ª Região.


Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: CNJ
Edição de texto: Paula Monteiro
Arte: CNJ

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2