Evento virtual reunirá representantes de diversos TRTs para apresentação de iniciativas e boas práticas do judiciário trabalhista.

eventocsjtA Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promove, de 13 a 15 de maio, o workshop Painéis Nacionais - Visões da Justiça do Trabalho.

O evento, que será realizado de forma virtual, reunirá representantes de diversos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) para a apresentação de iniciativas relacionadas à governança de dados, gestão de pessoas, efetividade da execução e gestão jurídica.

A programação será transmitida na plataforma Google Meet, a partir das 8h30 no primeiro dia e às 9h nos dias seguintes.

Uso de dados na governança da Justiça do Trabalho
A abertura do workshop terá a participação do presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e do coordenador da Comissão Nacional de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho, ministro Douglas Alencar Rodrigues.

A primeira temática abordada será a “Governança dos Painéis Nacionais”, com a chefe da Coordenadoria de Ciência de Dados do TST, Camila Ribeiro Rocha. Na sequência, serão discutidos temas como gestão de precedentes, organogramas e painéis de inteligência, com a participação de representantes dos TRTs da 8ª (PA/AP) e 21ª Regiões (RN).

Ainda no primeiro dia haverá painéis relacionados às metas da Justiça do Trabalho e ao sistema iGest. Estão previstas apresentações sobre metas nacionais, ferramentas Lupa e iGest Nacional, além de painéis integrados de governança e gestão.

Gestão de pessoas e efetividade da execução pautam segundo dia
Na terça-feira (14), o workshop terá como foco os painéis desenvolvidos para a área de gestão de pessoas. Serão abordados temas como absenteísmo, adicional de qualificação, gestão por competências, avaliação de desempenho, teletrabalho e gestão de RH. As apresentações contarão com a participação de representantes dos TRTs da 11ª (AM/RR), 14ª (RO/AC), 18ª (GO) e 21ª (RN) Regiões.

Também será abordado a efetividade da execução e o acompanhamento da tecnologia da informação. Estão previstas apresentações sobre os painéis CCS e SIMBA, com TRT da 1ª Região (RJ), gestão de precatórios e RPVs, TRT-18 (GO), além de ferramentas de monitoramento como o eGestão e painéis de informações gerenciais de TIC.

Painéis jurídicos encerram a programação
O último dia do evento será dedicado à gestão jurídica. Os painéis abordarão aspectos da gestão processual, tanto no primeiro quanto no segundo grau, com destaque para temas como acervo processual, produtividade e fluxo cumulativo no PJe.

Entre os painéis previstos, estão o Painel das Varas, com TRT1 (RJ); Acervo GECJ, TRT-5 (BA); Processos Pendentes na Vara, TRT-6ª (PE), bem como dados sobre tramitação no segundo grau e estoque processual, TRT-18 (GO).

Para encerrar o evento, o workshop reunirá apresentações sobre temas específicos da gestão jurídica, incluindo ações coletivas, audiências, atuação dos oficiais de justiça e mapa de jurisdição. O encerramento contará ainda com uma discussão técnica sobre os assuntos tratados.

Fonte: CSJT

305O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, participou da solenidade de abertura da "Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”. Promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a ação iniciou nesta segunda (12/5), Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM).

Realizado simultaneamente em todo o País no período de 12 a 16 de maio, o evento em Manaus ocorre das 8h às 17h, com oferta de diversos serviços à população, como expedição de documentos e retificação (ajustes) de documentos básicos, além de serviços de cidadania. Mutirão de atendimento é um esforço concentrado de combate ao sub-registro, buscando beneficiar, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social.

Também estiveram no evento pelo TRT-11 a juiza auxiliar da Presidência Carla Nobre e a secretá-geral da Presidência Gesla Lima.

O “Registre-se!” chega à terceira edição neste ano de 2025 e é coordenado regionalmente pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, que mobilizou mais de 15 organizações para oferecer os serviços à população durante o período.

Nesta edição de 2025, ao procurar atendimento no Centro de Convenções Vasco Vasques, a população terá acesso a serviços como: expedição de Carteira Nacional de Identificação (CNI); expedição de CPF (Cadastro de Pessoa Física); expedição de Título de Eleitor; expedição de primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento e de outros documentos básicos.

Haverá, ainda, orientação para retificações (ajustes) de documentos já expedidos; orientações sobre documentos do segmento de saúde e demais.

No mutirão, além de equipes de atendimento da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, o “Registre-se!” conta com equipes destacadas pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM); Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME); Defensoria Pública Estadual (DPE-AM); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); Ministério Público Estadual (MPE-AM); Vara de Registros Públicos; Receita Federal; Polícia Federal; Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo/IIACM) - Polícia Civil; Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM); Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM); Instituto de Protesto; Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr.ª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (PRODAM).

Confira galeria de fotos. 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: TJAM
Fotos: Carlos Andrade

 

 

Com a crescente participação feminina no mercado de trabalho, a necessidade de políticas de acolhimento e suporte torna-se cada vez mais evidente

303O crescimento da participação feminina no mercado de trabalho tem impulsionado mudanças significativas nas empresas e instituições, tornando essencial a criação de políticas que garantam suporte adequado às mulheres em diferentes fases da vida. No Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), essa realidade está cada vez mais presente, com um número crescente de mulheres ocupando cargos de magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias.

Diante desse cenário, o Projeto EmLace — Gestantes e Lactantes surge como uma iniciativa de acolhimento e apoio contínuo às mães trabalhadoras, garantindo que a maternidade seja reconhecida como parte legítima da trajetória profissional e não como um obstáculo. Mais do que uma ação pontual realizada no Mês das Mães, o projeto reflete a necessidade de um compromisso institucional permanente para assegurar que gestantes e lactantes tenham condições adequadas de atuação e reintegração ao trabalho.

Atualmente, as mulheres representam uma parcela significativa da força de trabalho no TRT-11: 58,1% dos estagiários são mulheres, assim como 57,14% das desembargadoras e 44,44% das juízas da primeira instância. No quadro geral, 45,9% dos servidores são mulheres, e 50,43% delas ocupam cargos de direção. Nos serviços terceirizados, a participação feminina também se destaca, alcançando 47%.

Esses números refletem uma crescente participação das mulheres e reforça a necessidade de iniciativas voltadas para o acolhimento daquelas que vivenciam a maternidade no ambiente profissional. “Empresas e instituições que adotam esse modelo demonstram um compromisso real com equidade e inclusão, criando um ambiente profissional mais saudável e produtivo para todos”, enfatiza a assistente social do TRT-11, Érica Silva Meneses.

Projeto EmLace
Coordenado pelo Serviço Social da Coordenadoria de Saúde, o Projeto EmLace é gerido pelas assistentes sociais e servidoras do TRT-11, Iracema do Nascimento Marinho Monteiro e Érica Silva Meneses. A iniciativa pretende garantir acolhimento e suporte às mães e lactantes que atuam no tribunal, promovendo ações voltadas ao bem-estar e à permanência dessas mulheres no ambiente profissional.

“O EmLace surge para apoiar mulheres que enfrentam a dupla ou tripla jornada no mercado de trabalho, garantindo que a maternidade não comprometa a capacidade produtiva e intelectual dessas profissionais, especialmente quando há suporte e planejamento adequados”, destaca Érica.

Rita de Cassia de Vasconcelos Dias Marie Palomares, da Coordenadoria de Gestão do Desenvolvimento de Pessoas do TRT-11, participa do projeto e ressalta ser desafiador conciliar maternidade e carreira, especialmente em situações que exigem maior atenção e dedicação. No caso de Rita, a rotina profissional é impactada por uma condição específica do filho, que tem Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). “Tem sido desafiante. Meu bebê não aceitou a fórmula que ele poderia tomar. Então, além dos desafios comuns, tenho essa questão que implica em estar disponível para amamentá-lo sempre que necessário.”

Outra participante do projeto é Paula Sauer Diehl, da Secretaria do Tribunal Pleno e Seções Especializadas. Para ela, a maternidade no ambiente de trabalho é uma jornada desafiante, marcada por inseguranças e expectativas sobre a reação dos colegas e chefia. “Sabemos que nem todas as instituições ou até setores têm um ambiente acolhedor para as mães como eu tive, por isso é importantíssimo que o Tribunal tenha projetos como o EmLace, que ofereçam suporte institucional às mães, para que se sintam mais seguras sobre seus direitos e emocionalmente amparadas no ambiente de trabalho.”

Os próximos encontros coletivos do EmLace no TRT-11 estão agendados para as seguintes datas: 11 de junho, 16 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 8 de outubro, 5 de novembro e 3 de dezembro.

#ParaTodosVerem
A imagem mostra uma pessoa grávida sentada, com as mãos apoiadas na barriga. Ela veste uma blusa rosa e uma camisa azul aberta.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Foto: Banco de imagens

 

Nota de pesarO Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário Carlos dos Santos Braga, aos 99 anos, ocorrido no domingo, 11 de maio. Ele deixa cinco filhos — entre eles o senador Eduardo Braga — além de netos e bisnetos.

O velório está ocorrendo nesta segunda-feira, 12 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, nº 5001, bairro Flores. O sepultamento está previsto para hoje às 16h, no Cemitério São João Batista.

Nascido em Santarém (PA), o senhor Carlos Braga foi um empresário visionário que construiu e consolidou um dos grupos mais respeitados do setor automotivo em Manaus (AM). Sua visão empresarial contribuiu significativamente para o desenvolvimento econômico da região, com a geração de empregos e investimentos.

Em nome de magistrados e servidores, o TRT da 11ª Região expressa as mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos, unindo-se a todos neste momento de luto e dor.

 

⭐ 11/09/1925
✝️ 11/05/2025

Monica Silvestre Rodrigues

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, decretou luto oficial de três dias, a partir deste domingo (11/05), em virtude do falecimento da juíza do trabalho Monica Silvestre Rodrigues, titular da 6ª Vara do Trabalho de Manaus.

Durante o período de luto, as bandeiras serão hasteadas a meio-mastro na sede do Tribunal, fóruns e demais unidades da Justiça do Trabalho da 11ª Região, em sinal de respeito e homenagem à magistrada por sua trajetória e dedicação à instituição.

Monica Silvestre Rodrigues nasceu em 27 de abril de 1967 e iniciou sua carreira na Justiça do Trabalho como servidora pública, exercendo o cargo de técnica judiciária de 1990 a 1994. Atuou como promotora de Justiça substituta no Ministério Público do Estado do Amazonas de maio a setembro de 1994, quando tomou posse como juíza substituta no TRT da 11ª Região.

A magistrada faleceu neste domingo (11/05), aos 58 anos. Deixa o esposo, também juiz do trabalho Rildo Cordeiro Rodrigues, e um filho, Renato Silvestre Rodrigues.

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2