A XXII Jornada Institucional dos Magistrados (Jomatra) no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), coordenada pela Escola Judicial da 11ª Região (Ejud11) e realizada entre os dias 7 e 11 de abril, abordou ferramentas inovadoras, comunicação acessível e o uso de tecnologias na Justiça do Trabalho. Com o tema “Novos Rumos da Justiça do Trabalho: Inovações e Modernidades”, o evento proporcionou instrução a magistradas e magistrados por meio de palestras.
O encerramento do evento contou com a presença do presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, da diretora da Escola Judicial, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, e a mediação do vice-diretor da Ejud11, juiz Igo Zany Nunes Correa. Segundo a diretora da Ejud11, o evento ofereceu “palestras extremamente atualizadas e bem investigadas, que certamente enriqueceram o trabalho de magistrados e magistradas”.
O evento promoveu debates multidisciplinares e trouxe perspectivas inovadoras para o judiciário. O último dia da Jomatra foi marcado pelas palestras do conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que destacou a sustentabilidade no poder judiciário, e do juiz Ney Stany Morais Maranhão (TRT-8), que abordou a aplicação prática da inteligência artificial na Justiça do Trabalho.
Sustentabilidade
O presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade, conselheiro do CNJ Guilherme Guimarães Feliciano, abriu as atividades no último dia do evento com a palestra “Sustentabilidade e o Papel do Poder Judiciário”. Em sua apresentação, destacou que a questão da sustentabilidade, especialmente os impactos negativos das mudanças climáticas, “tem causado prejuízos ao cotidiano dos trabalhadores, e o Judiciário, com uma abordagem cuidadosa, pode oferecer uma contribuição significativa.” Ele também enfatizou a importância de um olhar diferenciado para as questões regionais. “Os estados do Norte, em especial, terão, nos próximos anos, um papel central na promoção da sustentabilidade e na preservação ambiental.”
Conselheiro do CNJ, Guilherme Feliciano, falou sobre a “Sustentabilidade e o Papel do Poder Judiciário”
Juiz Ney Maranhão, do TRT-8, ministrou a palestra “IA — JT com Aplicação Prática”
Inteligência artificial
Em seguida, o juiz Ney Stany Morais Maranhão do TRT-8 ministrou a palestra e oficina “IA — JT com Aplicação Prática”. Segundo ele, é essencial compreender que estamos vivendo uma realidade “inteiramente imersa nas tecnologias digitais”, onde essas ferramentas se apresentam como recursos de grande potencial para o trabalho na magistratura. Ele destacou a importância de uma “incorporação não só produtiva, mas também segura e responsável” dessas tecnologias.
O juiz apontou ainda a necessidade urgente de “letramento digital e capacitação básica” para todos os profissionais, considerando que, atualmente, qualquer carreira pública ou privada demanda um conhecimento mínimo de inteligência artificial, especialmente de tecnologias generativas. Ele ressaltou ainda que seu papel tem sido proporcionar uma “abordagem mais prática e aplicada” para auxiliar os magistrados na utilização dessas ferramentas.
Encerramento
A Jomatra tem como objetivo estimular a reflexão e o debate sobre questões relevantes para a Justiça do Trabalho e para a magistratura. Durante o encerramento, a desembargadora Ruth Barbosa Sampaio ressaltou que o evento busca constantemente trazer temas relevantes. “Como se vê, em todas as Jomatras buscamos trazer temas atuais e enriquecedores, oferecendo um trabalho de excelência não apenas ao Judiciário, mas também à sociedade.”
Confira as fotos da XXII Jomatra.
Des.Eulaide Maria Vilela Lins; vice diretor da Ejud11, juiz Igo Zany; e diretora da Ejud11, des. Ruth Sampaio
Magistrados participaram do encerramento da Jomatra
Confira as fotos da XXII Jomatra.
#ParaTodosVerem
Imagem 1: A imagem mostra o encerramento formal da Jomatra, com participantes voltados para um orador próximo a um púlpito e um banner destacando o nome do evento. O ambiente é profissional e bem organizado, sugerindo a importância da ocasião.
Imagem 2: A imagem mostra um homem de terno preto segurando um microfone, falando em frente a uma tela grande que exibe o seguinte texto em português: "Garantir a Segurança e Saúde no Trabalho num Clima em Mudança".
Imagem 3: A imagem mostra uma pessoa usando um blazer azul escuro e camisa preta, segurando um microfone enquanto fala.
Imagem 4: A imagem mostra o ambiente formal do evento Jomatra, com mesas decoradas, uma mesa principal com três pessoas e elementos como copos, taças, flores e um banner ao fundo. O cenário reflete uma atmosfera educacional ou jurídica.
Imagem 5: A imagem apresenta um grupo grande de pessoas em traje formal reunidas para uma foto em ambiente interno iluminado, com destaque para uma pessoa em cadeira de rodas e elementos decorativos como mural colorido e plantas.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Fotos: Roumen Koynov