237A XXII Jornada Institucional dos Magistrados (Jomatra) no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), coordenada pela Escola Judicial da 11ª Região (Ejud11) e realizada entre os dias 7 e 11 de abril, abordou ferramentas inovadoras, comunicação acessível e o uso de tecnologias na Justiça do Trabalho. Com o tema “Novos Rumos da Justiça do Trabalho: Inovações e Modernidades”, o evento proporcionou instrução a magistradas e magistrados por meio de palestras.

O encerramento do evento contou com a presença do presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, da diretora da Escola Judicial, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, e a mediação do vice-diretor da Ejud11, juiz Igo Zany Nunes Correa. Segundo a diretora da Ejud11, o evento ofereceu “palestras extremamente atualizadas e bem investigadas, que certamente enriqueceram o trabalho de magistrados e magistradas”.

O evento promoveu debates multidisciplinares e trouxe perspectivas inovadoras para o judiciário. O último dia da Jomatra foi marcado pelas palestras do conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que destacou a sustentabilidade no poder judiciário, e do juiz Ney Stany Morais Maranhão (TRT-8), que abordou a aplicação prática da inteligência artificial na Justiça do Trabalho.

Sustentabilidade
O presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade, conselheiro do CNJ Guilherme Guimarães Feliciano, abriu as atividades no último dia do evento com a palestra “Sustentabilidade e o Papel do Poder Judiciário”. Em sua apresentação, destacou que a questão da sustentabilidade, especialmente os impactos negativos das mudanças climáticas, “tem causado prejuízos ao cotidiano dos trabalhadores, e o Judiciário, com uma abordagem cuidadosa, pode oferecer uma contribuição significativa.” Ele também enfatizou a importância de um olhar diferenciado para as questões regionais. “Os estados do Norte, em especial, terão, nos próximos anos, um papel central na promoção da sustentabilidade e na preservação ambiental.”

238Conselheiro do CNJ, Guilherme Feliciano, falou sobre a “Sustentabilidade e o Papel do Poder Judiciário”239Juiz Ney Maranhão, do TRT-8, ministrou a palestra “IA — JT com Aplicação Prática”

Inteligência artificial
Em seguida, o juiz Ney Stany Morais Maranhão do TRT-8 ministrou a palestra e oficina “IA — JT com Aplicação Prática”. Segundo ele, é essencial compreender que estamos vivendo uma realidade “inteiramente imersa nas tecnologias digitais”, onde essas ferramentas se apresentam como recursos de grande potencial para o trabalho na magistratura. Ele destacou a importância de uma “incorporação não só produtiva, mas também segura e responsável” dessas tecnologias.

O juiz apontou ainda a necessidade urgente de “letramento digital e capacitação básica” para todos os profissionais, considerando que, atualmente, qualquer carreira pública ou privada demanda um conhecimento mínimo de inteligência artificial, especialmente de tecnologias generativas. Ele ressaltou ainda que seu papel tem sido proporcionar uma “abordagem mais prática e aplicada” para auxiliar os magistrados na utilização dessas ferramentas.

Encerramento
A Jomatra tem como objetivo estimular a reflexão e o debate sobre questões relevantes para a Justiça do Trabalho e para a magistratura. Durante o encerramento, a desembargadora Ruth Barbosa Sampaio ressaltou que o evento busca constantemente trazer temas relevantes. “Como se vê, em todas as Jomatras buscamos trazer temas atuais e enriquecedores, oferecendo um trabalho de excelência não apenas ao Judiciário, mas também à sociedade.”
Confira as fotos da XXII Jomatra.

240Des.Eulaide Maria Vilela Lins; vice diretor da Ejud11, juiz Igo Zany; e diretora da Ejud11, des. Ruth Sampaio241Magistrados participaram do encerramento da Jomatra


Confira as fotos da XXII Jomatra.

#ParaTodosVerem

Imagem 1: A imagem mostra o encerramento formal da Jomatra, com participantes voltados para um orador próximo a um púlpito e um banner destacando o nome do evento. O ambiente é profissional e bem organizado, sugerindo a importância da ocasião.
Imagem 2: A imagem mostra um homem de terno preto segurando um microfone, falando em frente a uma tela grande que exibe o seguinte texto em português: "Garantir a Segurança e Saúde no Trabalho num Clima em Mudança".
Imagem 3: A imagem mostra uma pessoa usando um blazer azul escuro e camisa preta, segurando um microfone enquanto fala.
Imagem 4: A imagem mostra o ambiente formal do evento Jomatra, com mesas decoradas, uma mesa principal com três pessoas e elementos como copos, taças, flores e um banner ao fundo. O cenário reflete uma atmosfera educacional ou jurídica.
Imagem 5: A imagem apresenta um grupo grande de pessoas em traje formal reunidas para uma foto em ambiente interno iluminado, com destaque para uma pessoa em cadeira de rodas e elementos decorativos como mural colorido e plantas.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Fotos: Roumen Koynov

236A desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), foi eleita presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra) para o período 2025/2026. A eleição ocorreu em 28/3, durante a 80ª reunião do Conselho ocorrida em Natal (RN).

Aclamada por unanimidade, a nova presidente do Conematra já integrava a administração anterior como vice-presidente. Ela agradeceu a indicação do desembargador Paulo Régis Machado Botelho (TRT-7), presidente da gestão 2024/2025, e falou da importância da união das Escolas para um trabalho de excelência. “A nossa pretensão é um trabalho de união do Conselho no sentido de enriquecer cada vez mais. Fazer os eventos nacionais em diferentes regiões enriquece a todos, pois isso permite às Escolas conhecerem outras culturas, bem como as necessidades de cada região, de cada escola, de cada tribunal. Quando você passa a conhecer mais do outro, você aprende e acaba incorporando tudo aquilo que é necessário para o nosso crescimento e enriquecimento, enquanto escola, enquanto diretores de escola. E este crescimento é positivo não só para magistrados e magistradas, servidores e servidoras, mas para a sociedade como um todo”, afirmou.

Também foram eleitos os demais membros da nova administração do Conematra: a vice-presidente Maria Cesarineide de Souza Lima (desembargadora do TRT-14), a secretária-geral juíza Wiviane Souza (TRT-6), e os integrantes do conselho-executivo Flávio Luiz da Costa (TRT-9) e Maria Beatriz Gubert (TRT-12).

Sobre o Conematra
O Conematra é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelas Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas. Tem foro na comarca de Brasília e sede administrativa na cidade onde estiver localizado o TRT a que pertencer o presidente da entidade.

#ParaTodosVerem
A imagem mostra cinco pessoas vestidas formalmente, lado a lado, em frente a uma tela de projeção durante um evento chamado Conematra. Parece ser um momento significativo.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Coordcom
Foto: TRT-21

As iniciativas são o foco da segunda matéria sobre o balanço do período

215No biênio 2024/2026, a melhoria da infraestrutura predial, a otimização dos recursos orçamentários e a inovação tecnológica constituem objetivos estratégicos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). A seguir, confira as ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias, alinhadas a três eixos da gestão.

Revitalização da Infraestrutura Predial (Eixo 2)

Ações para a retomada das obras do novo Fórum Trabalhista de Manaus

A gestão do TRT-11 iniciou ações integradas para viabilizar a retomada das obras do novo Fórum Trabalhista de Manaus. Entre as medidas, destaca-se a capacitação técnica de servidores com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), com foco na condução segura e eficaz do processo licitatório. O objetivo é garantir o êxito da nova licitação e a continuidade da obra com responsabilidade técnica e jurídica.

Projeto Correição Integrada

Com o objetivo de fortalecer a atuação da Corregedoria nas Varas do Trabalho do interior, o TRT-11 criou o projeto Correição Integrada. A iniciativa une esforços da Corregedoria e da área de engenharia para avaliar, durante as correições, as condições estruturais dos prédios. O objetivo é identificar melhorias necessárias e promover ambientes mais seguros e funcionais para servidores, advogados e jurisdicionados.

Visitas aos Fóruns de Manaus e Boa Vista

A atual gestão do TRT-11 realizou visitas técnicas aos Fóruns Trabalhistas de Manaus/AM e Boa Vista/RR para diagnóstico e planejamento de melhorias estruturais. Em Boa Vista, foi avaliada a infraestrutura física e discutida a criação de um ambulatório para servidores e magistrados. As visitas contaram com a participação da Presidência, Direção-Geral e setor de engenharia. A ação visa aprimorar o ambiente de trabalho e o atendimento ao público.

 

233Visita ao Fórum Trabalhista de Manaus

234Visita ao Fórum Trabalhista de Boa Vista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira (Eixo 6)

Redução com despesas de viagens

O TRT-11 reduziu expressivamente as despesas com viagens de magistrados e servidores nos dois primeiros meses de 2025. Conforme o relatório de despesas elaborado pela Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF), os pagamentos de diárias e passagens diminuíram 68,07% em comparação ao mesmo período do exercício de 2024.

Tecnologia e inovação (Eixo 8)

Integração do sistema Simba

A partir deste ano, os resultados das investigações patrimoniais no sistema Simba passam a ser compartilhados entre as 32 Varas do Trabalho do TRT-11. A medida visa aumentar a eficiência da execução trabalhista e evitar retrabalho. O Simba permite o rastreamento de movimentações financeiras de devedores e a análise detalhada de possíveis fraudes. A centralização das informações é coordenada pela Divisão de Pesquisa Patrimonial (Dipep), nos termos da Portaria 130/2025/SGP.

231Obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus

235Reunião entre dirigentes e magistrado(a)s do TRT-11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem:

Imagem 1: Grupo de pessoas com roupas formais caminha em um salão de entrada, perto de duas fileiras de cadeiras vermelhas à esquerda.
Imagem 2: Grupo de oito pessoas com roupas formais em um salão de entrada.
Imagem 3: Prédio em construção do novo Fórum Trabalhista de Manaus, com uma estrutura alta de concreto, ainda sem vidraças. O céu está parcialmente nublado, enquanto edifícios ao redor compõem a paisagem urbana.
Imagem 4: reunião em um auditório, com pessoas sentadas, em frente a uma mesa onde estão três homens e uma mulher. Todos usam roupas formais.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Andreia Nunes e Paula Monteiro
Arte: Carlos Andrade
Fotos: Acervo Coordcom

Nota de pesarO Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor JOSÉ AUGUSTO NEPOMUCENO, aos 59 anos, lotado na 1ª Vara do Trabalho de Manaus, ocorrido na sexta-feira (11/4).

Foram 36 anos de exemplar dedicação à Justiça do Trabalho, marcados por uma trajetória pautada pelo respeito, responsabilidade e companheirismo. No exercício do cargo de técnico judiciário, José Augusto construiu um legado de integridade e deixa uma memória afetiva duradoura entre colegas, amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

O velório está ocorrendo na Funerária Canaã neste sábado (12/4), sala 6, localizada na Avenida Major Gabriel. O cortejo fúnebre sairá às 15h deste sábado (12/4), com destino ao Cemitério Parque de Manaus (Av. do Turismo, 107 - Tarumã) , onde será realizado o sepultamento.

Em nome de magistrados e servidores, a Presidência do TRT da 11ª Região manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos, neste momento de profunda dor.


⭐ 08/12/1965
️ ✝️11/04/2025

Justiça do Trabalho retoma construção com meta de licitação em um ano e conclusão em 30 meses

231A retomada da construção do novo Fórum Trabalhista de Manaus é uma das metas prioritárias da atual gestão do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). O novo prédio, que vai contar com modernas técnicas de construção civil, com foco na sustentabilidade, representará um marco para a Justiça do Trabalho na capital amazonense.

O novo prédio, com uma área de 25 mil m², terá 15 andares, incluindo três subsolos destinados ao estacionamento. A estrutura será capaz de acomodar 26 Varas do Trabalho e contará com áreas de apoio, bancos, salas da Escola Judicial e um auditório para até 141 pessoas. O orçamento da obra está estimado em R$ 91,5 milhões. Além disso, a construção proporcionará uma economia anual de aproximadamente R$ 8,1 milhões aos cofres do TRT-11, eliminando os gastos com o aluguel atualmente pago pelo prédio onde funciona o Fórum Trabalhista de Manaus.

A previsão para concluir o prédio do novo Fórum Trabalhista de Manaus é de 30 meses após o término da licitação. Para acelerar o processo, a Diretoria-Geral do TRT-11 desenvolveu o projeto Mãos à Obra, com o objetivo de finalizar a licitação em um ano. A iniciativa faz parte do Eixo 2 do planejamento estratégico do biênio 2024–2026, liderado pelo presidente do regional, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, que tem como prioridades a revitalização da infraestrutura predial, a promoção da qualidade de vida e a sustentabilidade.

Essa obra tem como objetivo melhorar o ambiente para servidores, magistrados, advogados e jurisdicionados. Para alcançar esse propósito, o projeto conta com a colaboração de diversos setores do TRT-11, como a Diretoria-Geral, Secretaria de Administração, Secretaria de Assessoramento Jurídico-Administrativo, Coordenadoria de Manutenção e Projetos, Núcleo de Engenharia e Arquitetura, Coordenadoria de Governança de Contratações e Obras, além do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o diretor-geral Ildefonso Rocha de Souza, a relevância do projeto é promover a integração das unidades administrativas do TRT-11. “O objetivo é garantir que essas unidades trabalhem de forma coesa para concluir, com êxito, o processo licitatório e permitir a retomada da obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus, cuja finalização está pendente há anos e integra um dos principais eixos da gestão atual da Presidência.”

As principais ações do projeto incluem: capacitar servidores na gestão e fiscalização de contratos de obras e serviços de engenharia, conforme a Lei n.º 14.133/2021; identificar necessidades e etapas da contratação com as unidades gestoras; criar um sistema de gerenciamento das etapas e tarefas de contratação; promover reuniões com os gestores das unidades responsáveis; e finalizar o processo licitatório para retomar a obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus.

Curso
230Curso de licitação feito para servidores do TRT-11A etapa inicial do projeto Mãos à Obra foi marcada pela realização de dois treinamentos in company, ministrados pelos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), Rafael Jardim Cavalcante e André Pachioni Baeta. Os cursos ocorreram nos meses de fevereiro, março e abril, totalizando 32 horas de capacitação, com foco na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e no Planejamento de Contratações.

Histórico
A obra do Fórum Trabalhista de Manaus, licitada em 2013 e iniciada em 2014, foi interrompida em 2016 devido a problemas financeiros da empresa contratada. Em 2018, uma nova empresa foi contratada para concluir a estrutura de concreto e, em 2021, outra contratação foi feita para finalizar a alvenaria da fachada, totalizando R$ 33,6 milhões em gastos até o momento.

Em 2022, o TRT-11 revisou os projetos utilizando a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que integra elementos arquitetônicos, estruturais e de instalações, garantindo maior precisão, qualidade, redução de desperdícios e minimização de problemas técnicos. Essa revisão foi aprovada pelo CSJT em junho de 2024.

O prédio segue também as diretrizes da Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2020), com rampas, elevadores, sanitários e sinalizações, projetados para garantir autonomia, conforto e segurança para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

232Projeto do novo Fórum Trabalhista de Manaus

 

#ParaTodosVerem
Imagem 1: A imagem mostra o prédio em construção do novo fórum trabalhista de Manaus, com uma estrutura alta de concreto, ainda sem vidraças. Há andaimes e barreiras de segurança no topo, indicando que a obra está em andamento. O céu está parcialmente nublado, enquanto edifícios ao redor compõem a paisagem urbana.
Imagem 2: A imagem mostra uma sala organizada e iluminada, onde pessoas formalmente vestidas participam de um curso do projeto Mãos à Obra. Algumas fazem anotações, enquanto outras utilizam dispositivos eletrônicos.
Imagem 3: A renderização do novo fórum trabalhista de Manaus exibe um edifício moderno com fachada em tons de laranja e branco, grandes janelas e áreas verdes ao redor. A entrada principal possui rampa e escadas, complementada por pessoas e carros ao redor.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Fotos: Acervo Coordcom

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Pesquisar...