Iniciativa pontou ações de segurança que podem ser adotadas no dia a dia para terceirizados, estagiários e aprendizes

54482881929 5e3930af85 cEm alusão ao Dia Mundial de Segurança e da Saúde no Trabalho, o Fórum Trabalhista de Manaus (FTM) sediou, nesta segunda-feira (28), uma palestra sobre como prevenir acidentes e medidas de segurança em casos de sinistros. A ação foi conduzida pela juíza do trabalho Andrezza Lins e direcionada aos terceirizados, estagiários e aprendizes do Tribunal Regional do Trabalho da 11⁠ª Região AM/RR (TRT-11).

A iniciativa é coordenada pelo Comitê do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho/Programa Trabalho Seguro no TRT-11, sob a gestão do desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva e como gestoras regionais as juízas do trabalho Carolina de Souza Lacerda Aires França, Andrezza Lins Vieira e Bárbara de Oliveira Villas Boas Silveira.

Conforme a palestrante, a medida reforça que a prevenção e a conscientização a esses acidentes no âmbito do TRT-11. “Nosso objetivo é conscientizar todos os trabalhadores, independente do vínculo, para tomarem conta do local de trabalho, exigirem seus direitos quanto às normas de segurança e saúde, para que possa ser evitado acidentes e doença ocupacional”, salienta a juíza.

54482967998 7f28d845e3 cjuíza do trabalho Andrezza Lins Vieira

A palestrante abordou durante a exposição medidas preventivas e treinamentos ao trabalhador contra acidentes nos espaços onde atuam, buscando incentivar melhores medidas no dia a dia. “Achei a palestra de suma importância, pois destaca as dificuldades que os trabalhadores encontram nas organizações e principalmente, ajuda os colaboradores a enxergarem e se portarem em situações que podem comprometer sua saúde física ou mental”, disse o estagiário Brendo Moreira, lotado na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGPES).

Conforme dados apresentados durante a palestra, o Brasil registra anualmente milhares de acidentes laborais, muitos dos quais poderiam ser evitados com medidas simples de segurança, conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Nesse cenário, a Justiça do Trabalho incentiva ações durante o Abril Verde, mês onde instituições, empresas e profissionais discutem sobre medidas para prevenir acidentes de trabalho.

 

 

 

Comunicação de acidente de trabalho

Andrezza também abordou sobre a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), sendo um documento que formaliza, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Esse documento é de emissão obrigatória por parte do empregador e deve ser registrada imediatamente depois do acidente ou no primeiro dia útil após o sinistro, mesmo sem afastamento do funcionário.
Nos casos onde o empregador se omite, a notificação pode ser feita pelo próprio trabalhador, seus dependentes, sindicatos, médicos ou autoridades públicas. A emissão é realizada online, por meio da plataforma Gov.br. O CAT é fundamental para assegurar os direitos previdenciários e trabalhistas do profissional atingido.

54483046460 661bf8c9c3 k

#ParaTodosVerem

Imagem 1 : palestra sobre “Segurança no Trabalho” para um grupo uniformizado em auditório com púlpito, bandeiras e tela de projeção.

Imagem 2 : A imagem mostra uma mulher falando ao microfone, usando blazer preto e óculos, durante uma apresentação. Ela está em pé diante de uma mesa com cadeira executiva ao fundo, em ambiente formal.

Imagem 3 : A imagem mostra um auditório cheio, com várias fileiras de pessoas sentadas de frente para uma mulher que faz uma palestra. A maioria dos presentes veste roupas azuis. Ao fundo, há um púlpito, bandeiras e uma tela com um slide projetado. O ambiente é bem iluminado e formal.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Juliana Damasceno 
Fotos: Renard Batista

 

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2