Iniciativa reforça alinhamento com diretrizes do CNJ e Agenda 2030 da ONU

329Placas solares na Sede Judiciária do TRT-11O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) aprovou, em março deste ano, a primeira revisão do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021–2026, incluindo metas de eficiência energética, mobilidade sustentável e consumo consciente. A nova versão, estabelecida pela Resolução Administrativa nº 76/2025, incorporou três indicadores para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE), alinhando-se às recentes diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltadas à descarbonização no Judiciário brasileiro.

De acordo com o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, a revisão do PLS 2021–2026 está alinhada a um dos eixos estratégicos da atual gestão e renova o compromisso institucional em promover a sustentabilidade, especialmente por se tratar de um tribunal com jurisdição em dois estados amazônicos. Ele ressalta que este novo olhar para um futuro sustentável no Judiciário ganha cada vez mais prioridade, em sintonia com as metas definidas pelo CNJ.

“A Justiça do Trabalho da 11ª Região tem plena consciência do seu papel na preservação ambiental, especialmente por atuar em uma região estratégica como a Amazônia. Com essa atualização do nosso PLS, damos mais um passo rumo a um modelo de gestão comprometido com a descarbonização, a responsabilidade socioambiental e o futuro das próximas gerações”, afirmou o presidente do TRT-11.

Novos indicadores de sustentabilidade

A revisão foi proposta pelo Comitê de Sustentabilidade, coordenado pelo juiz do Trabalho Sandro Nahmias Melo, em consonância com o Programa Justiça Carbono Zero do CNJ (estabelecido pela Resolução CNJ nº 594/2024) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Confira os três novos indicadores que visam monitorar e aprimorar as práticas sustentáveis do TRT-11:

  • Plano de Descarbonização: refere-se ao planejamento formal para redução das emissões de gases de efeito estufa.
  • Índice de Descarbonização: está ligado ao percentual de impacto de carbono compensado.
  • Índice de Consciência Ambiental: avalia o percentual de ações de educação ambiental em relação ao total de capacitações promovidas.

Energia solar e plantio de mudas

Uma das principais iniciativas incluídas no PLS é o projeto Descarboniza TRT-11, que visa ampliar o uso de energia solar nos prédios do TRT-11 em Manaus, Boa Vista e no interior do Amazonas. Atualmente, a Sede Judiciária conta com 100 placas solares em funcionamento e um novo pregão eletrônico para aquisição de mais placas foi lançado em fevereiro deste ano.

A meta é que 90% do consumo de energia elétrica nos prédios do tribunal sejam de fonte renovável em 2026. O projeto também prevê o plantio de mudas nativas em comunidades locais, visando compensar o impacto calculado da emissão de carbono.

Acesse a íntegra do PLS 2021/2026 revisado no Portal da Transparência do TRT-11.

 


#ParaTodosVerem: três homens em um telhado, no meio de placas solares.

 


Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Foto: Renard Batista

 

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2