Conexão Inclusiva foi destaque na 5ª edição do FestLabs Nacional, que reuniu tribunais de todo o país em Belém (PA) para compartilhar práticas de aprimoramento da Justiça

704O Projeto Conexão Inclusiva, iniciativa pioneira do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), foi um dos destaques da 5ª edição do FestLabs Nacional, realizada em Belém (PA), na primeira semana de setembro. Reconhecida como a primeira feira de empregabilidade e capacitação voltada exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD) em Manaus, a iniciativa foi apresentada durante o evento, que teve como foco práticas voltadas ao aprimoramento da Justiça, com ênfase na acessibilidade, eficiência e integração entre tecnologia, sustentabilidade e criatividade em ambiente colaborativo.

A juíza Gisele Araújo Loureiro de Lima, vice-coordenadora do Laboratório de Inovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), representou o TRT-11 no evento, que marcou o encerramento de uma série de encontros regionais promovidos ao longo do ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A programação reuniu magistrados, magistradas, servidores e servidoras dos Laboratórios de Inovação de todo o país, com palestras, oficinas, debates e troca de boas práticas.

Segundo a magistrada, o TRT-11 foi um dos 10 tribunais selecionados para apresentar projetos inovadores durante o FestLabs 2025, oportunidade em que pôde evidenciar a relevância do Projeto Conexão Inclusiva, iniciativa com potencial de ser replicada em outras regiões do país por meio de futuras parcerias. “A participação no FestLabs 2025 consolidou a presença do TRT-11 no cenário nacional de inovação, reforçando seu protagonismo institucional e identificando oportunidades de integração tecnológica e de aprimoramento da prestação jurisdicional”, enfatiza a juíza Gisele Lima.

Programação

O evento também contou com a apresentação de projetos nacionais conduzidos pelo CNJ, com destaque para o Projeto Conecta, que tem como objetivo identificar soluções tecnológicas inovadoras e estruturar uma rede colaborativa entre os tribunais. Além disso, a cerimônia foi marcada pela entrega do Prêmio de Inovação 2025 às iniciativas mais inovadoras do país.

Entre os projetos premiados, destaca-se o Projeto PAI — Painel de Autoinspeção, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), ferramenta que permite às varas monitorar metas e pendências. Também recebeu destaque o “Zé Preca”, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), site interativo voltado ao esclarecimento de dúvidas sobre precatórios, com linguagem acessível e abordagem amigável ao público.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Foto: Uchoa Silva/TJPA

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2