692

A corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima), desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, juntamente com a sua equipe, realizou, entre os dias 11 e 15 de julho, correição ordinária nas três Varas do Trabalho de Boa Vista e no Núcleo de Protocolo e Distribuição de Feitos do Fórum Trabalhista da capital Roraimense.

Na ocasião, a juíza Eliane Leite Correa estava presidindo as três Varas do Trabalho de Boa Vista, tendo em vista as férias dos juízes titulares Izan Alves de Miranda Filho (1ª VTBV) e Raimundo Paulino Cavalcante Filho (3ª VTBV) e as folgas compensatórias da juíza Samira Márcia Zamagna Akel (2ª VTBV). No encerramento das atividades de correição, a juíza do trabalho Samira Márcia Zamagna Akel retornou das folgas e passou a exercer a titularidade de duas Varas (2ª e 3ª VTBV), acompanhando a leitura da Ata na 3ª VTBV. A magistrada também estava no exercício da Diretoria do Fórum Trabalhista de Boa Vista/RR e acompanhou a correição no Núcleo de Protocolo e Distribuição dos Feitos.

Durante a correição da 1ª VTBV, foi averiguado que a Vara está cumprindo satisfatoriamente a Meta 1 do CNJ no exercício de 2016, com o porcentual de 123,19%, demonstrando, em termos quantitativos, que a unidade correicionada vem alcançando uma excelente produtividade neste ano. Com relação a 3ª VTBV, observou a corregedora que houve também o cumprimento da Meta 1 do CNJ, com percentual de 100,18%.

Na correição da 2ª Vara do Trabalho de Boa Vista, a corregedora identificou pouca quantidade de processos em fase de liquidação, cujo patamar, conforme dados colhidos nos sistemas e-Gestão e PJe, demonstrou a prioridade concedida aos processos nessa fase.

Em ata, a corregedora também constatou visível melhoria de atendimento aos jurisdicionados realizado pelo Núcleo de Protocolo e Distribuição de Feitos. Constatou-se que o prazo de agendamento para as tomadas de reclamatórias foi reduzido de 60 para sete dias, demonstrando o esforço para dar celeridade ao atendimento. A Corregedoria orientou, no entanto, que o setor continue reduzindo o prazo de agendamento para que a tomada de reclamatória seja realizada no mesmo dia em que o jurisdicionado procura a Justiça do Trabalho.

Sobre as correições
A correição ordinária está prevista no inciso XI do artigo 682, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e artigo 38, I, II, do Regimento Interno. Ela tem como objetivo verificar a quantificação e movimentação processual, como o tempo médio de tramitação dos feitos, a produtividade dos magistrados. As atividades tem elevada importância ressaltando-se o papel de orientação e de prevenção exercido pela Corregedoria.

As atas das correições estão disponíveis no endereço www.trt11.jus.br, no menu Corregedoria.

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2