O juiz titular da Vara do Trabalho de Tabatinga, Gerfran Carneiro Moreira, participou, em Brasília, da homenagem aos 40 anos da Anamatra - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, realizada pelo Senado Federal, na última segunda-feira (10/10).
A solenidade foi presidida pelo autor do requerimento para sua realização, senador Paulo Paim (PT/RS), e foi marcada pelo reconhecimento dos participantes da luta estatutária da Anamatra pelos direitos sociais e pela valorização da Magistratura e da Justiça do Trabalho.
Ao abrir a sessão, o senador Paim centrou a sua exposição no reconhecimento do papel do trabalho do magistrado; das dificuldades para investidura no cargo de juiz e de sua extenuante carga de trabalho; e na importância da Justiça do Trabalho na solução de litígios, em especial em momentos de crise, quando ocorre um expressivo aumento do número de processos por descumprimento de direitos. “Em 2015, a Justiça do Trabalho alcançou o volume de 2,6 milhões de processos, um aumento de 12,3% em relação a 2014. Mesmo nessa circunstância, manteve a tradição de ser uma das mais céleres do país”, disse.
O senador lembrou, em especial, a atuação da Associação contra a regulamentação da terceirização nos moldes propostos no PLC 30/201 e contra a PEC 241/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. São propostas, que, na avaliação do senador, afetam direitos conquistados pelos trabalhadores, opinião essa compartilhada pelos demais participantes da sessão.
O evento foi prestigiado por diversos diretores da entidade. Além do presidente da Anamatra, Germano Siqueira, alguns presidentes das Amatras também participaram da solenidade, além do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, diversos dirigentes associativos da Magistratura e do Ministério Público, entre outras autoridades. O magistrado do TRT11, Gerfran Carneiro Moreira, estava representando a Amatra XI.
Confira a galeria de imagens.
Fonte: ANAMATRA