O magistrado do TRT11 é o primeiro representante do Amazonas a integrar a Academia
O juiz Sandro Nahmias Melo tomou posse como membro na Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) em cerimônia realizada na última sexta-feira (04/08), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11). O magistrado, juiz titular da 17ª Vara do Trabalho deste Regional, é o primeiro representante do Amazonas na Academia, fundada em 1978. A votação que o escolheu para compor a ABDT ocorreu no mês de fevereiro, em São Paulo.
A Sessão Solene da Academia Brasileira de Direito do Trabalho deu posse ao amazonense na cadeira de número 20. Estavam presentes na cerimônia de posse os acadêmicos da ABDT Georgenor Franco Filho, Pedro Paulo Teixeira Manus - ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vicente Malheiros; os magistrados do TRT11: desembargadora Elonora de Souza Saunier - presidente do Regional, desembargador Benedicto Cruz Lyra, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, desembargadora Solange Maria Santiago Morais, Aldemiro Dantas, Edna Fernandes, Mauro Braga, Túlio Macedo e Alexandro Alves, além de convidados do novo imortal.
A cerimônia foi presidida pelo presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Georgeonor de Sousa Franco Filho, desembargador do trabalho da 8ª Região, que saudou o novo membro da ABDT afirmando que o ingresso dele no maior e mais importante grupo de estudos do Direito do Trabalho do Brasil é um reconhecimento à obra de todos os juristas do Estado do Amazonas, que passarão a ser representados pelo nosso novo confrade. "A Academia Brasileira de Direito do Trabalho objetiva ter esse caráter nacional: atingir a totalidade dos Estados da Federação. O Amazonas carecia de um representante local. Um outro amazonense integra a ABDT, o professor Pedro Thaumaturgo Soriano de Mello, mas é residente em Belém do Pará. Agora, o Amazonas integra-se oficialmente à ABDT, ocupando uma das suas 100 cadeiras. Estamos em festa com o ingresso do amazonense Sandro Nahmias Melo em nosso quadro de sócios efetivos. O Estado do Amazonas passa a se inserir efetivamente no mapa dos principais juristas brasileiros do Direito do Trabalho", disse.
Sonho, perseverança e gratidão
Durante a cerimônia de posse, Sandro Nahmias declarou estar muito honrado e agradecido por ser o primeiro representante do Amazonas na Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Em seu discurso ele falou de sonho, perseverança, gratidão, futuro, e fez um histórico do início da sua relação com o Direito da Trabalho, ressaltando também o orgulho em pertencer aos quadros do TRT da 11ª Região. "Chego à Academia Brasileira de Direito do Trabalho tomado de emoção e temor pela responsabilidade. Responsabilidade em ser o primeiro representante do Amazonas na Academia. Temor de integrar uma instituição fundada em 10 de outubro de 1978 por juristas do quilate de Arnaldo Süssekind. Juristas que admirei a minha vida toda, estudei por seus livros e, agora sinto-me como se sonhasse, como se estivesse para acordar. Mas, no dia de hoje, desperto com o sonho realizado e com o compromisso renovado de honrar a escolha da Academia e o meu Amazonas", afirmou. Ele finalizou o discurso falando sobre o futuro: "Devemos prosseguir sonhando, pois sonhos nos impulsionam para um futuro melhor".
Biografia
O magistrado ingressou no TRT11 em 1994, é Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Constitucional e do Trabalho. Atua como professor de Graduação e Pós-Graduação, e é autor de diversos livros jurídicos, entre eles Meio ambiente do trabalho: Direito Fundamental; o Direito ao Trabalho da Pessoa Portadora de Deficiência: Ação afirmativa; e Princípios de Direito Ambiental do Trabalho. O magistrado é atual presidente da Amatra XI - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 11ª Região, gestão 2015/2017.
Sobre a ABDT
A Academia Brasileira de Direito do Trabalho foi fundada em 10 de outubro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de juristas ligados ao Direito do Trabalho. Os patronos da Academia são o Ministro Luiz Gallotti e o Professor Cesarino Júnior.
Com 100 membros efetivos de diversos Estados brasileiros, a ABDT tem como objetivo o estudo do Direito e do Processo do Trabalho, o aperfeiçoamento e a difusão da legislação trabalhista, bem como a publicação de estudos na área do Direito do Trabalho.
Simbolicamente, atribui-se aos acadêmicos a condição de "imortais", tendo em vista a sagrada missão que lhes cabe de garantir a perenidade das instituições jurídico-trabalhistas.
A ABDT também atua na organização de cursos, simpósios, conferências e congressos nas diversas regiões do Brasil, visando despertar a pesquisa e promover o acesso aos novos conhecimentos sobre o Direito do Trabalho.
Confirma a galeria de imagens.
ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda
Fotos: Koynov
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel. (92) 3621-7238/7239