Em prosseguimento à execução do Calendário de Correições 2025, a Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região realizou, no mês de abril, correições ordinárias em três unidades jurisdicionais: a 5ª Vara do Trabalho de Manaus, a Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo e a 17ª Vara do Trabalho de Manaus.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Desembargador Corregedor Alberto Bezerra de Melo, com o acompanhamento da equipe da Corregedoria, e tiveram como objetivo principal avaliar o funcionamento das unidades, promover o diálogo com magistrados e servidores e identificar boas práticas e oportunidades de aprimoramento.
5ª Vara do Trabalho de Manaus
A primeira visita do mês ocorreu em 3 de abril, na 5ª Vara do Trabalho de Manaus, ocasião em que o corregedor foi recebido pelo Juiz Titular Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, pelo Juiz Substituto Gustavo Gazzola Barella e pela Diretora de Secretaria Elaine Cristine Melo de Oliveira Ciriaco. A unidade demonstrou comprometimento com a prestação jurisdicional e apresentou cumprimento integral das metas nacionais do CNJ em 2023 e 2024. Destacaram-se os esforços para entrega de sentenças de mérito, bem como o cuidado para conter o crescimento do acervo, em especial na fase de liquidação.
Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo
Em 14 de abril, foi realizada a correição na Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo, onde os trabalhos contaram com a participação do Juiz Titular Sandro Nahmias Melo e da Diretora de Secretaria Regina Helena Lima Barros. A unidade demonstrou bom desempenho nos indicadores, com destaque para a redução do acervo total, mesmo diante do aumento expressivo de processos recebidos. Os prazos médios estiveram, em sua maioria, abaixo das médias regionais e nacionais, ainda que tenham sido apontados pontos de atenção quanto aos prazos da fase de instrução e à tramitação de processos sobrestados.
17ª Vara do Trabalho de Manaus
O mês foi encerrado com a correição na 17ª Vara do Trabalho de Manaus, em 30 de abril, com a presença do Juiz Titular Adelson Silva dos Santos, da Juíza Substituta Karina Oliveira Zarbielli, do Juiz Substituto Dhiancarlos Picinin e do Diretor de Secretaria Davson Eduardo Nogueira Damasceno. A unidade apresentou melhora significativa no ranking nacional do IGest, com destaque para o aumento da resolutividade e o cumprimento das metas nacionais do CNJ. Ainda assim, foram identificadas oportunidades de melhoria nos prazos entre a realização de audiências e o encerramento da instrução processual, além de recomendações relacionadas ao saneamento de pendências e à padronização de procedimentos.
As correições realizadas em abril reafirmam o compromisso da Corregedoria com a aproximação das unidades judiciárias, a escuta institucional e o fortalecimento das boas práticas no âmbito do TRT da 11ª Região.
Os calendários de itinerância e de correição estão disponíveis na página institucional da Corregedoria no site do Tribunal.
Texto e fotos: Equipe da Corregedoria