A atividade direcionada ao público interno integra a programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

297Na tarde da última terça-feira (13/5), o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizou a roda de conversa on-line com o tema "Assédio e Saúde Mental: como agir?" como parte da programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, coordenada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral do TRT-11. Mediado pelo psicólogo Ismael Rabelo e pela assistente social Iracema Monteiro, ambos servidores do tribunal, o evento ocorreu na plataforma Zoom, das 12h30 às 13h30, e teve como objetivo promover reflexões sobre o impacto do assédio no ambiente de trabalho e na saúde mental dos servidores.

Iniciada na segunda-feira (12/5), com abertura durante a sessão da 2ª Turma, a programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação no TRT-11 se estende até sexta-feira (16/5). Além da roda de conversa, a programação inclui oficina prática, blitz educativa, palestras e a assinatura de uma Carta Compromisso com a participação de diversas instituições. Essas ações visam fortalecer a cultura de respeito no ambiente de trabalho por meio de atividades formativas e interativas voltadas a magistrados, servidores, estagiários, aprendizes, terceirizados e à sociedade em geral.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorre anualmente em maio. Em todo o país, são promovidas ações que buscam sensibilizar e capacitar os profissionais do Judiciário sobre a importância de prevenir e combater o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação no ambiente de trabalho.

Como identificar, prevenir e combater

Durante a roda de conversa, os mediadores abordaram as características do assédio no ambiente de trabalho, as peculiaridades do serviço público, os prejuízos a todos os envolvidos e as orientações de como agir diante de condutas inadequadas. Também alertaram sobre o papel de quem exerce um cargo de liderança, que deve zelar pelo bem-estar de sua equipe, dar feedbacks construtivos no momento e local adequados, assim como mostrar-se disponível para o diálogo.

Ismael Rabelo apresentou uma retrospectiva dos primeiros estudos sobre assédio moral no trabalho conduzidos pelo psicólogo alemão Heinz Leymann na década de 1980. Ele destacou que o assédio é uma violência psicológica caracterizada por condutas abusivas que expõem trabalhadores a situações constrangedoras e humilhantes, interferindo na liberdade, na dignidade e nos direitos da personalidade.

Iracema Monteiro apresentou um caso fictício que ilustrou situações de assédio e liderança tóxica, promovendo discussões sobre como identificar e lidar com essas situações no cotidiano profissional. Ao abordar os danos sociais, ela citou o sociólogo Ricardo Antunes, salientando que “uma vida desprovida de sentido no trabalho é incompatível com uma vida plena fora do trabalho”.

Canais de denúncia
Para garantir o acolhimento e a proteção das vítimas de assédio e discriminação, o TRT-11 mantém canais exclusivos para receber denúncias, assegurando sigilo e acompanhamento adequado. Os canais disponíveis são:

Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Google Meet: link para atendimento


Ouvidoria do TRT-11
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Balcão Virtual: link para atendimento
Telefones: (92) 3261-7402/7400 | 0800 923 6210

 

#ParaTodosVerem: arte gráfica nas cores principais branca e roxa, com uma mão espalmada sugerindo ser um pintura formada com tinta roxa. No centro da mão, está o desenho do perfil uma pessoa ajoelhada, com as mãos na cabeça. A imagem inclui o título CAMPANHA DO TRT-11 DE COMBATE AO ASSÉDIO E À DISCRIMINAÇÃO nas cores roxa e preta. Logo, abaixo, a frase Não se cale, denuncie! e a logo do TRT da 11ª Região (AM/RR). 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Arte: Carlos Andrade

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2