Palestra aberta ao público externo abordará estratégias de enfrentamento ao assédio nas organizações
Com programação voltada à prevenção e à promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizará, no período de 13 a 16 de maio de 2025, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. Coordenadas pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRT-11, as atividades envolvem palestra, roda de conversa online, oficina prática, blitz contra assédio e a assinatura de uma carta de compromisso.
O coordenador do Comitê no âmbito do TRT-11, desembargador corregedor Alberto Bezerra de Melo, explica que a semana não será apenas de eventos, mas de reflexão para servidores, magistrados, e também para o público externo. “Será uma semana de combate e de reflexão para que a sociedade tenha a noção do que é assédio, do que é discriminação. Esses termos não são apenas jurídicos, mas são termos voltados para a ética do combate. Precisamos combater todos os tipos de assédio que ocorrem no ambiente de trabalho”, declarou.
A iniciativa integra o calendário de ações da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário, conforme a Resolução do CNJ nº 351/2020 e a Resolução do CSJT nº 325/2022.
Palestra
Na sexta-feira, 16 de maio, a partir das 9h, no Auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, será realizada uma palestra com o tema “Assédio nas organizações: desafios e estratégias de enfrentamento”. Proferida pela procuradora do Trabalho Fabíola Bessa Salmito de Almeida, a palestra é gratuita e aberta ao público externo, e encerra as ações da semana. Também será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRT-11 no YouTube.
Durante a solenidade de encerramento acontecerá a assinatura da Carta Compromisso de Combate ao Assédio Moral, Sexual e a toda forma de Discriminação, reafirmando o compromisso do Tribunal com a ética, o respeito às diversidades e a promoção de um ambiente institucional pautado na dignidade da pessoa humana. Além do TRT-11 a Carta Compromisso também será assinada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, OAB/AM, Ministério do Trabalho e Tribunal de Contas do Estado e Justiça Federal.
Programação
Confira a programação detalhada com foco na capacitação de gestores, servidores, magistrados, estagiários, terceirizados e no diálogo com a sociedade:
12/05 (segunda-feira)
Abertura da Semana com pronunciamento do corregedor
Horário: 9h
Atividade: Local: Plenário da 2ª Turma (2º andar da sede judiciária)
Público-alvo: magistrados, servidores e público interno
13/05 (terça-feira)
Roda de Conversa Online: “Assédio Moral e Saúde Mental: como agir?”
Horário: 12h30 às 13h30
Público-alvo: magistrados e gestores do TRT-11
Local: plataforma Zoom (link a ser enviado aos inscritos)
14/05 (quarta-feira)
Oficina prática: “Testando percepções, Comunicação Não Violenta, Você é o gestor: e agora?”
Horário: 12h30 às 13h30
Local: mini auditório do Fórum Trabalhista de Manaus (9° andar)
Público-alvo: magistrados, servidores, terceirizados e público externo
15/05 (quinta-feira)
Blitz contra o assédio
Horário: a partir das 10h30
Local: unidades do TRT-11
Público-alvo: magistrados, servidores, terceirizados
Palestras em Coari
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Auditório Silvério José Nery (Estrado do Aeroporto, Coari/AM)
Público-alvo: servidores, acadêmicos e sociedade em geral
16/05 (sexta-feira)
Palestra aberta ao público externo: “Assédio nas Organizações: desafios e estratégias de enfrentamento”
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório do Fórum Trabalhista de Manaus (Av. Ferreira Pena, Centro)
Palestrante: Dra. Fabiola Bessa Salmito de Almeida – Procuradora do Trabalho
Atividade complementar: Assinatura da Carta Compromisso de Combate ao Assédio Moral, Sexual e a Toda Forma de Discriminação
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda, com informações do Comitê de Prevenção ao Assédio
Artes: Carlos Andrade