Também aconteceu a primeira sessão do Tribunal Pleno de 2026

55Ampliar a acessibilidade, revitalizar a estrutura predial e tecnológica, investir na transparência administrativa, aperfeiçoar a gestão financeira e orçamentária e humanizar as relações de trabalho foram os compromissos citados na abertura do Ano Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), ocorrido na manhã desta sexta (6/2). O presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, conduziu a solenidade, que reuniu magistrados, advogados, servidores e convidados.

Em seu discurso de abertura, o desembargador presidente falou dos desafios para 2026, da importância na melhoria contínua da prestação jurisdicional e do papel social da Justiça do Trabalho. “Temos um papel social inegável: equilibrar relações naturalmente desiguais, assegurar direitos fundamentais e promover pacificação social. Cada decisão proferida busca preservar a dignidade do trabalhador e a segurança jurídica do empregador, garantindo que o desenvolvimento econômico caminhe ao lado da justiça social”, afirmou.

A ampliação da acessibilidade está entre os compromissos estabelecidos na Gestão do Biênio 2024/2026. “Nosso tribunal precisa ser cada vez mais inclusivo. A Justiça deve ser compreensível, alcançável e acolhedora para todos. Estamos investindo em capacitação para atendimento humanizado. Justiça que não é acessível não é plenamente justa”, disse o presidente do TRT-11, citando outros compromissos da Justiça do Trabalho com o cidadão e com a Constituição e o Estado Democrático de Direito.

56

57

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continuidade ao plano de gestão

A juíza auxiliar da presidência, Carla Priscilla Silva Nobre, apresentou a execução dos projetos em 2025 e as perspectivas para 2026. Ela citou ações organizadas conforme os eixos de gestão estabelecidos pela Presidência e pelos projetos estratégicos do biênio 2024/2026.

Em sua fala, a juíza do Trabalho destacou as reformas realizadas em algumas unidades do TRT-11, e das providências para a construção do novo Fórum Trabalhista de Manaus, cuja licitação será aberta em março de 2026. Também frisou a ampliação das ações da Justiça Itinerante, dos Postos de Inclusão Digital e de projetos voltados à interiorização dos serviços.

Ganharam relevância as iniciativas de inclusão e responsabilidade social, como o projeto Conexão Inclusiva, campanhas institucionais, ações ambientais e parcerias com diversas instituições, reforçando o papel social da Justiça do Trabalho nos estados do Amazonas e de Roraima.

O discurso da auxiliar da presidência, Carla Nobre, evidenciou ainda os avanços na produtividade, com aumento de 25% nas conciliações; o uso estratégico da tecnologia; as capacitações em inteligência artificial; a implantação do Projeto Inova TRT-11; e o início do processo de certificação ISO 37301 em compliance. Por fim, medidas administrativas voltadas à reorganização do teletrabalho, à equalização da carga de trabalho e à valorização de magistrados e servidores complementam as perspectivas para 2026, que incluem a continuidade dessas ações, a expansão da inovação tecnológica e o reforço da transparência e da eficiência institucional, com foco em uma Justiça mais acessível, moderna e alinhada às necessidades do jurisdicionado.

Acesse aqui o folder dos Eixos da Gestão 2024-2026 do TRT-11. 

Em seguida, foi exibido um vídeo institucional com o resumo do conteúdo apresentado pela magistrada auxiliar da presidência. Confira o vídeo produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social.

Sessão do Pleno e promoção

Após a abertura do Ano Judiciário de 2026, foi realizada a primeira sessão do Pleno, com a presença dos desembargadores Jorge Alvaro Marques Guedes, presidente, David Alves de Mello Junior, vice-presidente; Alberto Bezerra de Melo, corregedor; Solange Maria Santiago Morais; Eleonora de Souza Saunier; Audaliphal Hildebrando da Silva; Ruth Barbosa Sampaio; Maria de Fátima Neves Lopes; José Dantas de Góes; Márcia Nunes da Silva Bessa; Joicilene Jerônimo Portela e Eulaide Maria Vilela Lins. Participaram, ainda, da sessão de julgamento o juiz convocado Audari Matos Lopes, e a procuradora Fabíola Bessa Salmito de Almeida, do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT).

Entre os 51 processos da pauta administrativa, o destaque foi a votação da promoção para o cargo de juiz titular da Vara do Trabalho de Lábrea, no interior do Amazonas, pelo critério de merecimento. Participaram os candidatos João Alves de Almeida Neto, Igo Zany Nunes Corrêa, Julio Bandeira de Melo Arce e André Luiz Marques Cunha Junior. O juiz do Trabalho Igo Zany Corrêa foi o vencedor da votação, sendo promovido por merecimento para a titularidade da VT de Lábrea.

58

59

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

60

61

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerimônia de abertura do ano judiciário e a primeira sessão do Tribunal Pleno de 2025 foram transmitidos ao vivo pelo YouTube do Tribunal Pleno e Seções Especializadas. 

Confira as fotos do evento. 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda
Fotos: Roumen Koynov e Carlos Andrade

Nova Logo Trabalho Seguro 02 PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 2 TRABALHO INFANTIL Nova Logo Trabalho Escravo PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 5 PJE PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 6 EXECUÇÃO |PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 7 CONCILIAÇÃO