Nesta segunda-feira, 30/05/2022, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - Amazonas e Roraima (TRT-11) e seu parceiro, o Instituto Soka Amazônia, abrem a Semana Nacional do Meio Ambiente, em Manaus. O evento prevê palestra sobre a Carta da Terra, campanha de arborização com doação de mudas e sementes de plantas silvestres, frutíferas e ornamentais amazônicas a magistrados, servidores e terceirizados, além de oficinas no Instituto Soka Amazônia. Em São Paulo, a desembargadora presidente do TRT-11, Ormy da Conceição Dias Bentes, participará da 1ª Conferência sobre Emergência Climática e Justiça Climática do Poder Judiciário, patrocinada pelo TRT2 nos dias 6 e 7 de junho. A presidente Ormy Bentes foi convidada para abrir a Exposição Sementes da Esperança e Ação, comoa parte da Conferência e que encerrará a programação do evento.

A Semana Nacional do Meio Ambiente tem como tema “Uma só Terra” com o objetivo de destacar a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. A data mundial acontece no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, principal data da Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo.

Sementes da Esperança e Ação

A iniciativa da exposição surgiu em 2002, durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável realizada na África do Sul, pela Soka Gakkai Internacional (SGI), em parceria com a Carta da Terra Internacional. A montagem começou como “Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o potencial humano”. Na ocasião, a mostra conquistou o terceiro lugar na categoria das exposições independentes. E a partir de então foi traduzida para seis idiomas, sendo visitada ao longo desse tempo por 2 milhões de pessoas em 27 países e territórios.

Como resultado das discussões da Conferência Mundial, o período de 2005 a 2014 foi definido como a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU” com ações promovidas junto com a sociedade civil. Em 2010, com a necessidade de realizar a atualização e a revisão do conteúdo da exposição, surge uma nova montagem: “Sementes da Esperança – Visões de sustentabilidade”, passos rumo às mudanças. Em 2019 foi concebida a nova versão da Exposição que recebe o título de “Sementes da Esperança e da Ação - Transformando os ODS em Realidade”. Entrou o ítem ação e foi construída uma nova ala com exemplos de pessoas e entidades que colocaram em prática os preceitos da Carta da Terra.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2