Na ocasião estavam presentes o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Bráulio Gusmão, e o diretor da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista, Luiz Eduardo da Cruz.

324Juiz auxiliar da presidência do CNJ e Gestor Executivo do PJE, Bráulio Gusmão, durante o encontro.Nesta quarta-feira (07/10) foi realizada a segunda etapa do encontro com o Comitê Nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe), na Sala de Sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ/RR). Na ocasião foram apresentados os avanços e desafios do Processo.

Durante o encontro, o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça e Gestor Executivo  do PJE, Bráulio Gusmão e o Diretor Titular da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista, Luiz Eduardo da Cruz, esclareceram sobre o estágio de implementação do processo eletrônico e apresentaram as perspectivas para o sistema jurisdicional. Também mostraram as mudanças ocorridas desde a criação do sistema e as relações com advogados e jurisdicionados. E destacaram os ganhos na efetividade da prestação jurisdicional com o PJE.

De acordo com o juiz Bráulio Gusmão, o PJe é uma mudança grandiosa para o judiciário. “Deixamos de trabalhar com centenas de papel e vamos para os dados totalmente eletrônicos que estão dentro do sistema. Cada regional tinha seu sistema, agora, de qualquer lugar do Brasil pode-se tramitar os processos usando um único sistema. Isso facilitará o modo de serviço e poupará tempo”,afirmou.

Desde fevereiro de 2013 até os dias atuais, a Vara Regional do Trabalho, por exemplo,  já recebeu mais de 4.500 processos, destes, 2.689 já foram finalizados, resultando em 60%. O número significativo para o sistema que está em fase de implantação. Segundo o Diretor da 3ª Vara de Trabalho de Boa Vista, Luiz Eduardo da Cruz, o PJE é um sistema que veio para ser grandioso. “Conseguimos otimizar o processo, batemos todas as metas, isso significa que o Processo Judicial Eletrônico  é mais célere que o sistema físico”.

Em operação desde 2011, o PJE funciona em 2,3 mil órgãos julgadores de 44 tribunais, somando mais de 5,2 milhões de processos em tramitação.

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2