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5° Seminário da Região Serrana (telepresencial): 

"Crise Climática e Mundo do Trabalho: litigância, Justiça e Direitos da Natureza na Serra Fluminense".


A Escola Judicial convida todas as pessoas interessadas para os painéis e debates, que, pela primeira vez, serão telepresenciais, com transmissão ao vivo para as pessoas inscritas.


DATA: 24 de outubro de 2025


HORÁRIO: Das 9h às 13h


Modalidade: Telepresencial

 
 

PROGRAMAÇÃO

 
 

9h - 11h


PAINEL 1

 A CRISE CLIMÁTICA, O IMPACTO NAS VIDAS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES E A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO


Mediadora: CISSA BIASOLI – Juíza Coordenadora do Núcleo da Região Serrana


Palestra 1 – A ciência do clima e o conceito de transição justa.

Palestrante: LUISA MARIA DIELE VIEGAS - Cientista. Doutora em ecologia e evolução pela UERJ.


Palestra 2 – A realidade da região serrana - A ciência do clima e o conceito de transição justa no mundo do trabalho.

Palestrante: MARIANE MOTERANI SILVA - Procuradora do MPT


Palestra 3 - Inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores: uma reflexão sobre justiça social e climática. 

Palestrante: MARIA FERNANDA PERALTA - Assessora Técnica na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ).

11h - 13h

 

PAINEL 2 

JUSTIÇA CLIMÁTICA, DIREITOS DA NATUREZA E LITIGÂNCIA CLIMÁTICA

 

Mediadora: LUANA LOBOSCO FOLLY PIRAZZO - Juíza do Trabalho do TRT1

 

Palestra 1 – A litigância climática como instrumento para a redução do risco de desastres.

Palestrante: VALERIANA AUGUSTA BROETTO - Advogada

 

Palestra 2 – O impacto da crise climática na região serrana, a garantia de direitos socioambientais e a qualidade de vida dos trabalhadores.

 

Palestrante: FELIPE RAMOS CABRAL SÁ - Internacionalista e pesquisador de salvaguardas socioambientais

 

ASSISTA AQUI
 
 

Basta abrir o link da transmissão acima e registrar a participação na frequência que será postada no chat do seminário pela Escola Judicial do TRT/RJ.

Seja bem-vinda, seja bem-vindo!

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Programação Completa – Semana do(a) Servidor(a) 2025

É com grande entusiasmo que a Secretaria de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em parceria com a Coordenadoria de Serviços Integrados à Promoção da Qualidade de Vida e a Escola Judicial, convida todos(as) a participarem da Semana do(a) Servidor(a) 2025, que será um evento online e ocorrerá entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025.

O evento é uma oportunidade única para melhorar a sua qualidade de vida, com palestras ministradas por especialistas, alguns de renome nacional, nas áreas de saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Programação Completa - Semana do(a) Servidor(a) 2025

 

20/10/2025 – Abertura da Semana do(a) Servidor(a)
 Palestra: "Meu filho tá online demais – equilibrando o uso das telas no dia a dia familiar"
 Palestrante: Dra. Ana Escobar – Médica pediatra de referência nacional e divulgadora científica
 Horário: 14h às 15h

A Dra. Ana Escobar fará uma palestra única para o TRT2 e comunidade e discutirá os desafios da convivência familiar com a tecnologia, trazendo estratégias baseadas em evidências científicas para equilibrar o uso de telas por crianças e adolescentes.

Conteúdo Programático:

-   Como equilibrar o uso das telas no dia a dia familiar;

-   Impactos do uso excessivo de smartphones e redes sociais;

-   Recomendações para pais e educadores com base em estudos científicos.

Destaque: Sorteio do livro "Meu filho tá online demais", autografado pela palestrante, entre os participantes que assinarem a lista de presença até o final da palestra. Já está guardado no Setor médico do TRT2 aguardando o(a) sorteado(a).


21/10/2025 Palestra: Higiene do Sono
 Palestrante: Dr. Mário Henrique Camargos de Lima – Médico oftalmologista do TJMSP
 Horário: 14h às 15h

O Dr. Mário abordará os impactos do sono na saúde física e emocional e compartilhará práticas simples e eficazes para melhorar a qualidade do descanso.

Conteúdo Programático:

-    Conceito e importância do sono;

-    Mudanças no sono ao longo da vida;

                          -     Práticas de higiene do sono;

-    Riscos e alternativas aos medicamentos indutores de sono.


22/10/2025 Palestra: Gestão das Emoções e o Impacto na Interação Mente e Corpo – Parceria com Programa de Trabalho Seguro do TRT2 e Grupo de Trabalho Interinstitucional do TRT2 

 Palestrante: Dra. Aparecida Maria Pacetta – Médica ginecologista e especialista em medicina integrativa
 Horário: 17h às 18h

Em mais uma edição de grande sucesso, a Dra. Aparecida retorna ao TRT2 para uma palestra essencial sobre como o estresse, a ansiedade e o medo impactam a saúde, e ensinará técnicas de respiração e atenção plena para o equilíbrio emocional.

Conteúdo Programático:

-    Como o estresse, medo e ansiedade afetam o corpo;

-    O papel da neurobiologia e da medicina integrativa no equilíbrio emocional;

-    Técnicas de respiração e autoconsciência para o dia a dia;

-    Transformação emocional e resiliência.


23/10/2025 Palestra: Vacinação: O que precisamos saber sobre isso
Palestrante:
 Dra. Amanda Nazareth Lara - Médica infectologista 

Horário: 18h às 19h

 

A Dra. Amanda abordará a importância da vacinação, explicando como as vacinas funcionam, os tipos existentes e como combater a desinformação sobre o tema.

Conteúdo Programático:

-  Histórico da vacinação e como ela evoluiu ao longo dos anos;
-  Mecanismos de ação das vacinas e tipos de imunização;

-  Efeitos na saúde coletiva e no controle de doenças;
-  Estratégias para lidar com a hesitação vacinal e a desinformação;
-  Calendários vacinais e o Programa Nacional de Imunização (PNI).


24/10/2025 – Encerramento da Semana do(a) Servidor(a)
 Palestra: "Saúde baseada em fatos ou boatos? Como a ciência pode proteger (ou prejudicar) você"
 Palestrante: Dr. Igor Eckert – Nutricionista e especialista em meta-análises científicas
 Horário: 14h às 15h

O Dr. Igor explicará como identificar informações científicas confiáveis e evitar fake News na área da saúde, com foco especial em nutrição e bem-estar.

Conteúdo Programático:

-    Como a ciência é produzida e por que estudos se contradizem;

-    Como distinguir estudos confiáveis de desinformação;

-    O papel de instituições científicas nacionais;

-    Estratégias para evitar ser enganado por fake News sobre saúde e nutrição.


Inscrições e Certificação

As inscrições são feitas por palestra, podendo o(a) participante se inscrever para a(s) palestra(s) que escolher. Cada participante receberá certificação de 1 hora-aula pela Escola Judicial (EJUD2) mediante assinatura da lista de presença.

Inscreva-se aqui agora para garantir sua vaga!

Mais informações do evento clique aqui.

No dia e horário marcados para cada palestra, acesse o canal da EJUD2 no YouTube: www.youtube.com/ejud2.

As palestras contarão com o seguinte recurso de acessibilidade: tradução para Libras.

IMPORTANTE: As palestras serão gravadas e disponibilizadas no canal de YouTube da Secretaria de Saúde do TRT2 posteriormente. Aproveite para se inscrever em nosso canal e não perder nenhuma novidade.

Não percam a oportunidade de Vossas Senhorias aprimorarem os vossos conhecimentos e fortalecerem a cultura de saúde no Poder Judiciário!

Quando caminhamos juntos, nossas missões ganham mais sentido e alcance!

Aguardamos a sua participação!

20250617 THUMB meu filho ta on demais 2   20250630 THUMB gestao das emocoes 1

20250630 THUMB higiene do sono 1   20250630 THUMB Saúde baseada em fatos ou boatos 1

20250630 THUMB Vacinação o que precisamos saber sobre isso 3 1

 

 

 

 

 

  • Versão 4.13 - (Data de Atualização: 28/10/2025)

Novidades da Versão:

- Integração com o Chat-JT, permitindo um ganho de produtividade e qualidade na análise de processos administrativos por meio do uso de Inteligência Artificial Generativa

- Novas funcionalidades para Ouvidoria:

a) Relatórios consolidados permitindo unificar as estatísticas da Ouvidoria, SIC e LGPD;

b) Novo botão para salvar as imagens dos relatórios;

c) Alterado o gráfico de avaliação da satisfação com o atendimento para contar apenas os atendimentos avaliados.

- Melhorias significativas na acessibilidade do sistema;

- Ao criar Solicitação de Providência permitir selecionar documentos para serem juntados ao processo que tratará a solicitação;

- Permitir visualização dos documentos pendentes de ciência antes da efetiva tomada de ciência (configurável por Tribunal);

- Melhorias nas consultas dos participantes no sistema Portal Participante;

 

  • Versão 4.12

Novidades da Versão:

- Melhorias significativas na acessibilidade do sistema;

Disponibilização de novos assuntos da Ouvidoria da Mulher demandados pelo Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv);

Suporte à numeração automática de atos administrativos por meio do GAA - Sistema de Gestão de Atos Administrativos do SIGEP-JT;

Possibilidade de criação de minutas durante o protocolo de processos.

-  Novo painel Diagnósticos do GAA, que facilita a verificação das configurações de integração ao sistema GAA pela área técnica.

 

  • Versão 4.11

Novidades da Versão:

- Possibilidade de login via GOV.BR no PORTAL PROAD;

- Melhorias nas funcionalidades disponibilizadas para os usuários externos (visualização de processos e pedidos complementares);

- Melhorias nas Solicitações de Providência;

- Visualização da aba Informações na ficha do processo após arquivamento, para os usuários da Ouvidoria;

- Melhoria na tela do envio de emails, permitindo autocompletar os emails dos usuários;

Pesquisa dos processos sigilosos na central de buscas para os usuários com permissão nos processos.

 

  • Versão 4.10

Novidades da Versão:

- Possibilidade de criar Grupos de Participantes para uso nas funcionalidades: Pedir Conhecimento, Solicitar Ciência, Solicitar Providência e Incluir Participantes Interessados (no cadastro e na ficha do processo).

- Novo Painel de Quantitativos de Pendências. O painel fica disponível no Quadro de Avisos e exibe o quantitativo das pendências do usuário e das áreas em que este possui permissão. Foram criados também novos painéis informativos e seus respectivos quantitativos:

a) Ciências aguardando terceiros.
b) Pedidos complementares aguardando avaliação.
c) Pedidos de desarquivamento pendentes.
d) Providências aguardando avaliação.
e) Providências aguardando terceiros

- Novo assunto: Ouvidoria da Mulher - Denúncia, em atendimento ao Ofício n. 05/2023/COLEOUV.

- Novo assunto: Notícia de Irregularidade Anônima, em atendimento à Resolução n. 373/CSJT, de 24 de novembro de 2023.

- Novas Preferências do Usuário:

a) Padrão de visualização dos documentos no visualizador: Original, Modo de impressão.
b) Padrão de ordenação dos documentos no visualizador: Crescente, Decrescente.
c) Preferência para desafixar o cabeçalho dos painéis.
d) Preferência para mostrar ou não novos painéis de pendências.

- Novo Painel de Diagnóstico da Ouvidoria, direcionado para auxiliar a área técnica a verificar as configurações.

- Padronização das variáveis dos templates.

- Evolução tecnológica.

Portaria 416/2025/SGP - Institui o Comitê de Implantação do Sistema Processo Administrativo Eletrônico (PROAD) no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

Portaria 396/2021/SGP - Institui e designa composição do Comitê Multidisciplinar do PROAD-Processo Administrativo Virtual. Portaria de criação do Comitê de Implantação do Sistema Proad. (Revogada)

Os períodos de indisponibilidade do PROAD , decorrentes de atualização da versão do sistema ou de problemas técnicos, serão divulgados nesta seção do Portal.

InícioTérminoMotivo
28/10/2025 às 15h00 28/10/2025 às 17h00 

Manutenção Programada: Atualização para versão 4.13.

É o sistema oficial da Justiça do Trabalho para processos administrativos eletrônicos e ouvidoria, substituindo o fluxo em papel por um trâmite 100% digital, com foco em eficiência, transparência e segurança.

Como acessar e quais são as senhas usadas? Básico
  • Senha de acesso: a mesma da rede do tribunal (VPN para acesso externo).
  • Senha de assinatura eletrônica: criada no primeiro acesso (menu do usuário → Assinatura eletrônica) e usada para assinar documentos.
Quais tipos de processo e de protocolo existem? Básico • Protocolo

Tipos de processo: Administrativo, Manifestação de Ouvidoria, Pedido de Informação (SIC), Requisição LGPD.

Tipos de protocolo: Normal/Completo (assuntos mapeados), Simplificado (livre desde o início), Pedido Complementar, Formulários Rápidos (Ouvidoria/SIC/LGPD), e Externo pelo Portal.

O que é o subscritor e quando ele é exigido? Protocolo

Em processos protocolados em nome da unidade, a criação só é efetivada após a autorização do subscritor (o superior hierárquico). Enquanto aguarda, o processo fica em “Protocolos aguardando autorização”.

Como definir prioridades, sigilo total e níveis de acesso de documentos? Protocolo • Documentos
  • Prioridade: Normal, Pessoa com deficiência, Doença grave, Idoso.
  • Sigilo total no processo: restringe todo o conteúdo a participantes e responsáveis autorizados.
  • Nível de acesso de documentos: Livre, Restrito, Em processo decisório, Público na Web, etc.
Como assumir um processo? Posso atribuir a outra pessoa? Tramitação

Clique em Assumir Processo na ficha; apenas um usuário atua por vez. Com permissão, use Atribuir Responsabilidade para delegar a outro servidor da área.

Como encaminhar, arquivar temporariamente ou sobrestar? Tramitação
  • Encaminhar: após cumprir a etapa da área atual, envie para a próxima unidade.
  • Arquivar temporariamente: retira dos painéis até novo prazo; pode definir data ou dias (sobrestamento).
  • Ao fim do prazo, o sistema reativa automaticamente e notifica a unidade.
O que significam “Solicitar Ciência” e “Pedir Conhecimento”? Tramitação • Documentos
  • Solicitar Ciência: registrar que pessoas/unidades tomaram ciência de documento(s).
  • Pedir Conhecimento: acionar outra área para analisar e tomar providências sobre documento(s).
Como criar, subir, assinar e publicar documentos? Documentos
  • Criar (editor do PROAD) ou Subir PDF (convertido para PDF/A automaticamente).
  • Assinar selecionados com a senha de assinatura eletrônica.
  • Publicar no DEJT quando o tipo documental for publicável.
Minutas durante a autuação: como funciona? Documentos

Se habilitado pelo parâmetro de sistema, é possível gerar minutas já no protocolo. O processo só segue após todas as minutas serem assinadas (fica como “Aguardando assinatura de minuta”).

Quais são os níveis de acesso de documentos? Documentos • Sigilo & Acesso

Entre os níveis: Livre, Restrito, Em processo decisório, Sigilo médico, Sigilo interessados, Público na Web. O padrão pode ser definido por assunto.

Posso compartilhar documento com usuário externo? Documentos

Sim. Use Compartilhar Documento para gerar acesso ao arquivo para um usuário externo no Portal PROAD.

Como juntar/vincular processos e ver todo o processo em PDF? Documentos
  • Vincular: cria relação visual entre processos (não altera a tramitação).
  • Juntar: une autos sob a mesma responsabilidade.
  • Ver todo processo: baixa PDF único com capa, histórico e todos os documentos.
Quem pode ver um processo sigiloso? Posso atribuir ou revogar sigilo? Sigilo & Acesso

Somente participantes e responsáveis com permissão. Use as ações Atribuir sigilo total e Revogar sigilo total (conforme perfil) para processos em andamento; alguns assuntos já nascem sigilosos.

O que encontro no Painel de Controle? Painéis & Consultas

Acompanhe tarefas como Estou tratando, Tenho que assinar/revisar/autorizar, pendências (Protocolos aguardando autorização, Encaminhados e pendentes), organização (Alertas, Marcadores, Pastas virtuais), e relatórios/funcionalidades de Ouvidoria/SIC/LGPD.

Como pesquisar processos e documentos? Painéis & Consultas
  • Consulta rápida (número/ano) na tela inicial.
  • Central de Buscas e Pesquisa Avançada (por critérios, eventos, documentos).
  • P abre o Menu Rápido para ir direto a funcionalidades.
O que está disponível no Portal Externo do PROAD? Portal Externo / Ouvidoria

Para usuários externos: protocolar processos (assuntos habilitados), consultar autenticidade de documentos, consulta pública (quando o assunto permitir), juntar documentos e acompanhar seus processos.

Quais recursos de Ouvidoria, SIC e LGPD o sistema oferece? Portal Externo / Ouvidoria

Formulários rápidos e públicos, painéis específicos, relatórios estatísticos e aba de Informações para dados complementares e integração com o Portal Nacional das Ouvidorias.

Com quais sistemas o PROAD integra? Integrações
  • PJe (associação e histórico de eventos)
  • SIGEP-JT (gestão de pessoas e numeração via GAA)
  • SAF (assentamentos funcionais)
  • Tramita.GOV.BR (malotes eletrônicos entre órgãos)
Boas práticas para criação e finalização do processo Básico • Documentos
  • Preencha completamente o modelo inicial quando existir.
  • Inclua e assine todos os documentos obrigatórios.
  • Escreva um resumo objetivo (evite dados sigilosos).
  • Marque “Acompanhar processo” para receber avisos por e-mail.
Erros comuns e como resolver Básico
  • Não consigo assinar: crie/recupere a senha de assinatura em “Assinatura eletrônica”.
  • Assunto não encontrado: pode não estar mapeado; contate Planejamento/TI.
  • Processo por engano: exclua antes de a área de destino assumir (ou enquanto aguarda autorização).

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