O evento também abriu as comemorações de 10 anos da Escola Judicial do TRT11

605"Ética, Cidadania e Profissionalismo: Três Elementos da Competência" foi o tema da palestra de abertura do ano letivo 2018 da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11). O evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23/02, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, contou com a presença de magistrados e servidores do Regional. A palestra foi proferida pelo escritor e psicólogo Rossandro Klinjey.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), desembargadora Eleonora Saunier, iniciou a cerimônia destacando a parceria institucional do Tribunal com a Ejud11, a qual contribui positivamente com o desenvolvimento do Regional. "O TRT11 vem sobressaindo no cenário nacional, despontando como um dos Tribunais Trabalhistas mais produtivos. Vê-se, nesse cenário, o esforço individual de cada servidor e de cada magistrado. Nem tudo, porém, seria possível sem a participação ativa da nossa Ejud11. Sentimo-nos honrados em reconhecer a importância da Escola Judicial para o crescimento contínuo da Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraima'', afirmou.

O diretor da Ejud11, desembargador David Alves de Mello Júnior, saudou a todos demonstrado alegria e satisfação em poder abrir os trabalhos do ano que a Escola Judicial completa dez anos de existência. ''Saudamos todos os alunos, sejam eles juízes, desembargadores, procuradores, servidores. Cultura e ensinamento, luz e saber, arrojo e desprendimento, coragem de ensinar e vontade de aprender. Assim completamos dez anos. Dez anos de vida e de acolhida, dez anos da nossa escola querida", citou ele em seu discurso.

Durante o evento foi apresentado um vídeo comemorativo dos dez anos da Ejud11. A mesa de abertura da cerimônia contou também com a presença do presidente da Amatra Xl, juiz do trabalho Mauro Augusto Ponde de Leão Braga, e do procurador-chefe do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento. Participaram da palestra magistrados e servidores do TRT11.

Elementos da competência

O palestrante Rossandro Klinjey iniciou sua fala comentando a visão equivocada que as pessoas têm do servidor público. "Após dar muitas palestras para servidores públicos, eu vi que não é verdade o que a maioria das pessoas pensam de vocês. Gostaria de reforçar aqui o sentimento, que muitos servidores públicos têm, de entender que a construção de um país que a gente quer passa pelo cumprimento do que a gente faz com competência" afirmou.

Ele destacou ser nos momentos de crise onde aparecem as melhores oportunidades de aprimoramento. Ao longo de toda a palestra afirmou que é possível, através de atitudes individuais, fazermos a diferença no mundo e melhorar o estado das coisas. "De algum modo esta crise que o Brasil passa nos trouxe um ganho, pois finalmente pudemos enxergar que o problema de corrupção não reside apenas no ambiente público, mas reside no coletivo de todos nós. E a medida em que a gente começa a fazer mudanças pessoais e particulares, conseguimos também impactar esse coletivo", disse.

Para ele, a ética, a cidadania e o profissionalismo são elementos de competência de todo ser humano, seja na vida particular ou na vida pública. Ele convoca todos a terem competência de reagir à crise e às coisas negativas. "Cada um de vocês aqui, servidor, juiz, desembargador, tem poder de fazer algo para beneficiar o coletivo. Muitos já fazem isso quando ajudam a solucionar os conflitos trabalhistas. Vamos participar desta mudança e fazer o nosso melhor. Nós todos somos responsáveis por mudar o nosso país", concluiu ele.

Sobre o palestrante

Rossandro Klinjey Irineu Barros é escritor, psicólogo clínico, mestre em Saúde Coletiva e doutorando em Psicanálise.

Autor dos livros “Temas complexos: uma abordagem didática”, “Help! Me eduque – Prepare seu filho para lidar com o mundo”, “As cinco faces do perdão” e coautor do livro “Educando para a paz”; ele atuou como professor nos cursos de Psicologia, Administração de Empresas, Marketing, Educação, entre outros.

Como palestrante atua nas áreas de recursos humanos, motivação, liderança, perspectivas educacionais, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura da paz, entre outros, no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Confira a galeria de imagens.

 

ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda
Fotos: Koynov
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel. (92) 3621-7238/7239

 


Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2