169O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR – Amazonas e Roraima (TRT11) participa do Movimento Abril Verde, campanha de âmbito nacional que visa alertar para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Como parte deste movimento, a Vara do Trabalho de Tabatinga irá realizar, no dia 12 de abril, palestras voltadas para a conscientização e prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. O evento é uma parceria TRT11, através da VT de Tabatinga, com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). As palestras acontecerão no auditório da UEA em Tabatinga, a partir das 17h30.

Confira abaixo a programação do evento intitulado de Abril Verde: "Acidentes não acontecem por acaso, mas por descaso".

Abertura: Dra Gisele Araújo Loureiro de Lima - Juíza Titular da Vara do Trabalho de Tabatinga

1ª Tema: Atos Inseguros e Condições Inseguras - A Importância do Uso do EPI", palestra ministrada pela Profª Núbia Alexandra Santos Torno. Graduada em Engenharia Ambiental. Pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho. Instrutora do CETAM, Nilton Lins e UEA. Professora do IFAM.

2º Tema: "O Impacto dos Intervalos de Repouso na Prevenção de Acidentes", proferido pelo Dr. Marcelo Antunes Santos. Pós graduado em Direito Público pela PUC- MG, mestrando em Direito ambiental pela UEA, advogado e professor da UEA.

3º Tema: "Acidentes e Doenças: Indenizações Cabíveis", pelo Dr. Jefferson Rodrigues de Quadros. Doutorando em estudos amazônicos pela UNAL. Mestre em Relações Internacionais e Direito da Integração na América Latina pela UDE. Mestre em Direito Ambiental pela UEA. Advogado e professor da UEA.

VTs iluminadas de verde

Os prédios do TRT11 em Manaus, em Boa Vista e as Varas do Trabalho do interior do Amazonas já estão iluminadas em adesão ao Abril Verde, movimento de conscientização contra os acidentes e as doenças ocorridas no ambiente de trabalho. Também em alusão à campanha, o site do TRT11 está nos tons do movimento.

Confira as fotos das VTs de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Coari, Lábrea, Macacapuru, e do Fórum Trabalhista de Boa Vista.

Caminhada em Manaus

Dentro da programação dos eventos do Movimento Abril Verde em Manaus, será realizada uma grande caminhada na Ponta Negra, dia 28 de abril, com inicio às 8h.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Após a caminhada, serão oferecidos serviços e atividades ligados a saúde e bem-estar, com o intuito de atrair o público e chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. Todos estão convidados.

 

ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda
Arte: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel. (92) 3621-7238/7239