Serviço oferece comunicação acessível a pessoas surdas por meio de videoconferência

242Com o compromisso de promover inclusão e acessibilidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) aderiu ao Balcão Visual, novidade que marca um avanço importante na comunicação inclusiva dentro da Justiça do Trabalho. Por meio desta iniciativa, o TRT-11 disponibiliza atendimento por videoconferência para pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A adesão e implementação do projeto no TRT11 está sendo coordenada pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) e apoiada pelo Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI). Destaca-se que o Balcão Visual está alinhado às diretrizes estratégicas do biênio 2024/2026, que priorizam serviços mais acessíveis e próximos da população. “Queremos uma Justiça do Trabalho cada vez mais acessível, com impacto direto na vida das pessoas”, destacou o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, ao comentar as ações implementadas nos primeiros 100 dias de gestão.

Ferramenta premiada e nacionalizada

O Balcão Visual foi criado e implementado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas). A iniciativa obteve reconhecimento nacional ao receber, em 2023, o Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável” na categoria dimensão social. O sucesso da iniciativa levou o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) a incentivar a adesão de outros Tribunais Regionais do Trabalho ao Balcão Visual, por meio do Ato Conjunto TST.CSJT nº 1, de 15 de janeiro de 2025.

Como funciona?

O serviço no TRT-11 funciona remotamente, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30 (horário de Manaus), por meio do link: https://portal.trt11.jus.br/index.php/servidor/balcao-visual-libras. A partir de um dispositivo com acesso à internet e câmera, a pessoa surda é atendida por um servidor capacitado em Libras, na central nacional sediada no TRT-15 e passa a intermediar a comunicação com a unidade responsável pelo assunto demandado.

Além do acesso remoto, o Balcão Visual também pode ser utilizado presencialmente nas Varas do Trabalho, Ouvidoria ou qualquer outra unidade do TRT-11 com atendimento ao público. Nestes casos, é necessário encaminhar a pessoa surda a um computador com câmera para acessar a plataforma. Um servidor da unidade também deverá entrar no link e fornecer as informações necessárias, que serão traduzidas para Libras em tempo real pelo atendente do balcão.

Apresentação institucional

Para marcar a implantação do serviço, o TRT-11 promoveu, no dia 10 de abril, uma reunião virtual com gestores e gestoras do Amazonas e de Roraima. O encontro foi conduzido pela servidora Líndice Prata, representante do Liods e gestora do projeto, que destacou o alinhamento da ação com as Resoluções nº 401/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e nº 218/2018, do CSJT.

Durante a apresentação, o servidor Maurício Bonilha Orsi, do TRT-15, compartilhou sua experiência na implementação da ferramenta e explicou a dinâmica do atendimento nacional, que conta com uma escala de servidores voluntários atuando por duas horas diárias, conciliando a prestação do serviço com outras atividades funcionais.

 

#ParaTodosVerem: arte gráfica em fundo branco com desenhos à direita de duas mulheres e um homem usando roupas coloridas. Eles se comunicam em Libras. À esquerda, estão em cor azul as palavras BALCÃO VISUAL, Atendimento em Libras no TRT-11, Inclusão e Acessibilidade!

 

Confira abaixo o vídeo sobre o funcionamento do Balcão Visual.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Arte: Carlos Andrade

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2