Durante o evento haverá doações de roupas e calçados arrecadados na campanha do tribunal
Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizará a entrega das doações da campanha “Vestir para Vencer” na sede do Instituto Hermanitos, em Manaus/AM. Com uma programação especial, o evento contará com a presença do presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, e do presidente do Instituto Hermanitos, Túlio Fak.
Idealizado pelo Comitê de Sustentabilidade do TRT-11, que tem como coordenador o juiz do Trabalho Sandro Nahmias Melo, o projeto “Vestir para Vencer” contou com o apoio da equipe do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência Carla Nobre. O projeto busca dar mais dignidade a quem está em situação de vulnerabilidade, além de incentivar o reuso de peças de vestuário.
Impacto social e ambiental
Durante a primeira fase da campanha, realizada de 24 de março a 9 de maio deste ano, foram arrecadados 570 itens, entre roupas e calçados totalizando cerca de 200 quilos. Juízes, servidores, advogados e cidadãos que frequentam os ambientes da Justiça do Trabalho fizeram as doações em pontos de coleta estratégicos no Fórum Trabalhista de Manaus, na Sede Judiciária e na Sede Administrativa do TRT-11, garantindo o acesso de todos que quiseram participar. Cerca de 30 pessoas serão diretamente beneficiadas, recebendo em média 19 itens cada.
A iniciativa também gerou impactos positivos ao meio ambiente: impediu que 100 quilos de material têxtil fossem descartados em aterros e evitou a emissão de 5 toneladas de CO₂, mesma quantidade de dióxido de carbono emitido por uma frota de 25 carros em um mês. Além disso, foram economizados mais de 2,3 milhões de litros de água – consumo equivalente a cerca de 11 mil banhos de 15 minutos – que seriam utilizados na produção de novas peças.
Homenagem no Dia do Refugiado
Nesta segunda fase, um evento especial vai marcar a doação das peças arrecadadas. A data de 20 de junho foi escolhido por ser o Dia Mundial do Refugiado, criado pela Organização das Nações Unidas para celebrar a coragem de pessoas que foram forçadas a deixar seus países em razão de guerras ou demais adversidades.
Na abertura do evento, Túlio Fak fará uma apresentação sobre o Dia Mundial do Refugiado. Na sequência, o diretor do Liods, Hylace Braga Filho, vai apresentar o balanço do projeto Vestir para Vencer. Também estão programadas uma roda de conversa sobre direitos trabalhistas com a juíza Carla Nobre e uma palestra sobre a importância de cuidar da imagem pessoal, com a diretora da Coordenadoria de Cerimonial do TRT-11, Lenúbia Aziz.
Serviço
Data: 20 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Instituto Hermanitos (Av. Leonardo Malcher, 1010, Centro – Manaus/AM)
#ParaTodosVerem
Imagm 1: Magistrada Carla Nobre em pé, vestida com roupa formal branca e calça azul, exibindo de forma entusiasmada uma sacola com roupas que estão sendo depositadas em uma caixa, em ação de doação para a campanha "Vestir para Vencer".
Imagem 2: Magistrado Sandro Nhamias em pé, vestido com roupa formal azul-marinho e branca, exibindo de forma entusiasmada uma sacola com roupas que estão sendo depositadas em uma caixa, em ação de doação para a campanha "Vestir para Vencer".
Imagem 3: Magistrada Mariana Maltez em pé, vestida com roupa formal predominantemente preta, exibindo de forma entusiasmada uma sacola com roupas que estão sendo depositadas em uma caixa, em ação de doação para a campanha "Vestir para Vencer".
Imagem 4: Servidores em pé, vestidos com roupas formais, exibindo de forma entusiasmada a caixa coletora de roupas da campanha "Vestir para Vencer".
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Rafael Ramos dos Santos, com informações da Liods
Foto: Carlos Andrade