Tribunal do AM e RR obteve o 1º lugar em Projeto Gráfico e o 3º lugar em Redes Sociais

990Andreia Nunes, diretora da Coordcom do TRT-11O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) foi um dos destaques da 1ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Além de conquistar o 1º lugar na categoria Projeto Gráfico, com o calendário de mesa 2025 “Saúde Mental: um cuidado integral para o ano inteiro”, o TRT-11 obteve o 3º lugar em Redes Sociais pela campanha de combate ao assédio moral no ambiente de trabalho promovida no Instagram em maio deste ano.

A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (3/12), em Brasília (DF), durante o Encontro Nacional das Unidades de Comunicação Social da Justiça do Trabalho 2025. Em sua estreia, a premiação contemplou sete categorias (Projeto Gráfico, Comunicação Interna, Reportagem Escrita, Produto Radiofônico, Produto Audiovisual, Redes Sociais e Campanha Institucional), além do Grande Prêmio destinado ao projeto com maior pontuação geral. Os primeiros lugares foram agraciados com troféus e todos os finalistas receberam certificados de participação.

991Equipes de comunicação dos TRTs finalistasCuidado com a saúde mental

Desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) em parceria com a equipe multiprofissional da Coordenadoria de Saúde (Codsau), o calendário premiado reúne orientações e reflexões sobre temas fundamentais ao bem-estar emocional, como resiliência, escuta ativa e prevenção ao burnout.

A diretora da Coordcom, Andreia Nunes, celebrou o reconhecimento nacional: “É muito bonito ver o nosso TRT brilhando. Esse prêmio nos dá ainda mais ânimo para seguir com a missão de aproximar o tribunal da sociedade por meio de uma comunicação pública responsável e comprometida em levar serviços, informações e direitos a quem precisa”.

Emocionada, ela reforçou que o projeto é fruto de um trabalho coletivo e agradeceu às equipes envolvidas, destacando a contribuição da psicóloga Carolina Pinheiro, na consultoria para produção do conteúdo.

A psicóloga do TRT-11 também comemorou o prêmio: “Este calendário é resultado de um trabalho construído por muitas mãos, com um olhar sensível e comprometido com a promoção da saúde mental. Participar dessa construção foi muito significativo. Concorrer ao lado de materiais tão relevantes de outros tribunais, como o TRT-13 e o TRT-19, e ainda assim alcançar o primeiro lugar reforça a importância do tema e a força do trabalho coletivo”.

Comunicação é ponte

992Ministro Fabrício Gonçalves (coord. da Comissão Julgadora)Na abertura da cerimônia, o ministro Fabrício Gonçalves, coordenador da Comissão Julgadora, destacou o papel essencial da comunicação pública na humanização da Justiça do Trabalho. “Mineiro que sou, aprendi cedo que comunicação boa é a que chega simples, dá o recado e carrega sentido”, disse o ministro.
Inspirado pelo “Clube da Esquina”, lembrou que comunicação “não é ornamento, é ponte”. Ele ressaltou pilares que considera indispensáveis ao trabalho comunicacional: identidade cultural, clareza de propósito com emoção, criatividade com inovação, relevância social e simbólica, consistência e estratégia.

E concluiu com uma mensagem de gratidão e reconhecimento aos profissionais de comunicação da Justiça do Trabalho: “Vocês são essenciais. Transformam decisões em linguagem acessível, traduzem termos complexos para quem busca entender seus direitos e preservam a história da Justiça do Trabalho todos os dias. Sem vocês, nossa missão fica incompleta; sem voz, a Justiça do Trabalho não protege.”

 

 


Confira o resultado do prêmio em todas as categorias.

 

Notícia relacionada:

TRT-11 é finalista em duas categorias do Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social

 


Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro, com informações da Secom/TST
Fotos: Bárbara Cabral (Secom/TST)

 

 

 

Nova Logo Trabalho Seguro 02 PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 2 TRABALHO INFANTIL Nova Logo Trabalho Escravo PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 5 PJE PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 6 EXECUÇÃO |PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 7 CONCILIAÇÃO