Na tarde desta quarta-feira, dia 3 de agosto, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, fez a apresentação do sistema Pauta Digital, que foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), do TRT11, no Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho - Coleprecor - no auditório do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília (DF).
O Pauta Digital foi desenvolvido em 3 módulos distintos e independentes:
- Aplicativo móvel, com diversas funcionalidades, algumas específicas para três perfis específicos: magistrados, peritos e advogados, disponível para download nas lojas AppStore, para dispositivos IOS como Iphones e Ipads, e Google Play, para a plataforma Android;
- Monitor/Tv: o sistema possui uma interface para TV, ficando esta posicionada nas salas de espera, mostrando em tempo real o status de cada audiência e possibilitando a chamada para que as partes se dirijam às salas de audiência;
- Monitor Web, por meio do qual é possível o acompanhamento das audiências no computador, através do portal do Tribunal.
O Módulo I do sistema foi lançado no TRT11 em agosto de 2015, e já naquele momento se obteve enorme receptividade por parte dos advogados e demais usuários pela facilidade de acesso e agilidade da comunicação.
O Módulo II foi lançado no dia 1º.6.2016, em comemoração aos 35 anos de criação do TRT e expressou uma mudança significativa na rotina judicial pelo Regional ao longo de sua existência, ao alterar o pregão feito de forma verbal para o modo eletrônico, através de Smarts TVs.
O novo formato possibilitou a redução drástica do barulho nos corredores, produzindo um ambiente muito mais tranqüilo.
O sistema já está implantado nos TRTs da 2ª, 8ª, 11ª, 13ª, 16ª e 22ª Regiões e está em fase de implantação nos TRTs da 12ª, 21ª, 23ª e 24ª Regiões.
Os avanços inquestionáveis obtidos nos deram a tranqüilidade para inscrevermos a prática no prêmio Innovare 2016, do qual já estamos participando da quarta etapa, tendo, em duas oportunidades, já recebido a visita de consultores para avaliação presencial da solução.
Em seguida à exposição da desembargadora presidente do TRT11, o projeto foi apresentado pelo juiz do trabalho da 22ª Região, Roberto Wanderley Braga, e pelo servidor André Fabiano Santos Pereira, Diretor da Setic do TRT11.