30

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargadora Eleonora Saunier, e o diretor da Escola Judicial da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Ejud11), desembargador David Alves de Mello Júnior, realizaram, na manhã desta sexta-feira (27/01), a Solenidade de Abertura do Ano Judiciário 2017. 

Em seu discurso de abertura, a presidente quis transmitir aos servidores e magistrados presentes o entusiasmo com o qual assumiu a direção do Regional, solicitando o apoio de todos para superar os desafios em prol do engrandecimento da Justiça do Trabalho nos Estado do Amazonas e Roraima. A desembargadora frisou que o contato entre a presidência e os servidores será estreitado e que a troca de experiências é fundamental no processo de solução das dificuldades enfrentadas pelo TRT11. "Conclamo a todos para envidarmos esforços objetivando o cumprimento do propósito do nosso Tribunal: viabilizar a justiça no âmbito das relações de trabalho, buscando o fortalecimento da cidadania, a conciliação e a pacificação social", declarou ela.

Após o discurso de abertura, foi apresentado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social do TRT11, destacando as metas da gestão atual para o biênio 2016/2018, e apresentando os novos diretores do Regional.

Alguns dos projetos e ações citados, que compõem o Plano de Gestão da Presidência, projeto idealizado e traçado a partir de estudos realizados com os setores da administração, foram:

• Manutenção da infraestrutura predial e acompanhamento das obras e reformas em Manaus, Boa Vista e interior;
• Revisão e atualização legislativa do Regional, focando na catalogação das Portarias, Atos e Resoluções Administrativas, por assunto, bem como, do Regimento Interno, Regulamento Geral e Código de Ética dos Servidores;
• Institucionalização de programas de qualidade de vida, tais como, PCMSO, PPRA e preparação para a aposentadoria;
• Implantação um Plano de Logística Sustentável que objetive estabelecer e acompanhar as práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos públicos;
• Criação de instrumento procedimental com vistas a acompanhar periodicamente o orçamento anual, incluindo ações de planejamento de gastos, com o propósito principal de fiscalização;
• Modernização periódica do parque tecnológico, permitindo a evolução constante dos sistemas informáticos.

Certificado Vara Digital

Em seguida ao vídeo, foi realizada a entrega do certificado "Vara Digital" pelos esforços na modernização da Justiça do Trabalho da 11ª Região, ao atingir a meta regional de digitalização dos processos em fase de liquidação e execução no ano de 2016.

No total, 29 Varas do Trabalho de Manaus, Boa Vista (RR) e do interior do Amazonas receberam a premiação, entregue pelos novos dirigentes do TRT11, desembargadores Eleonora Saunier - presidente, Jorge Alvaro Marques Guedes - vice-presidente, e Audaliphal Hildebrando da Silva, Corregedor-Regional.

Metas da Corregedoria e Ouvidoria

Ainda durante a abertura do Ano Judiciário, o Corregedor e Ouvidor do Regional, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, apresentou o Plano de Ação da Corregedoria para 2017. Ele explanou sobre os novos projetos e programas a serem implementados pela Corregedoria, entre eles o "Selo 11 Mérito Corregedoria", que premiará as Varas do Trabalho que obtiverem os melhores desempenhos durante o ano.

Pela Ouvidoria, o desembargador apresentou os números das manifestações recebidas em 2016, declarando que o objetivo para 2017 é implementar a Ouvidoria como canal de comunicação direta entre o cidadão e o TRT11, visando ao aprimoramento e à excelência na prestação da atividade jurisdicional à sociedade.

Palestra

A cerimônia marcou também o início das atividades da Escola Judicial. O diretor da Ejud11, desembargador David Alves de Mello Júnior, apresentou os destaques da Escola Judicial no ano de 2016, bem como a programação para 2017. da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Ejud11).

Abrindo as atividades da EJUD11, foi realizada a palestra com a escritora Dulce de Magalhães com o tema "O Foco define a Sorte: a forma como enxergamos o mundo faz o mundo que enxergamos". A palestra abordou reflexões sobre as atitudes perante a vida e os caminhos que as pessoas escolhem, ressaltando que todos são responsáveis por suas escolhas, seus caminhos e, consequentemente, sua sorte.

"Esta é uma palestra sobre a importância de se ter foco. Há um método, um procedimento adequado para elegermos as nossas prioridades e estabelecermos objetivos, e isto é foco. O foco também se faz da exclusão de tudo aquilo que não é o foco. Este é o contexto da palestra: uma mudança de paradigma, de modelo mental, para que tenhamos realmente foco e alcancemos os nossos resultados", declarou a palestrante, que é Ph.D. em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira.

A cerimônia de Abertura do Ano Judiciário 2017, que ocorreu no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, contou com a presença da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Fabíola Bessa Salmito Lima; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas, Marco Aurélio de Lima Choy; das desembargadoras Maria das Graças Alecrim Marinho e Maria de Fátima Neves Lopes; juízes titulares e substitutos; e demais servidores do Regional.

Confira a galeria de imagens.

31A presidente do TRT11, des. Eleonora Saunier, o diretor da Ejud11, des. David Alves de Mello Junior e a palestrante Dulce Magalhães.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2