10Como parte da programação da 13ª  Semana Nacional de Museus, o Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região inaugurou, na manhã desta terça-feira, 19 de maio, a exposição "Amazônia em Escultura".  A mostra apresenta ao público obras dos artistas  amazonenses J. do Amaral e Diogo Pinheiro, compostas por esculturas de madeiras, acessórios regionais talhados em madeira e pinturas que retratam a cultura da região norte.

A exposição foi aberta pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho. A magistrada deu boas-vindas aos presentes e  ressaltou que a 13ª Semana Nacional de Museus é uma ação que valoriza a imagem institucional do Tribunal e a qualidade dos profissionais envolvidos. No breve discurso, a desembargadora citou que o tema do evento deste ano é particularmente expressiva para a Amazônia, região rica em biodiversidade e necessidades de cuidado. Este ano, a Semana Nacional de Museus tem como tema "Museus para uma sociedade sustentável".

  

A Diretora do Centro de Memória do Tribunal, desembargadora Solange Maria Santiago Morais, destacou estar honrada em promover a Semana Nacional dos Museus no âmbito do Regional, e agradeceu aos artistas presentes por aceitarem expor suas artes. A magistrada também agradeceu à equipe do Centro de Memória por terem se esmerado na realização do evento. A magistrada ressaltou a importância da  sustentabilidade e reciclagem passando a mensagem a todos de conscientização

Trabalhando como artesão há 25 anos, o artista  José do Amaral, ressaltou que a oportunidade que está sendo dada a ele e seu filho, Diogo Pinheiro, também artesão há 20 anos, é de grande importância para a cultura amazonense. ''Agradeço pela oportunidade que nos está sendo dada para divulgarmos nosso trabalho, e que seja uma porta  de oportunidades a  outros artesões amazonenses que retratam a região''. Diego Pinheiro agradeceu a oportunidade pelo Centro de Memória estar divulgando seu trabalho e que está honrado com o seu pai pela exposição.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 1ª junho, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h à 14h30. A entrada é franca.

 

11

Sobre a Semana de Museus

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibran/MinC), a Semana de Museus é realizada anualmente com a participação de instituições museológicas e de centros culturais de todo o País, que promovem uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

  

Nos museus e Centros de Memória de todo o Brasil, a sustentabilidade será apresentada através de exposições de artes e projetos que irão oportunizar a reflexão sobre práticas, ações, debates e questionamentos. Além de aperfeiçoar a participação social para a construção de um mundo que reflita estas ações. Ao todo, serão 1.387 instituições participando com 4.570 atividades inscritas.

Confira Galeria de Imagens.

 

12

                            As desembargadoras Maria das Graças Alecrim Marinho e Solange Maria Santiago Morais com os artistas amazonenses J. do Amaral e Diogo Pinheiro.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2