A primeira palestra do Projeto Cemej Itinerante ocorreu na Escola Estadual Luizinha Nascimento e teve o Dr. Túlio Macedo como palestrante.O Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Cemej11) deu início, no último dia 15/09, ao Projeto Cemej Itinerante, com o objetivo de divulgar a existência do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) e do Cemej para a sociedade à qual serve, estimulando o conhecimento do acervo histórico que revela a atuação da Justiça do Trabalho e a conseqüente valorização de seu papel social.
A primeira palestra aconteceu na Escola Estadual Luizinha Nascimento, localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, e foi ministrada pelo Juiz do Trabalho Substituto Túlio Macedo Rosa e Silva aos alunos do Ensino Médio.
Na ocasião, o magistrado Túlio Macedo expôs sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pelo TRT11, as atividades do magistrado e sobre a reforma trabalhista. Participaram da palestra 51 alunos e 2 professores. A atividade foi realizada de 14 às 15h30.
O juiz do trabalho Túlio Macedo avalia que a receptividade dos alunos foi excelente. "Muitos interessados em cursar Direito aproveitaram para tirar dúvidas sobre a atividade judicante, quanto às exigências para entrar na magistratura trabalhista e sobre a estrutura de julgamento da Justiça do Trabalho. Outros, expuseram suas dúvidas sobre relações de trabalho e direitos".
Nesta sexta-feira (22/09) a visita será feita à Escola Estadual Primeiro de Maio, também localizada na comunidade da Praça 14.
A diretora do Centro de Memória, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, declarou que "as ações do CEMEJ previstas para o segundo semestre de 2017 estão focadas no alcance da comunidade escolar do bairro Praça 14 de Janeiro, bem como no estreitamento de laços com a comunidade acadêmica, composta por potenciais pesquisadores do acervo histórico do CEMEJ11. Tratam-se de ações de educação patrimonial que divulgam a existência e os serviços oferecidos pelo TRT11 e sensibilizam para a relevância de preservar a memória institucional".
Como funciona
Nesta primeira fase do projeto, o Centro de Memória visita as escolas do bairro Praça 14 e do centro de Manaus, onde se localizam o prédio-sede do TRT11 e o Fórum Trabalhista respectivamente, divulgando o trabalho do Cemej. Os gestores das escolas definem dia e hora em que a visita pode ser realizada.
Além da palestra, o Centro de Memória levará às escolas exposições itinerantes e realizará sessões do Projeto Cinema com Sabor. Outra atividade prevista é a visita dos estudantes ao prédio-sede da Justiça do Trabalho da 11ª Região, para assistirem parte de uma sessão plenária, ou ainda ao Fórum Trabalhista de Manaus, para acompanharem parte de uma audiência.
Participaram da palestra 51 alunos e 2 professores.
Confira a galeria de imagens.
ASCOM/TRT11
Texto: Cemej11
Arte: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel. (92) 3621-7238/7239