O evento começou hoje e vai até a próxima sexta-feira, dia 1° de dezembro

543Teve início nesta segunda (27/11) a 12ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que ocorre em todos os tribunais do país. O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), que abrange os estados do Amazonas e de Roraima, também participa do evento, que tem como objetivo encontrar, por meio de acordo, solução definitiva para os litígios, com a participação direta das partes na solução das ações.

“Conciliar: nós concordamos”

Com o tema “Conciliar: nós concordamos", a abertura da Semana no TRT11 foi realizada pela presidente do Regional, Eleonora Saunier, no 9° andar do Fórum Trabalhista de Manaus, onde estão acontecendo as audiências de conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (NUPEMEC).

Em seu discurso, a presidente do TRT11 destacou que a Semana de Conciliação do CNJ reúne, mais uma vez, todo o judiciário brasileiro em torno de um único objetivo: a solução dos processos. "Esta é a razão de ser da Justiça do Trabalho, é a mola que move toda a máquina do judiciário trabalhista e que mantém viva a chama do bem servir aos jurisdicionados e à toda a sociedade", declarou. Ela também acrescentou que o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), já implementado no TRT11, veio somar ao espírito combativo do Regional. "O Cejusc começa a nos dar maior e mais efetivo suporte à nossa luta diária, à árdua batalha que é solucionar os processos", afirmou a desembargadora.

Na ocasião, o juiz do trabalho Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, coordenador do evento no 1º Grau do TRT11, disse que além das 100 audiências pautadas para acontecer no Nupemec, também estão sendo realizadas audiências nas 19 Varas do Trabalho de Manaus (AM), nas 3 Varas do Trabalho de Boa Vista (RR), nas Varas do interior do Amazonas, e também nos gabinetes de desembargadores (2ª instância).

Ele ressaltou a importância da conciliação e da mediação no momento atual pelo qual passa a Justiça do Trabalho: "a conciliação é o melhor caminho para que todos consigamos chegar ao final do processo de forma satisfatória, e para que haja um bom acordo, todas as partes têm que concordar. Hoje, a possibilidade de conciliar é muito mais importante em função da Reforma Trabalhista e da nova situação que se apresentou à Justiça do Trabalho neste momento de muita mudança. A Semana da Conciliação acontecendo neste momento é crucial para entendermos como estes processos e estas partes vão se portar a partir de agora", avalia o magistrado, que também é coordenador do Nupemec e do Cejusc.

Estiveram presentes na abertura do evento os magistrados Edna Maria Fernandes Barbosa, Maria da Gloria de Andrade Lobo, Eulaide Maria Vilela Lins, Carolina de Souza Lacerda Aires França, Igo Zany Nunes Corrêa, Jeanne Karla Ribeiro; além de servidores e jurisdicionados.

Confira a galeria de Imagens.

ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda
Fotos: Gevano Antonaccio
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel. (92) 3621-7238/7239

 

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2