No quadro geral, 21 varas do TRT11 ficaram na faixa dos 25% com desempenho mais satisfatório no IGest

611O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - Amazonas e Roraima (TRT11) ganhou destaque no relatório do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), que avalia o desempenho das Varas Trabalhistas (VTs) de todo o país. O primeiro lugar geral, dentre as mais de 1.500 Varas analisadas, ficou com a 2ª Vara do Trabalho de Boa Vista/RR.

O IGest foi apresentado durante a 1ª Reunião Extraordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), nos dias 7 e 8 de fevereiro. A ferramenta foi desenvolvida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) e sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho.

Entre as 30 Varas com melhor desempenho em todo o país, oito são do TRT11, são elas: 2ª VT de Boa Vista (1º lugar), 11ª VT de Manaus (3º lugar), VT de Humaitá/AM (5º lugar), 7ª VT de Manaus (12º lugar), 1ª VT de Boa Vista (17º lugar), 15ª VT de Manaus (20º lugar), VT de Coari/AM (21º lugar) e 3ª VT de Boa Vista (24º lugar). No quadro geral, 21 varas do TRT11 ficaram na faixa dos 25% com desempenho mais satisfatório no IGest, e apenas uma se enquadrou nas que tiveram o desempenho menos satisfatório. Confira AQUI o ranking das VTs do TRT11 no IGest, consolidado pela Secretaria de Gestão Estratégica.

Os chamados mesoindicadores (acervo, celeridade, etc.) foram definidos em conformidade com os objetivos judiciários do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020 de assegurar a celeridade e a produtividade, estimular a conciliação e as soluções alternativas de conflitos e impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais. Eles são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis que utilizam dados oficiais do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) referentes a todas as Varas em funcionamento no período.

O desempenho de cada Vara pode ser contextualizado nos cenários nacional, regional ou municipal, ou ainda conforme o porte ou número de casos novos. Uma das vantagens do IGest é que ele permite identificar as Varas do Trabalho com bom desempenho e extrair delas as boas práticas que levaram a esses resultados e, por outro lado, verificar quais são aquelas que merecem mais atenção.

612

 

 

 

 

 

 

 

 


Com informações do TST e CSJT.

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2