Rede traz mais segurança, economia e agilidade na transmissão de dados
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC), concluiu a implantação de um anel de fibra ótica que interliga todas as suas unidades em Manaus/AM. A integração faz parte do projeto de ampliação da rede de dados e compõe um dos objetivos estratégicos do Plano de Gestão da Presidência – PGP 2016-2018.
A infovia de interligação dos prédios do Regional em Manaus possui 12 km de extensão e conta com uma capacidade de conexão de 1 Gbps. O anel ótico incrementou em até 128 vezes a velocidade de transmissão de dados em alguns pontos da rede, como no prédio da Rua Barroso, no centro da cidade. Além disso, a nova rede ótica eliminou a dependência da comunicação via rádio entre o prédio-sede, no bairro Praça 14, e o Fórum Trabalhista de Manaus, no centro, a qual estava sujeita a interferências climáticas e de limitações do meio de comunicação.
O diretor da SETIC, André Fabiano Santos Pereira, destaca que além do ganho sobre qualidade e disponibilidade dos serviços de comunicação de dados oferecidos ao público, o anel de fibra ótica permitirá, ainda, uma economia significativa de recursos públicos na ordem de R$ 300 mil/ano em comparação aos valores gastos atualmente para fornecimento de rede de dados por operadora externa. Essa redução de custos, a qual passará a vigorar já a partir do próximo mês de junho, chega em hora oportuna, cita André Fabiano, lembrando dos cortes consideráveis previstos no orçamento da Justiça Trabalhista deste e dos próximos anos.
Além do aumento da integração e comunicação entre as unidades de Manaus/AM, a rede de fibra ótica implantada proporcionará a infraestrutura adequada a novos projetos tecnológicos, tais como a instalação do “Site Backup”, que irá garantir, em caso de falha, a continuidade segura da operação, com redundância e recuperação automática de dados e serviços de TI do TRT da 11ª Região.
ASCOM/TRT11
Texto: Andreia Nunes, com informações da Setic
Imagem: Internet
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel. (92) 3621-7238/7239