1032O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) lançou a Biblioteca Digital do TRT11 (BD11), uma ferramenta eletrônica criada para reunir, disponibilizar, e facilitar o acesso aos conteúdos documentais digitais de interesse para efetividade das atividades dos magistrados e servidores deste Regional.

Apresentada pela desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa na sessão administrativa do Tribunal Pleno da última sexta-feira (07/12), a Biblioteca Digital é um projeto coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da atual gestão do Regional, como parte do Programa Gestão da Presidência 2016/2018, e compõe o TRT Legisla, do Planejamento Estratégico do TRT11.

O código fonte da ferramenta eletrônica foi cedido pelo TRT da 7ª Região (Ceará), adaptada à realidade do TRT11 e implantado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) deste Regional. Foi então designada uma comissão para implantar a Biblioteca Digital, classificando, unificando e codificando as legislações no âmbito do TRT11, referente à Organização Administrativa, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa, Código de Ética, Gestão e Organização Judiciária, entre outros. Os conteúdos foram disponibilizados em formato pdf e multimídia para os diferentes públicos do Regional: servidores, magistrados, e jurisdicionados.

Esse formato de Biblioteca Digital é o mesmo disponibilizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Jus Laboris, ferramenta de pesquisa conhecida de magistrados, assessores e demais interessados do meio jurídico.

A BD11 é composta de coleções de documentos estruturadas por categorias temáticas como: jurisprudências, doutrinas, atos normativos, atos administrativos em geral, regimento interno, regulamento, publicações institucionais, etc. Todo o trabalho foi feito com o objetivo de unificar as ferramentas de pesquisa, facilitando a disseminação e o uso da informação por instituições, grupos e indivíduos.

Informação ao alcance de todos

A nova ferramenta do TRT11 viabiliza o acesso a um grande número de fontes de informação e coleções de qualidade, ambas em versões on-line, integrando-as com os objetos físicos da informação. Além disso, a BD11 armazena e processa informação em múltiplos formatos, incluindo texto, imagem, áudio, vídeo e outras mídias, intensificando a comunicação e a colaboração entre os sistemas de informação para benefício da sociedade em geral.

Como explica a desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa, a ferramenta nasceu da necessidade de o TRT11 em ter os atos administrativos e normativos, a jurisprudência, e toda a produção intelectual compilada em um só local, de fácil acesso e de fácil pesquisa. “É toda a vida do Tribunal, e de cada pessoa que passou por aqui, concentrada em um único canal, onde todos nós e toda a sociedade em geral pode acessar, conhecer e fazer suas pesquisas. Convidamos todos a utilizar a ferramenta, estamos aguardando sugestões de melhorias, para que possamos corrigir as possíveis inconsistências que venham surgir”, afirmou.

A Biblioteca Digital do TRT11 pode ser acessada no portal do Regional www.trt11.jus.br, dentro da Aba Publicações, ou diretamente no link https://bd.trt11.jus.br

 

ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda, com informações da Comissão da BD11.
Arte: Renard Batista

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel. (92) 3621-7238/7239

 

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2