O treinamento está sendo realizado para capacitar os agentes à utilização do software Digifort de circuito fechado de televisão

68

O Núcleo Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (NFAS) da Escola do Judicial do TRT da 11ª Região, em parceria com o Núcleo de Segurança, está realizando um curso para capacitar os agentes de segurança do Regional a utilizarem o software de vigilância Digifort. A instrução, que dividiu os agentes em duas turmas, possui carga horária de 14 horas e contará com aulas teóricas (em laboratório de informática na Ejud11) e práticas, que irão ocorrer no Centro Integrado de Monitoramento na Sede do Egrégio.

Software Digifort

A novidade no sistema Digifort é a utilização de câmeras IP, que estão se destacando cada vez mais no mercado de vigilância atual. Além oferecerem mais segurança no armazenamento das gravações, possuem uma maior flexibilidade, alta qualidade e oferecem um maior controle no gerenciamento que pode ser feito por diversos equipamentos de TI.  O Instrutor do treinamento, Nauber Guimarães, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), ressalta que as principais vantagens para o Regional na utilização deste novo software, que já está em funcionamento na Sede Judiciária há dois meses, estão concentradas na maior capacidade e tempo de armazenamento dos arquivos de gravação. "Nós usávamos outro software, que era o Milestone. Contudo, ele é importado, as licenças são em dólares e as atualizações não possuem um suporte como o que o Digifort está nos oferecendo. Ele já é um software nacional e o preço de licenciamento e a usabilidade do mesmo é bem mais em conta, visto que o suporte é totalmente gratuito e em tempo real, há uma maior capacidade e período de armazenamento", explicou.

Outro destaque do novo software, é possibilidade de gravação e análise remota das atividades  realizadas em computadores do Regional, e a integração simultânea com tablets e celulares dos sistemas Android e iOS, onde a vigilância pode ser acompanhada em tempo real. "Podemos transformar qualquer dispositivo que possua um desses sistemas para atuar como central de vigilância ou até mesmo, como uma câmera móvel. Esse sistema itinerante pode ser utilizado em vistorias em setores que não possuam câmeras. Basta que o aparelho esteja conectado à rede wireless do Tribunal para iniciar a transmissão ao vivo que será automaticamente armazenada no servidor", explicou Nauber.

Centro Integrado de Monitoramento

O CIM (Centro Integrado de Monitoramento) irá monitorar 24h os prédios do Regional em Manaus, as Varas do Interior do Amazonas e as dez Varas do Trabalho de Boa Vista. Segundo o Chefe do Núcleo de Segurança Institucional, Capitão Ailton Luiz Dos Santos, a aquisição do software surgiu da necessidade de integrar o aparato de vigilância adquirido nos últimos dois anos com os novos investimentos que estão sendo realizados a partir de agora. "Sugerimos a aquisição do Digifort, que é o primeiro software brasileiro de monitoramento IP e o melhor para o setor de segurança da América Latina. Porém o investimento anterior não se perde, pois o Milestone X-protect não será descartado, e sim empregado de maneira estratégica no monitoramento das 10 Varas do Trabalho no interior do Amazonas", explicou.

Confira a galeria de imagens

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2