126O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é uma data muito especial, em que são feitas homenagens a todas as mulheres. Entretanto, muito mais que uma data comemorativa, o Dia da Mulher é um momento de reflexão sobre o seu papel na sociedade e sobre a luta por igualdade social, política e de mercado de trabalho.

Mesmo com todos os avanços, a mulher ainda sofre, em muitos locais, com salários mais baixos, desvalorização profissional e desvantagens na carreira. Refletir e debater sobre estas e outras lutas das mulheres é fundamental para vislumbrarmos um futuro com mais igualdade e equidade de gênero.

Por isso, é motivo de orgulho para nós, da Justiça do Trabalho, fazer parte do ramo do judiciário que mais vem avançando para o equilibro de gênero na distribuição de cargos. Segundo levantamento da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), a proporção de juízas de primeiro grau (50,4%) já é maior que a de juízes (49,6%). Entre os servidores, a distribuição também é equilibrada: 50,1% são homens e 49,9% mulheres. O nosso Regional também se destaca neste balanço por ter em seu quadro mais desembargadoras (9), em comparação aos desembargadores (5). O que demonstra o comprometimento de todo o judiciário trabalhista na promoção de ações para fomentar a igualdade entre homens e mulheres.

Assim, nesta data tão simbólica, o TRT da 11ª Região cumprimenta e homenageia todas as mulheres, nas pessoas de suas servidoras, magistradas, terceirizadas e estagiárias. Mulheres que lutam e contribuem, a cada dia, para a melhoria da prestação jurisdicional e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Desembargador Lairto José Veloso
Presidente do TRT da 11ª Região

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2