Os membros da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do TRT da 11ª Região, presidida pela juíza do trabalho titular da 18ª Vara do Trabalho de Manaus, Selma Thury Vieira Sá Hauache, realizaram a primeira reunião de trabalho nesta quarta-feira, 5 de agosto.

O grupo foi criado através da Portaria 1492/2015/SGP e tem como missão acompanhar e dar suporte às atividades da Seção de Gestão Socioambiental no planejamento das ações e na proposição de projetos socioambientais. O grupo é multissetorial, composto por representantes de onze unidades, além de um representante do sindicato dos servidores.

Para a juíza presidente, "A comissão terá como atributo incrementar práticas socioambientais rotineiras no Tribunal, identificando os processos de trabalho para implementar práticas de sustentabilidade nas atividades, o que melhorará a qualidade desses trabalhos e qualidade dos gastos públicos, visando a promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social".

A nova Seção de Gestão Socioambiental, também recentemente criada pela Resolução Administrativa n. 190/2015, deverá promover a integração e a efetividade da responsabilidade socioambiental no âmbito do TRT11, através do planejamento, implementação e monitoramento de metas anuais de ações que tenham como objetivo mitigar o impacto ambiental da instituição e instituir o consumo consciente e melhoria na qualidade de vida no trabalho.

Entre as atividades da nova gestão socioambiental do TRT11 está a elaboração de um Plano de Logística Sustentável, que deve ser divulgado no portal do tribunal até o dia 3 de setembro. O plano atende ao previsto na Resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça e está vinculado ao planejamento estratégico do Poder Judiciário. O documento fixa objetivos e responsabilidades, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do órgão.

A Seção de Gestão de Socioambiental também vai fomentar a divulgação da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, a adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente, o monitoramento do Índice de Adesão ao Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, o acompanhamento da coleta seletiva e a sensibilização do público interno e externo para a sustentabilidade.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2