Na solenidade, realizada no Instituto Soka Amazônia, em Manaus, o Tribunal assinou a adesão ao Pacto Global da ONU.

107Participaram vitualmente do evento os Ministros do TST Delaíde Alves e Lélio Bentes; o filho do Ministro Walmir Costa, Elthon Costa; e Paula Dhiel, chefe da Seção Socioambiental do TRT-11. Num recanto harmonioso, às margens do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, cartão postal de Manaus, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região Amazonas e Roraima (TRT-11), fez uma emocionante homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que faleceu há um ano vítima de complicações pela covid-19. Foi plantada uma muda de “Chuva-de-ouro-amazônica”, para reconhecer a importância dessa autoridade oriunda de nossa Região.

Os 31 servidores e terceirizados do TRT-11, também falecidos em decorrência da covid-19, receberam homenagem póstuma com o plantio de mudas de árvores nativas da Amazônia, nesta sexta-feira, 29/04/2022. As espécies selecionadas pelo Instituto Soka Amazônia, incluem Sorvinha, Abiu, Andiroba-lisa, Ingá-açu, Pau-rosa, Lucuma e Seringueira. O Instituto Soka Amazônia é uma entidade que nasceu em 2014 com a missão de gerenciar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda e que já é parceira do TRT-11.

Na homenagem prestada ao ministro, a presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, lembrou que Walmir Oliveira da Costa integrava o TST desde novembro de 2007. Na ocasião de seu falecimento presidia a 1ª Turma do Tribunal e fazia parte da Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e do órgão Especial. Além disso, o magistrado paraense era conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Homenagens

108A presidente do TRT-11, desdora Ormy Bentes, acompanhada da vice-presidente do TRT-8, desdora. Maria Valquíria Coelho, plantou uma muda da espécie Chuva de ouro amazônica, homenageando o Ministro do TST Walmir Costa, falecido em 28.04.2021.Pela plataforma Zoom os ministros Lélio Bentes Corrêa e Delaíde Alves Miranda Arantes, do TST, assim como familiares do ministro Walmir Costa puderam assistir ao ato diretamente de Brasília. O ministro Lélio Bentes Corrêa elogiou a homenagem do TRT-11 ao homem “firme e humilde que foi Walmir Oliveira da Costa, que gostava de contar uma boa piada”. A ministra Delaíde Alves Miranda Arantes disse que o plantio da muda fará com o que o ministro Walmir Costa esteja “vivo em nossos corações”.

Muito emocionado, o advogado Elthon Costa, filho do ministro Walmir Costa, leu uma mensagem enviada pela mãe dele, Maria dos Reis Gusmão da Costa, à presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, pela homenagem póstuma ao marido. A presidente do TRT-8 (PA/AP), desembargadora Graziela Leite Colares, foi representada no evento pela vice-presidente, a desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. No decorrer de suas atividades, o ministro Walmir Costa foi desembargador nesse regional. A vice-presidente do TRT-11, desembargadora Solange Maria Santiago de Morais, e o diretor da Escola Judicial (Ejud-11), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva também compareceram ao evento.

 

Adesão ao Pacto Global 

110Thiago Augusto Terada, preside o Pacto Global da ONU; a presidente do TRT-11, desdora. Ormy Bentes; e o diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira.Também nesta sexta-feira, o TRT-11 formalizou a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes lembrou que o Tribunal já é parceiro do Instituto Soka Amazônia desde o dia 22 de março passado. “O referido instituto tem reconhecimento internacional na preservação ambiental, com foco no desenvolvimento de projetos de conscientização em sua área de atuação, notadamente pela proteção da Região Amazônica”, enfatizou.

A cooperação técnica visa a soma de esforços para a elaboração e execução de projetos que busquem uma melhor qualidade de vida e do meio ambiente ecologicamente equilibrado. “E hoje o TRT-11 adere ao pacto global da ONU, que possibilita ferramentas de contribuição para a sustentabilidade. O Hub ODS Amazonas é um desdobramento mais específico do pacto, também aspirando ao engajamento de empresas e organizações públicas e privadas, aos objetivos comuns de desenvolvimento sustentável.”Os laços com o Instituto Soka Amazônia nos ajudarão a realizar atividades de educação, capacitação, e plantio de mudas, imbuídos do espírito de preservação e conservação ecológico-ambiental, para gerações presentes e futuras, consoante nos alerta o mandamento constitucional”, declarou a presidente do TRT-11.

Thiago Augusto Terada, que preside o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) explicou que dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem cumpridos até 2030, a Hub ODS Amazonas escolheu três iniciativas para concentrar seus esforços: Educação, Trabalho e Empreendedorismo e a questão da Água. O diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira, destacou que ao aderir ao Pacto Global, o TRT-11mostra sua decisão de priorizar a questão ambiental.

A última etapa da cerimônia foi o plantio das 32 mudas. A Chuva-de-ouro-amazônica em homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa, foi plantada pela desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes acompanhada da desembargadora vice-presidente do TRT-8, a desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. Muitos familiares dos servidores e terceirizados do TRT-11, que faleceram vítimas da covid-19 compareceram, como a viúva do servidor Rui Adriano Nogueira Araújo, Adna Regina Maciel Lopes Araújo. “Vovô tá vendo você plantar a árvore para ele”, disse a viúva, que estava acompanhada do neto, José Henrique. A espécie que o neto plantou foi uma “Lucuma”.

111José Henrique plantou uma muda de Lucuma, em homenagem póstuma ao avô Rui Adriano, falecido em 02.05.2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira a relação dos homenageados e as espécies de mudas plantadas

 

ASCOM/TRT11
Fotos: Renard Batista, Roumen Koynov e Salete Lima.
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2