O TRT-11 é um parceiro desse Instituto, que atua na área ambiental.

142Da esquerda para a direita: diretor-presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Sato; corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos; presidente do TRT-11, desemb. Ormy Bentes; e diretor da Ejud11, desemb. Audaliphal HildebrandoO ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, esteve recentemente em Manaus coordenando a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11). Na quinta-feira, 12/05/2022, ele visitou o Instituto Soka Amazônia juntamente com a desembargadora presidente do Tribunal, Ormy da Conceição Dias Bentes, e o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Escola Judicial (Ejud11), entre outras autoridades.

Abrindo a programação, os visitantes ouviram uma rápida exposição sobre o Instituto, que faz parte de uma organização não governamental, a Soka Gakkai Internacional, com mais de 12 milhões de associados em 192 países. Desde 2020 é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e este ano assumiu a Hub ODS Amazonas (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), um desdobramento mais específico do Pacto, também aspirando ao engajamento de empresas e organizações públicas e privadas, aos objetivos comuns de desenvolvimento sustentável.

O diretor-presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato, agradeceu a visita de “tão ilustres convidados” e destacou o acordo de cooperação técnica que o TRT-11 assinou com o Soka em março deste ano e, em abril, a adesão ao Pacto Global. Falando em seguida, a desembargadora Ormy Bentes explicou que ao assinar o acordo sabia da responsabilidade envolvida nesse ato com a questão ambiental. Relembrou que em 29 de abril passado o Tribunal fez uma homenagem póstuma ao ministro Walmir Oliveira da Costa, do TST, que morreu há um ano em decorrência do coronavírus. A homenagem foi também a 31 servidores e terceirizados deste TRT-11, vítimas da covid-19. Todos eles têm uma muda nativa da Amazônia com seus nomes plantada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, no Instituto Soka Amazônia.

143Ministro Caputo Bastos (ao centro) recebeu certificado do plantio de muda em homenagem póstuma ao ministro Walmir Oliveira da Costa, do TSTChuva de emoções

A presidente do TRT-11 entregou ao ministro o certificado de plantio da muda feito em nome do ministro Walmir Oliveira da Costa a ser colocado no Memorial do TST, em Brasília. Ao ser informado do nome da muda: “Chuva-de-ouro-amazônica”, o ministro Caputo Bastos ressaltou que sentiu “uma chuva de emoções” desde que colocou os pés em Manaus. Destacou a iniciativa da desembargadora Ormy Bentes referente ao acordo com o Instituto Soka Amazônia e a adesão ao Pacto Global; fez votos aos que precederem a desembargadora no TRT-11 que apoiem esse projeto e ofereceu o apoio do TST à iniciativa “valorosa do nosso Tribunal no Amazonas”.

Em seguida o ministro plantou uma muda de Ipê-roxo, gesto repetido pela desembargadora Ormy Bentes. O certificado fornecido pelo Soka fala da “contribuição para a proteção do bioma amazônico, através do plantio de uma muda nativa que integrará a lista de mudas do Programa Sementes da Vida”. A visita foi encerrada no mirante de onde se observa um dos mais belos cartões postais de Manaus: o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.

 

144Ministro Caputo Bastos plantou muda de Ipê roxo, em contribuição à proteção do bioma amazônico

145Presidente do TRT-11, desemb. Ormy Bentes, também plantou muda do Ipê roxo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASCOM/TRT11
Fotos: Renard Batista 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2