A presidente do TRT-11 e o diretor da Ejud11 falaram na homenagem

343Presidente do TST - Emmanoel Pereira344Presidente do TRT-11 - Desembargadora Ormy Bentes

O ministro Emmanoel Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foi homenageado nesta segunda-feira, 08/08/2022, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com a Medalha, o Troféu e o Diploma Raymundo Faoro, em reconhecimento à "densidade político-institucional de uma trajetória valiosa para a história da Justiça em nosso País." A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11), desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, foi convidada pelo presidente do Conselho da OAB, José Alberto Simonetti, para fazer o discurso em homenagem ao ministro na sessão, em Brasília.

 

347A desembargadora Ormy Bentes, destacou que o ministro Emmanoel Pereira, oriundo da advocacia na qual atuou por 20 anos, tem a personalidade do diálogo entre as instituições, como parceiros para o bem comum e pelo crescimento das instituições, tão caras para a democracia, “sempre com um sorriso no rosto simbolizando sua postura diplomática e conciliatória, e de tão afável sensibilidade e cortesia”. Prosseguindo, a desembargadora lembrou que: “durante sua migração para a magistratura e pelos diversos cargos que ocupou e que ocupa, notadamente com a presidência do TST e do CSJT, podemos perceber seu notável senso de justiça e preocupação com os direitos sociais, e por temas tão sensíveis e caros a nós que militamos na justiça, como direitos humanos, responsabilidade social e sustentabilidade”.

 

 

 

345

 

Finalizando o discurso, a desembargadora presidente do TRT-11 destacou a justa homenagem prestada pelo Conselho Federal da OAB que, “no simbolismo da entrega da medalha, troféu e diploma, põe em evidência e brilho um de seus mais notáveis cidadãos e com quem possui forte vínculo afetivo e institucional”.

 

 

 

 

346Diretor da EJUD-11 Desembargador Audaliphal HildebrandoO desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Escola Judicial (Ejud11) também foi convidado pelo Conselho Federal da OAB para homenagear o ministro. Em sua fala, o desembargador destacou as qualidades de Emmanoel Pereira, como um “agregador, hábil e fácil no trato”.

Num trecho do discurso, o ministro ressaltou: “Não por acaso, a minha gestão à frente do TST e do CSJT em muito reflete a minha experiência na advocacia. Tenho buscado uma maior aproximação com os mais diversos setores da sociedade, especialmente a OAB, no intuito de promover uma gestão mais participativa e democrática. Cada vez mais me convenço que o Judiciário se enriquece com a maturidade, a crítica e a pluralidade de enfoques trazidos pelos egressos da advocacia”.  

O presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, disse que a medalha Raymundo Faoro representa assumir um compromisso. “Aqueles que ostentam essa insígnia têm deveres indeléveis para com a cidadania”, enfatizou. E lembrou que, no Brasil, existem mais de um 1,3 milhão de advogados distribuídos em todos os municípios. “O ministro Emmanoel é um dos poucos a receber a mais alta distinção da nossa classe”.

 

ASCOM/TRT11
Artes: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2