O resultado do concurso foi divulgado em live realizada no dia 7/10. A cerimônia de premiação também será transmitida ao vivo pelo canal do TRT-11 no YouTube. 

482O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) irá premiar, no dia 14/10, próxima sexta-feira, os vencedores do 2º Concurso Cultural promovido pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem. A cerimônia será realizada no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, às 9h, e terá participação dos alunos vencedores nas três categorias do concurso: desenho, redação e vídeo.

Com o objetivo de alertar sobre os malefícios do trabalho infantil, o concurso deste ano teve como tema geral “Proteção social para acabar com o trabalho infantil”. A iniciativa está alinhada à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste em integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário, sob o enfoque de atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 8, relativo ao trabalho decente e crescimento econômico.

Os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas dos estados do Amazonas e Roraima concorreram nas categorias desenho, vídeo e redação. O resultado do concurso foi divulgado em cerimônia virtual realizada na manhã da última sexta-feira (7/10). Os dois primeiros colocados de cada categoria serão premiados com notebooks e celulares. Os 10 primeiros classificados receberão certificado de participação. Cada aluno poderá levar até três acompanhantes.

Educação como ferramenta de combate

Na abertura da live de divulgação do resultado, o juiz do trabalho André Luiz Marques Cunha Junior, membro do comitê regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e coordenador da 2ª edição do Concurso Cultural, destacou a educação como ferramenta primordial para combater a prática do trabalho infantil. “O Brasil se comprometeu perante a ordem internacional a erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2020 e todas as formas de trabalho infantil até 2025. Infelizmente a meta de erradicar as piores formas de trabalho infantil no Brasil até 2020 não foi cumprida. No entanto, isso não nos desanima. Ao contrário, nos motiva a correr mais, correr dobrado para podermos recuperar esse tempo perdido das crianças e jovens do Brasil, em especial dos estados do Amazonas e Roraima, onde o TRT-11 possui jurisdição. O concurso vem para envolver a comunidade acerca desta temática, com a conscientização dos estudantes, professores, pais e familiares. Criança tem que estudar, brincar, receber o aconchego da família, e não buscar o sustento da família”, defendeu o magistrado.

Na live de divulgação do resultado também estavam presentes os juízes membros do comitê regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-11, Igo Zany Nunes Correa, e Vanessa Maia de Queiroz Matta; e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (Coordinfância/MPT/AM), procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento. Confira a live na íntegra:

Número de inscritos

Cada uma das três categorias teve tema e nível de escolaridade específicos. Para o desenho, o tema escolhido foi ‘’Criança não trabalha’’, na qual concorreram alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram inscritos 795 desenhos.

A redação, que contou com o tema “Programas e políticas sociais para acabar com o trabalho infantil’’, teve como participantes estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. O concurso recebeu a inscrição de 578 redações.

De tema ‘‘Brasil sem trabalho infantil”, a categoria vídeo, destinada aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, teve um total de 40 vídeos inscritos.

Conheça os vencedores:

REDAÇÃO
1º Lugar – ANA CLARA ALBUQUERQUE DE SOUSA – Escola Dom Jacson Damasceno Rodrigues – Manaus
2º Lugar – GUILHERME PONTES DA SILVA – Escola Mário David Andreazza – Boa Vista

DESENHO
1º Lugar - Hanna Beatrise Braga - Escola Estadual Benício Leão- Manaus
2º Lugar - Bruna Karla da Silva- Escola Estadual Humberto de Campos - Manaus

VÍDEO
1º Lugar - Richard Darlan da Silva Brito - E.E. JOÃO BOSCO EVANGELISTA - Manaus
2º Lugar - Grupo de alunos - CETI JOÃO DOS SANTOS BRAGA - Manaus
    Daylan Bruno da Silva Pereira; Marcos Vinicius da Silva Garcia; Thiago de Souza Braz; Vitor Emanuel M. Martins; João de Paula Bisneto; Wanderley P. Ferreira Neto.

Confira a planilha com o nome dos 10 primeiros colocados de cada categoria. Todos eles receberão certificados na cerimônia de premiação do dia 14/10. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do TRT-11 no YouTube. 

Cerimonia de Premiacao Banner portal

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2