Mais de 1.400 estudantes do Amazonas e Roraima apresentaram trabalhos

488Estudantes de escolas públicas vencedores do 2º Concurso Cultural promovido pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT-11) foram premiados sexta-feira, 14/10/22, em cerimônia realizada no Fórum Trabalhista de Manaus (FTM). Celulares e notebooks para os primeiros e segundos lugares em cada uma das três categorias e certificado de participação para os 10 primeiros classificados.

A mesa de honra foi composta pela desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque, representando a presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes; a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Escola Judicial (Ejud11); a juíza Bárbara Marinho Nogueira, auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas; o juiz substituto gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no 1º Grau, Igo Zany Nunes Corrêa; o juiz substituto André Luiz Marques Cunha Júnior, membro do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e coordenador do 2º Concurso Cultural; a juíza substituta Vanessa Maia de Queiroz Matta, membro do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em Boa Vista RR) e o procurador regional do Ministério Público do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, que é coordenador regional da Coordinfância.

A tônica dos discursos girou em torno da “chaga social” que ainda marca o Brasil: o trabalho infantil e a urgência em combatê-lo, garantindo o acesso de todas as crianças à escola e o direito de brincar. A desembargadora Joicilene Portela citou o exemplo da paquistanesa Malala Yousafzai, que em 2014 recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua luta em defesa do direito à educação de crianças e jovens. Essa posição irritou o regime radical do Talibã e resultou num ataque terrorista no qual ela quase perde a vida. Malala vive hoje no Reino Unido onde pôde estudar e exercer seu ativismo na defesa dos direitos das mulheres e do acesso à educação em todo mundo. 489

A desembargadora Francisca Rita Albuquerque, que por muitos anos exerceu a docência e foi professora de muitos que hoje são desembargadores e juízes, recebeu um buquê de flores em referência ao Dia do Professor, comemorado anualmente em 15 de outubro. Ela informou que deixará o Tribunal no ano que vem, depois de 41 anos dedicados à magistratura. 

Sobre o concurso

O concurso deste ano teve como tema geral “Proteção social para acabar com o trabalho infantil”. A iniciativa está alinhada à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste em integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário, sob o enfoque de atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 8, relativo ao trabalho decente e crescimento econômico. Os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas dos estados do Amazonas e Roraima concorreram nas categorias desenho, vídeo e redação.

Cada uma das três categorias teve tema e nível de escolaridade específicos. Para o desenho, o tema escolhido foi ‘’Criança não trabalha’’, na qual concorreram alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram inscritos 795 desenhos. A redação, que contou com o tema “Programas e políticas sociais para acabar com o trabalho infantil’’, teve como participantes estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. O concurso recebeu a inscrição de 578 redações. De tema ‘‘Brasil sem trabalho infantil”, a categoria vídeo, destinada aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, teve um total de 40 vídeos inscritos, totalizando 1.413 participantes. A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT-11 no Youtube.

Os vencedores

REDAÇÃO
1º Lugar – ANA CLARA ALBUQUERQUE DE SOUSA – Escola Dom Jacson Damasceno Rodrigues – Manaus
2º Lugar – GUILHERME PONTES DA SILVA – Escola Mário David Andreazza – Boa Vista

DESENHO
1º Lugar - Hanna Beatrise Braga - Escola Estadual Benício Leão- Manaus
2º Lugar - Bruna Karla da Silva- Escola Estadual Humberto de Campos - Manaus

VÍDEO
1º Lugar - Richard Darlan da Silva Brito - E.E. JOÃO BOSCO EVANGELISTA - Manaus
2º Lugar - Grupo de alunos - CETI JOÃO DOS SANTOS BRAGA - Manaus
Daylan Bruno da Silva Pereira; Marcos Vinicius da Silva Garcia; Thiago de Souza Braz; Vitor Emanuel M. Martins; João de Paula Bisneto; Wanderley P. Ferreira Neto.

 

Acesse a Galeria de Fotos.

4901º Lugar na Categoria Redação.

4921º Lugar na Categoria Desenho.

 4911º Lugar na Categoria Vídeo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social 

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2