Diretor presidente da Fundação Cecon, Gerson Mourão, anuncia novidade no diagnóstico da doença

524No “Outubro Rosa”, boas notícias sobre o avanço no tratamento e prevenção ao câncer de mama na rede pública de no Amazonas. A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT-11), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), envolveu especialistas, servidores e terceirizados, em um evento realizado nesta quinta-feira, 27/10/22, no auditório da sede administrativa. Abrindo a programação, a desembargadora presidente do TRT-11, Ormy da Conceição Dias Bentes, enfatizou que o Tribunal “abraça esse movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção ao câncer de mama através da realização de autoexame, exames de rotina e do compartilhamento de informações com a sociedade”. A presidente do CRC, Joseny Gusmão da Silva, parabenizou a iniciativa TRT-11, com o qual o Conselho firmou recentemente parceria técnica. Acompanharam o evento as desembargadoras Márcia Bessa, corregedora do Tribunal, e Joicilene Jerônimo Portela, coordenadora regional do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Avanço no tratamento

Ao abordar o tema “Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce”, o diretor-presidente da Fundação Cecon (Fcecon), Gerson Mourão, enfatizou que o câncer é o desafio do século. Alertou que, diferente do câncer de colo de útero, o câncer de mama não tem prevenção, mas, por meio de uma emenda parlamentar, foi possível substituir o antigo mamógrafo analógico por um digital, que permite melhorar a visualização. Com isso as internações foram reduzidas em 15%.

Seguindo a programação, foi realizada uma Roda de Conversa com a participação de quatro profissionais de saúde. Pelo TRT-11, participaram o médico do trabalho Evandro Carlos Miola e o psicólogo Ismael Rabelo. Pelo Lar das Marias, entidade que atende mulheres do interior do Estado que vêm à capital para tratamento, as convidadas foram a psicóloga Valeria Leite e a assistente social Glaucia Souza.

O Outubro Rosa foi uma realização das Coordenadorias de Saúde (Cosau) e de Comunicação Social do TRT-11(Cocom).

Confira a Galeria de FOTOS.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fotos: Roumen Koynov 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2