A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti

536A galeria dos presidentes do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, AM/RR (TRT-11), foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira, 04/11/2022, e recebeu o nome do seu primeiro presidente, o desembargador Benedicto Cruz Lyra. Na oportunidade também foi feita a aposição da foto do desembargador Lairto José Veloso, penúltimo presidente do Regional. A iniciativa foi da desembargadora presidente Ormy da Conceição Dias Bentes, que em seu discurso destacou “o simbolismo da homenagem a um dos articuladores do movimento de criação e primeiro presidente de nosso egrégio tribunal, que dirigiu a corte inicialmente no biênio 1982-1984”. Lembrou que a galeria vem mostrando, com fotografias, a sucessão dos presidentes, como forma também de prestigiar a memória da instituição. “Tivemos figuras expoentes e importantes na sucessão presidencial, cada um com sua personalidade e método de trabalho, sempre buscando o reconhecimento e o crescimento do TRT da 11ª Região”, disse a desembargadora. E prosseguiu enfatizando que com a aposição da fotografia do desembargador Lairto José Veloso na galeria, “esperamos cada vez mais enriquecer nosso acervo histórico, rememorando nossas conquistas e trabalhando para o aperfeiçoamento institucional”.

O desembargador Lairto José Veloso parabenizou a desembargadora Ormy Bentes pela escolha do nome de Benedicto Cruz Lyra para identificar a galeria. A trajetória de Lyra se confunde com a da Corte trabalhista, ressaltou o desembargador, que também agradeceu pela inclusão da fotografia dele na galeria dos presidentes. O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, destacou como justa a iniciativa da desembargadora Ormy Bentes em escolher o nome de Benedicto Cruz Lyra para denominar a galeria e frisou que “a gratidão é a poesia da alma”. Prosseguindo, Simonetti enfatizou que a desembargadora Ormy Bentes tem uma trajetória exemplar e as marcas dessa excelência ecoarão no futuro. 540

A esposa do desembargador Benedicto Cruz Lyra, Maria do Perpétuo Socorro Dantas de Góes Lyra, que estava acompanhada de familiares, confessou-se sensibilizada pela escolha do nome do marido para denominar a galeria e agradeceu à desembargadora Ormy Bentes. Pediu permissão para relembrar a luta para a criação do TRT-11, com a jurisdição no Amazonas e Roraima, antes ligados ao TRT-8 (Pará e Amapá). Citou a resistência que houve, o empenho de sindicalistas locais e a ajuda de autoridades de Brasília. Finalizou resumindo o legado deixado por Benedicto Cruz Lyra em “honestidade, caráter, amor e fraternidade”. 

Presentes à solenidade o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a procuradora-chefe eventual do Ministério Público do Trabalho (MPT), Gabriela Menezes Zacareli, o secretário de Governo do Amazonas, Sérgio Litaiff Monteiro Filho, o secretário da Casa Civil de Manaus, Rafael Lins Bertazzo, o comandante Denis Davi Silva, representante do vice-almirante Thadeu Coelho Lobo, comandante do 9º Distrito Naval, o presidente do Clube de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, o juiz Adelson Silva dos Santos, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra XI), a presidente da Associação Amazonense de Advogados Trabalhistas (Aamat) , Jurema Missioneiro dos Santos e os desembargadores do TRT-11: Francisca Rita Albuquerque, David Alves de Mello Júnior, Eleonora Saunier, Jorge Álvaro Guedes, José Dantas de Góes, Joicilene Portela e Antônio Carlos Marinho Bezerra, este desembargador aposentado, entre outras autoridades.

Sobre o homenageado

Natural de Manaus/AM, Benedicto Cruz Lyra foi o primeiro presidente do TRT-11. Graduado em Direito pela Universidade do Amazonas, com doutorado na PUC/RJ. Esteve na presidência por três biênios (1982-1984; 1988-1990; 1990-1992) e atuou como vice-presidente em dois mandatos: 1992-1994 e 2006-2008. Aposentou-se em 2008, após dedicar 41 anos à Justiça do Trabalho da Região Amazônica, sendo um dos articuladores do movimento pela criação do TRT da 11ª Região.

Sobre o desembargador Lairto Veloso

Lairto José Veloso é natural de Manaus/AM, graduado em Direito pela Universidade do Amazonas. Foi nomeado para exercer o cargo de Juiz do Trabalho Substituto da Justiça do Trabalho da 11ª Região, em fevereiro de 1989. Foi promovido, por antiguidade, à presidência da Junta de Conciliação e Julgamento de Coari/AM. Também foi juiz titular das Varas de Parintins/AM e da 3ª Vara do Trabalho de Manaus. Em 2008 foi eleito membro do Centro de Memória do TRT-11. Em 2012, foi nomeado para o cargo de juiz Togado do TRT-11. Foi eleito para o cargo de vice-presidente no biênio 2014/2016 e eleito presidente para o biênio 2018/2020.

 CONFIRA O ALBUM DE FOTOS.

537Desembargadora Presidente Ormy Bentes; Desembargador Presidente Lairto Veloso Biênio 2018-2022

539Presidente CFOAB Alberto Simonetti; Presidente OAB/AM Jean Cleuter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fotos: Roumen Koynov
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2