Estudantes do curso de História conheceram as novas instalações do Centro de Memória do Regional, que voltou a funcionar na Rua Barroso – Centro de Manaus.

602No último dia 2 de dezembro, o Centro de Memória do TRT da 11ª Região (Cemej11) recebeu a visita de acadêmicos do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os alunos estavam acompanhados do Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós, e a visita fez parte da disciplina Metodologia da Pesquisa I.

Na ocasião, os acadêmicos puderam conhecer as novas instalações do Cemej11 e participaram de oficina sobre o processo trabalhista como fonte de pesquisa. Foi possível manusear processos físicos relativos a Dissídios Coletivos do TRT-11, produzidos na década de 90, e obter informações sobre o acervo documental permanente disponível à comunidade acadêmica.

O evento se inseriu nas ações do Projeto Cemej Itinerante e teve como objetivo despertar nos alunos o interesse em utilizar os processos judiciais trabalhistas como fonte para a pesquisa acadêmica. Além disso, visa demonstrar a relevância desse acervo para a história do trabalho na Região Amazônica.

Acervo permanente

O acervo documental permanente do Cemej11 é composto por aproximadamente 60.000 processos físicos trabalhistas das Varas do Trabalho (antigas Juntas de Conciliação e Julgamento – JCJ) de Manaus, de Boa Vista e do interior do Amazonas (1971 a 2006). Também compõem o acervo os Dissídios Coletivos (1984 a 2014), Diários Oficiais da União (1982 a 2000), Diários Oficiais da Justiça, Acórdãos, livros de protocolos e diversos documentos de cunho administrativo, a partir da década de 40. Toda essa documentação está à disposição da comunidade acadêmica e de todos os que desejam ampliar as várias possibilidades de pesquisa e análise desse rico material.

Acesse a galeria de fotos. 

Texto e fotos: Cemej11, com edições da Ascom.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2