Cerca de 120 alunos coletaram dados em 800 processos trabalhistas.

135O Centro de Memória do TRT da 11ª Região (Cemej11) realizou, nos dias 15 de fevereiro e 2 de março, respectivamente, a III e IV Oficina de Análise de Processos Virtuais. Ambas aconteceram de 9h às 12h, no auditório do Cemej11, localizado na rua Barroso, Centro de Manaus, e foram destinadas a alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A atividade foi coordenada pela Mestra Dorinethe dos Santos Bentes, professora da UFAM, fazendo parte integrante do projeto Análise de Processos Virtuais, iniciado em 2021. Tal projeto é parte da pesquisa intitulada “Acesso à Justiça do Trabalho pela via dos Direitos: Um olhar sobre a aplicação do jus postulandi no contexto amazônico”, desenvolvida pela Mestra, para obtenção do título de Doutorado na área de Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A pesquisa baseia-se na análise de reclamatórias verbais trabalhistas, autuadas nas Varas do Trabalho do interior do Amazonas (Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Tefé) no lapso temporal de 2016 a 2020. O material foi coletado por meio do Sistema de Processo Judicial Eletrônico - PJe.

Pelo farto material a ser investigado, o trabalho acadêmico contou com a participação de alunos dos Cursos de Arquivologia, História e Direito da Ufam, que atuaram na coleta de dados nos 800 processos trabalhistas que fazem parte da amostra a ser investigada. Os alunos foram divididos em turmas, em media com 120 alunos. As oficinas tiveram como objetivo o encontro presencial com os alunos cooperadores, para ajustes finais e apresentação parcial dos resultados do trabalho, após a fase de conclusão do levantamento dos dados analisados.

Acesse as imagens da III Oficina de Análise de Processos Virtuais.
Confira as fotos da IV Oficina de Análise de Processos Virtuais.

Coordenadoria do Centro de Memória
Texto: Cynthia Donadio
Fotos: Andrew Matheus

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2